domingo, junho 21, 2009

Tony Carreira no maior pic-nic do mundo



Portugal bateu 3 recordes do Guiness. No parque da Bela Vista, em Lisboa, realizou-se o maior pic-nic do mundo, junto ao maior eco-ponto do planeta e foi possível também escutar o maior aplauso de sempre. Tony carreira arrastou 50 mil portugueses para a festa.

Cuidado com o Sol quando o calor aperta



Os alertas para os riscos do sol aumentam à medida que sobe o calor. Durante os últimos dias várias cidades registaram temperaturas na ordem dos 40 graus. E até mesmo a Norte as temperaturas subiram tanto que as horas passadas na praia são agora cada vez mais reduzidas.

O São João já é visível nas ruas do Porto



Junto à Ribeira as fitas e bandeiras que normalmente fazem parte da decoração são, este ano, especiais. Mostram os rostos de quem lá mora.

O verão começa hoje



Este é, no calendário mas não apenas o primeiro fim de semana de Verão, propriamente dito, em particular a Norte. Boa tarde Rui. Nota-se isso junto à praia?

Mega-piquenique



Quase 23 mil pessoas bateram o recorde do Guiness para maior piquenique do Mundo

Marcha do Orgulho Gay



Centenas de pessoas desfilaram em apelo à igualdade e contra a discriminação

World Press Photo



Exposição reúne os melhores trabalhos de fotojornalismo de todo o Mundo

“Férias Grandes”



Aulas do ensino básico interrompidas durante cerca de 3 meses

Exames Nacionais



1ª fase termina a 26 de Junho, notas são conhecidas a 7 de Julho

domingo, junho 14, 2009

Mais dois milhões gastos por dia (Mapa)

Mais dois milhões gastos por dia




Dinheiro: SIBS revela pagamentos e levantamentos efectuados em 2009

Há quem defenda que a crise está a tirar poder de compra aos portugueses, mas o certo é que os gastos com cartões multibanco aumentam. Segundo dados da SIBS, de Janeiro a Maio foram feitas operações no valor de 20,2 mil milhões de euros (10,5 mil milhões em levantamentos e 9,7 mil milhões em transacções), o que dá, fazendo as contas a 150 dias, 134,9 milhões por dia.
No mesmo período de 2008, essas operações totalizaram 19,9 mil milhões, o que significa que se gastou este ano mais 295 milhões, ou seja, 1,96 milhões por dia. Em plena crise económica, os consumidores levantaram nos cinco primeiros meses do ano 10,5 mil milhões, mais 200 milhões do que no período homólogo (10,3 mil milhões). Contas feitas, levantou-se por dia 70,1 milhões.
Os terminais de pagamentos registaram operações no valor de 9,7 mil milhões de euros, mais 112 milhões de euros do que em 2008, num total de 241,2 milhões de transacções. Entre Janeiro e Maio de 2008 os portugueses fizeram compras no valor de 9,6 mil milhões.
O único sinal de ligeira contenção está no valor médio dos pagamentos e levantamentos efectuados. Enquanto nos primeiros meses do ano passado cada português levantava, em média, 63,08 euros, nos primeiros cinco meses de 2009 esse valor encolheu para 62,42 euros, num total de 168,5 milhões de operações de levantamento.
No que se refere aos pagamentos efectuados nos terminais, o valor médio das operações em 2008 situava-se nos 42,56 euros, quando agora não ultrapassa os 40,26 euros.


MAIO COM MAIS PAGAMENTOS

O número de pagamentos com cartão multibanco efectuados em Maio é tendencialmente mais elevado do que em Janeiro.
De acordo com os dados da SIBS, em Maio os portugueses fizeram 52 milhões de pagamentos multibanco, no valor de dois mil milhões de euros. Em Janeiro, foram feitos apenas 47,4 milhões de operações, num total de 1,9 mil milhões.
Também o número de levantamentos tem vindo a crescer, com Maio a assumir particular destaque. No último mês foram feitos 36,2 milhões de levantamentos no valor de 2,2 mil milhões de euros. No início do ano, o número de levantamentos em ATM não ultrapassava os 31,8 milhões, num total de dois mil milhões.
Os números indiciam uma certa confiança dos portugueses. No Verão, estes valores deverão subir ainda mais.


SAIBA MAIS

QUANDO SURGIU

O cartão multibanco surgiu em 1985. Dois anos mais tarde é lançado o sistema de pagamentos.

13 MIL

caixas multibanco e duzentos mil terminais compõem a rede da SIBS.

1800 M

A SIBS processa anualmente 1800 milhões de transacções dos seguintes sistemas de pagamento: multibanco, VISA, MasterCard, AMEX, EUFISERV.

Legislativas: Rangel admite coligação




Caso PSD não obtenha maioria

Paulo Rangel, líder parlamentar do PSD e recém-eleito deputado europeu, admitiu a possibilidade de ser feita uma coligação com o CDS-PP, se os sociais democratas não vencerem as próximas eleições legislativas com maioria absoluta.
Quando questionado sobre a possibilidade de abandonar o Parlamento Europeu no caso de Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, o convidar a formar um governo, Paulo Rangel afirmou que essa possibilidade está fora de questão uma vez que pretende levar o mandato até ao fim.

Data das eleições este mês




Presidente da República está confiante

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou ontem, em Nápoles, no final da reunião do Grupo de Arraiolos, que “a data das eleições [Legislativas e Autárquicas] estará resolvida até ao final do mês”.
Apesar de o Chefe de Estado não querer adiantar datas, prevê-se que as Autárquicas sejam a 11 de Outubro e que as Legislativas se realizem a 20 ou a 27 de Setembro. A data das Autárquicas é escolhida pelo chefe do Governo, sendo depois escolhida a data das Legislativas pelo Chefe de Estado.

Isaltino já está a recolher




Câmara de Oeiras

O actual presidente da Câmara de Oeiras iniciou ontem formalmente a recolha de assinaturas para a apresentação da sua candidatura independente à presidência daquele município. Isaltino Morais disse que o objectivo do movimento independente ‘Isaltino, Oeiras Mais à Frente’ é chegar às dez mil assinaturas, apesar de serem necessárias apenas cinco mil para a apresentação das listas do movimento às eleições.
A recolha de assinaturas teve início por volta das 10h00 no centro histórico de Oeiras e às 12h00 o movimento tinha conseguido mais de cem assinaturas.

Fraude de 132 milhões no subsídio de desemprego




Auditoria: Relatório da Inspecção-Geral de Finanças em 2008

A Segurança Social atribuiu de forma irregular 132 milhões de euros em subsídios de desemprego. A fraude, detectada por uma auditoria da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) à gestão das prestações sociais de desemprego concluída em 2008, é uma consequência das insuficiências que ainda permanecem no funcionamento do sistema.
O relatório de actividades da IGF de 2008, a que o CM teve acesso e que foi aprovado pelo ministro das Finanças em 22 de Maio deste ano, é peremptório: 'Encontravam-se por recuperar cerca de 132 milhões de euros de prestações de desemprego pagos indevidamente até 31 de Dezembro de 2007, dos quais 56 milhões de euros (42 por cento) respeitam a débitos anteriores a 2004 (inclusive).'
O documento não precisa as causas destes pagamentos indevidos mas tudo indica que tenham resultado da acumulação do salário do trabalho com o subsídio de desemprego e do falso preenchimento de informações no documento para o acesso a esse apoio social.
Certo é que a IGF, com base nesta auditoria, não tem dúvidas de que, 'embora a atribuição das prestações de desemprego se encontre quase totalmente desmaterializada, subsistem ainda algumas insuficiências [no funcionamento do sistema]'. Mais: 'Os recursos financeiros disponíveis da Segurança Social não estão a ser optimizados e a implementação da Tesouraria Única do Sistema da Segurança Social mostra-se inviabilizada, uma vez que continuam por centralizar os pagamentos de desemprego em contas bancárias.'
Com quase 500 mil desempregados registados nos centros de emprego, consequência da forte crise económica, a Segurança Social corre sérios riscos de ser incapaz de estancar as fraudes no sistema de atribuição do subsídio de desemprego. E prova disso é que a própria IGF deixa claro que 'da análise efectuada destacam--se anomalias no módulo aplicacional de desemprego e nos circuitos de atribuição das respectivas prestações [sociais]'.
Para já, o serviço tutelado por Teixeira dos Santos considera que, 'em matéria de instauração de processos de contra-ordenação, o nível evidenciado é muito baixo'. E aponta mesmo um exemplo: 'No triénio 2005/07, apenas foram instaurados 397 processos nas áreas de Lisboa e Porto.'
Para a IGF, 'este reduzido nível [de processos] decorre da inexistência de uma aplicação de contra--ordenações'. Com esta auditoria, pretendeu-se analisar o sistema de informação utilizado na atribuição do subsídio de desemprego e avaliar o sistema de controlo implantado. A IGF concluiu 'não existirem pontos suficientes de controlo automático ao longo do circuito de informação'.


REFORÇO DA FISCALIZAÇÃO SUBIU RECEITAS

O Ministério do Trabalho e da Segurança Social reforçou, a partir de 2005, o combate à fraude nas prestações sociais. Desde então as receitas da Segurança Social têm crescido de forma significativa, graças ao Plano de Prevenção e Combate à Fraude e Evasão Contributivas e Prestacionais.
Só em 2007, por exemplo, foram realizadas 7101 acções de fiscalização no subsídio de desemprego, sendo recuperados 62,1 milhões de euros.


MAIS TRABALHO TEMPORÁRIO

O relatório da IGF comprova que na Administração Pública existe o 'recurso regular e sucessivo ao trabalho temporário, apesar dos seus custos elevados', de cinco milhões de euros em 2004/05.


AQUISIÇÃO EXTRENA DE SERVIÇOS

Cinco Serviços e Fundos Autónomos gastaram, de 2004 a 2006, 76 milhões de euros na aquisição de serviços externos. Estudos e pareceres, promoção e helitransporte de doentes são 48% do total.


FALÊNCIA TÉCNICA DE EMPRESAS LOCAIS

Das 314 empresas de câmaras municipais, 70 estão em situação de falência técnica, segundo o relatório da IGF. E 109 tinham um endividamento superior a 86,9 por cento.


DÍVIDAS ELEVADAS NA SAÚDE

Os hospitais EPE – Entidades Públicas Empresariais têm uma dívida de curto-prazo no valor de 1,34 mil milhões de euros, segundo a IGF. A persistência desta situação pode agravar o défice orçamental.


SAIBA MAIS

NORTE DO PAÍS

O Norte tinha em Abril quase 117 mil pessoas com apoio ao desemprego, o mais alto do País.

613

milhões de euros foi o valor, em Abril, da despesa pública com apoios sociais ao desemprego.

319

mil é o número de pessoas que, em Abril, recebiam apoios sociais relacionados com o desemprego.

ESTRANGEIROS

Em Abril deste ano, 21 705 estrangeiros recebiam subsídio de desemprego.

MAIS 80 MILHÕES EM 2010

O novo Código Contributivo deverá aumentar as contribuições para a Segurança Social no próximo ano em 80 milhões de euros. O valor foi revelado ontem pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva, durante a discussão do diploma no Parlamento. Com a oposição em peso a votar contra, o PS foi obrigado a aprovar sozinho o diploma.
'Mantendo-se tudo constante, haverá um acréscimo [das contribuições para a Segurança Social] no montante máximo de 80 milhões de euros em 2010', revelou Vieira da Silva, adiantando que a estimativa é a de que dentro de cinco a seis anos as contribuições aumentem cerca de 170 milhões de euros por ano. Actualmente, as contribuições para a Segurança Social são de 13 mil milhões de euros.
A Oposição não poupou críticas ao novo Código Contributivo, alertando para um aumento agravado das taxas contributivas num contexto de crise económica. 'Em alguns casos, as taxas sobem 300 por cento', apontou Mota Soares, do CDS-PP. 'Com este Governo, tudo o que se mexe paga', rematou Adão Silva, do PSD.


NOVOS DESCONTOS

RECIBOS VERDES

A taxa para estes trabalhadores desce para 24,6% e todos terão direito a subsídio de doença. Também o escalão mínimo de referência desce de 1,5 para 1 o Indexante de Apoios Sociais, o que corresponde a 419 euros neste ano.

PENSIONISTAS

Os pensionistas de velhice que continuem a trabalhar vão pagar menos à Segurança Social. A taxa desce de 7,8 para 7,5%. Os pensionistas de invalidez verão a sua taxa agravada em meio ponto, para 8,9%.

PADRES

Os membros da Igreja e das ssociações religiosas pagam uma taxa de 4%, enquanto o empregador paga 8%. O novo código prevê um aumento gradual desta taxa, para chegar ao valor mínimo de 7,6% em 2013 e 16,2% em 2017 para os empregadores.

SERVIÇO DOMÉSTICO

A taxa apenas se mantém para os trabalhadores que já optavam pelo regime que garante protecção no desemprego (11%), subindo no caso do regime mais restritivo de 9,3 para 9,4%. Os empregadores, no regime alargado, passam de uma taxa de 20,6 para 22,3%.

PRÉ-REFORMA

A taxa relativa aos trabalhadores que futuramente entrem em situação de pré-reforma com protecção reduzida passa a ser de 8,6% para o trabalhador e de 18,3% para as empresas.

ACTIVIDADES AGRÍCOLAS

Desaparecem as categorias e prevalece uma taxa única de 11%, em vez dos anteriores 8 ou 9,5%. A entidade empregadora assume um desconto de 22,3%.


NOTAS

DEFESA: CASAS IRREGULARES

A auditoria da IGF aos Estabelecimentos Fabris Militares, tutelados pelo ministro Severiano Teixeira, detectou cerca de 40 situações irregulares na utilização de casas do Estado.

DIPLOMACIA: CONTROLO DÉBIL

Uma auditoria da IGF aos serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros detectou um 'débil acompanhamento e controlo financeiro pelas entidades do Ministério'.

REFORMA: DÍVIDAS NA CGA

A auditoria da IGF às pensões do regime geral atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) apurou 'indícios de pagamentos irregulares' e incorrecções na contagem do tempo.

Santo António movimenta islâmicos no Bangladesh




Na missa com a participação de centenas de pessoas cardeal-patriarca lembra figura universal que nasceu em Lisboa

Na missa que assinalou o dia de Santo António, o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, lembrou o filho de Lisboa que se tornou grande para o Mundo como franciscano. "No Bangladesh, a 40 quilómetros da capital, Daca, tive oportunidade de conhecer o santuário de Santo António , de Panjorá, fundado pelos portugueses, onde mesmo peregrinos muçulmanos o consideram mediador entre eles e Deus", contou D. José Policarpo.
A missa que contou com a participação de centenas de fiéis, ocorreu ao meio-dia. A igreja abriu cinco horas antes, para a venda de pãezinhos de Santo António, que a tradição manda guardar todo o ano, e ramos de cravos. Este ano, mais de 50 mil pãezinhos foram vendidos a 20 cêntimos cada, tendo-se esgotado pelas 11h00.

Marchas: Alfama e Castelo em 1º lugar



Festas de Lisboa

Alfama e Castelo foram as grandes vencedoras do concurso de Marchas Populares de Lisboa 2009. O primeiro lugar ficou assim repartido por dois bairros, tal como o segundo lugar que coube à Madragoa e a Marvila.
A marcha de Alfama teve como padrinhos a socialite Cinha Jardim e o actor Heitor Lourenço enquanto que os padrinhos da marcha do Castelo foram o toureiro Joaquim Bastinhas e a cantora Chiquita.
Além do primeiro lugar, a marcha de Alfama conquistou os prémios de Melhor Musicalidade e Desfile na Avenida enquanto que a do Castelo arrecadou o troféu de Melhor Coreografia e Melhor Cenografia (ver 'Outros Prémios').
As restantes classificações foram a seguintes:

3º lugar: Bairro Alto

4º lugar: Bica

5º lugar: Alcântara

6º lugar: Olivais

7º lugar: Mouraria

8º lugar: Beato

9º lugar: repartido entre Alto da Pina, Carnide, Graça e Santa Engrácia

10º lugar: repartido entre a Baixa e o Lumiar

11º lugar: São Vicente

12º lugar: Bela Flor

13º lugar: Belém

14º lugar: Campolide



OUTROS PRÉMIOS:

O júri que este ano revelou estar satisfeito com a qualidade crescente das marchas populares de Lisboa, atribuiu ainda outros prémios: Beato, Castelo e Madragoa venceram na categoria de Melhor Figurino; Bairro Alto e Castelo arredacaram o troféu de Melhor Coreografia; Alcântara e Castelo ganharam a medalha de Melhor Cenografia; Beato, Madragoa, Marvila e Mouraria repartiram o prémio de Melhor Letra e Alfama arrecadou também os prémios de Melhor Musicalidade e Desfile na Avenida.

Meteorologia: Alerta amarelo




Oito distritos em Portugal continental

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), oito distritos portugueses estão em alerta amarelo devido às elevadas temperaturas.
Beja deverá ser a localidade mais quente este sábado, com 39ºC, seguindo-se Castelo Branco e Évora com 37ºC e Portalegre com 36ºC.
Por outro lado, o IM prevê uma ligeira descida das temperaturas máximas no litoral Norte e no Centro e uma subida pequena das temperaturas mínimas nas regiões do interior.

Eleições: Cavaco resolve este mês




Anúncio foi feito em Itália


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anunciou este sábado, em Nápoles, Itália, que a marcação das próximas eleições em Portugal estará resolvida ainda este mês. Cavaco salientou ainda que compete não só ao Chefe de Estado como também ao Governo pronunciarem-se sobre esta questão.

Ministro nega fraude no subsídio de desemprego



Vieira da Silva garante que a situação está controlada

Provadores de cerveja



Na fábrica 8 pessoas avaliam todos os dias a qualidade de 5 tipos da bebida

Questão das eleições resolvida ainda este mês



Cavaco Silva em Itália

Fraudes no subsídio de desemprego



132 milhões de euros pagos indevidamente pela Segurança Social

Santo António em Lisboa



Festa nos bairros típicos da capital durou até às 7 da manhã

Vitória nas marchas era esperada



Festa durou até de madrugada nos bairros de Alfama e do Castelo

Marchas populares de Lisboa



Alfama e Castelo conseguem o primeiro lugar "ex-aequo"

Café protege contra várias doenças



Beber café pode afinal fazer bem à saúde. A cafeína é um factor de risco para os hipertensos, mas estudos demonstram que ela protege o organismo de várias doenças graves, como Parkinson, Alzheimer e Diabetes Tipo 2.

Lisboetas festejam Santo António nos bairros típicos



O primeiro lugar do concurso das marchas populares de Lisboa foi partilhado por Alfama e pelo Castelo. Numa noite quente, os lisboetas invadiram a baixa da cidade e o bairro de Alfama para festejar o Santo António.

Exposição mostra várias visões do culto de Santo António



Mais de 90 artistas portugueses mostram, pelo quinto ano consecutivo, n'A Arte da Terra, nas antigas cavalariças da Sé de Lisboa, as suas interpretações do santo mais popular de Lisboa.

Bem pertinho da casa e da Igreja de Santo António, no fresco das antigas cavalariças da Sé de Lisboa, o culto deste santo popular é apresentado nas mais diversas formas na exposição "Santo António - De Lisboa a Pádua". A iniciativa da loja-galeria A Arte da Terra vai já no quinto ano consecutivo e exibe mais de 800 peças, cada uma mostrando a visão dos cerca de 90 artistas representados.
Escultores, artesãos, jovens designers, todos portugueses, como não poderia deixar de ser neste espaço dedicado ao artesanato e à cultura nacional, responderam ao desafio lançado pela galeria e apresentam novas abordagens artísticas sobre o santo mais popular de Lisboa.
Apesar de o tema ser apenas um - o culto de Santo António -, a diversidade das peças apresentadas reflecte as diferentes gerações e as diferentes correntes e sensibilidades artísticas presentes. Os muitos santos antónios representados tanto podem ter apenas cinco centímetros de altura como 1,80 metros e são feitos de materiais tão diferentes como barro, madeira, arame, granito, mármore e tecido.
A localização do espaço, no coração dos festejos dedicados a Santos António, "foi determinante para o lançamento desta iniciativa", explicou ao DN Filomena Frade, sócia-gerente d'A Arte da Terra. E pelo tema da exposição, o evento foi incluído na programação oficial das Festas da Cidade de Lisboa.
Os turistas são os principais clientes deste espaço e, por isso mesmo, a exposição muda todos os dias, consoante as peças que são vendidas. "E se os coleccionadores já sabem que aqui podem encontrar mais uma peça original, os devotos de Santo António preferem representações mais tradicionais", comenta Filomena Frade.




Marchas de Santo António atravessam fronteiras

Santarém, Lamego, Amarante, Itália, Brasil e até Japão. As marchas de Santo António vão hoje muito além das fronteiras de Lisboa. Na Avenida da Liberdade havia ontem espectadores de todos os cantos do País e também do estrangeiro.
O italiano Marcello Zini, que "travou conhecimento" com Santo António, há vinte anos, numa viagem de negócios ao nosso país, não tem dúvidas em afirmar que "as marchas estão para Portugal, assim como o Carnaval está para o Brasil. Só é pena que não sejam mais divulgadas". Este fã incondicional faz questão de, sempre que pode, visitar Lisboa nesta altura.
Marcello e os mais de meia dúzia de amigos italianos eram só alguns dos muitos admiradores das festas de Lisboa, que ontem à noite encheram a Avenida para ver desfilar as 23 marchas (20 a concurso e apenas três participantes).
Dentro do País há quem faça centenas de quilómetros para ver as marchas. É o caso de Augusta Sobral. "Vim de Lamego a Lisboa para assistir pela primeira vez ao desfile", disse ao DN. Junto à tribuna presidencial, onde a actuação das marchas é mais esmerada, Augusta esperou pelas exibições desde as 16.30.
Atenta, ela e os milhares de olhares, de novos e velhos, seguiram a abertura do desfile, feita em tons de laranja pela marcha Sanjoanina, que veio dos Açores (ver texto ao lado). Uns metros atrás, e na tonalidade de vermelho, marchavam os Mercados, felizes por regressarem este ano a uma lide que foi interrompida em 2008 "não se sabe bem porquê", diz Luísa Carvalho, responsável da marcha. Os padrinhos, a fadista Anita Guerreiro e o actor João de Carvalho, garantem que esta é a rainha das marchas que, embora não vá a concurso, "representa todos os bairros, pois todos têm mercados".
Alheia às tendências bairristas, Maria Júlia veio de propósito de Amarante com um único objectivo: assistir à grande noite do desfile das marchas, que costuma acompanhar através da televisão. "É a primeira vez que venho, não conheço nenhuma marcha mas vim pelo espectáculo", confessa.
E espectáculo era o que iam prometendo os marchantes de cada bairro a quem por eles passava. "Alfama! Alfama!", era dos nomes que mais se ouvia e muitos apostavam na sua vitória. "Depois de tanto tempo de trabalho, ficaríamos satisfeitos se arrecadássemos a 14.ª vitória", admitiu, João Ramos, em nome de todos os marchantes. A maioria diz que "logo se vê".
Belém e Baixa estavam radiantes com a estreia nestas andanças, que para Miguel Honrado, presidente da EGEAC (empresa municipal de animação cultural) "é um espectáculo maravilhoso" que tem cada vez mais adesão".

Marchas: Marvila cede o ceptro a Alfama e Castelo

Marvila, o bairro vencedor do Concurso de Marchas Populares de Lisboa de 2008, cedeu a primazia a Alfama e Castelo, vencedores "ex-aequo" da edição de 2009.
Várias foram as classificações "ex-aequo", facto que foi salientado com satisfação pelo júri como sinal da "qualidade global sempre crescente" das marchas.
Foi a seguinte a classificação final (indicam-se entre parênteses a posição em 2008):

1. Alfama (2) e Castelo (5)

3. Madragoa (3) e Marvila (1)

5. Bairro Alto (8)

6. Bica (13)

7. Alcântara (6)

8. Olivais (18)

9. Mouraria (12)

10. Beato (4)

11. Alto do Pina (16), Carnide (7), Graça (13) e Santa Engrácia (11)

15. Baixa (não concorreu) e Lumiar (10)

17. S. Vicente (8)

18. Bela Flor (17)

19. Belém (não concorreu)

20. Campolide (15)

(Em 2008, Ajuda classificou em 19.º lugar e Benfica em 20.º, não tendo concorrido este ano.)

Outros prémios:

Melhor figurino - Beato, Castelo e Madragoa

Melhor coreografia - Bairro Alto e Castelo

Melhor cenografia - Alcântara e Castelo

Melhor letra - Beato, Madragoa, Marvila e Mouraria

Melhor musicalidade - Alfama

Desfile na Avenida - Alfama

Melhor composição - Bica ("" espera de uma fragata").

Alfama e Castelo venceram Marchas de Lisboa



As marchas de Alfama e Castelo foram as grandes vencedoras da noite de Santo António, em Lisboa. O júri atribuiu a mesma classificação às duas marchas e destacou a qualidade crescente dos desfiles dos bairros lisboetas.

sábado, junho 13, 2009

Europa protege imprensa



Jornalismo: Carta europeia para a liberdade dos jornalistas

Proibição da censura, livre acesso às fontes, protecção dos jornalistas contra a vigilância electrónica, escutas telefónicas e buscas a Redacções e computadores são alguns dos princípios enunciados na Carta Europeia para a Liberdade de Imprensa, que foi entregue à comissária europeia responsável pelos Media, Viviane Reding.
Adoptada e assinada por 150 jornalistas de 19 países europeus, a carta – promovida pelo chefe de Redacção da revista alemã ‘Stern’, Hans-Ulrich Jörges – pretende ainda que o cumprimento da liberdade de imprensa seja obrigatório na adesão de novos países à União Europeia.
"Não conheço a Carta, mas Portugal há muitos anos que é reconhecido, por diversas entidades, como um dos países com a legislação mais avançada, protegendo a liberdade de imprensa. Na matéria, estamos acima da Alemanha, Grã--Bretanha, Itália e Espanha", diz o socialista Arons de Carvalho. Já Luís Rodrigues, deputado do PSD, sublinha a importância da Carta, pois "a liberdade de imprensa é um princípio da Democracia". E, em jeito de crítica, refere: "O respeito mútuo é fundamental e penso que este Governo [PS] não tem seguido essa orientação."
O documento entregue na Europa enuncia os dez princípios que os governos devem respeitar na relação com os jornalistas, bem como a necessidade de proteger os meios de Comunicação Social de sanções económicas. "A Carta constitui uma importante reafirmação dos valores fundamentais, nomeadamente o pluralismo dos media e a liberdade de expressão e de informação, que são os alicerces das tradições democráticas da Europa", diz a comissária Europeia para a Sociedade de Informação e Media, que reconhece "não ter competência directa para converter este documento num texto juridicamente vinculativo".

DADOS

25 DE MAIO

Foi o dia em que 150 jornalistas, entre os quais 48 editores e chefes de órgãos de Comunicação Social, de 19 países, assinaram o documento. Outros fizeram-no on-line.

6 LÍNGUAS

A Carta Europeia para a Liberdade de Imprensa existe já em seis línguas e está disponível on-line [em www.pressfreedom.eu ] e aberta à assinatura dos jornalistas interessados.

A CARTA

Pode ser invocada pelos jornalistas "contra governos ou autoridades públicas sempre que sintam que a liberdade do seu trabalho é abusivamente ameaçada", diz Reding.

Preços caem 1,2% em Maio

Inflação

Os preços em Portugal desceram 1,2% em Maio em relação ao mesmo mês do ano passado, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
É o terceiro mês consecutivo de queda da inflação.

Portugal empenhado na União para o Mediterrâneo



Cavaco Silva distinguido com prémio

O Presidente da República, Cavaco Silva, alertou esta sexta-feira em Nápoles para a necessidade de incluir os cidadãos no diálogo mediterrâneo para que este tenha sucesso e garantiu o empenho de Portugal no projecto.
'Portugal está firmemente empenhado no sucesso da União para o Mediterrâneo e espera, sinceramente, que seja possível ultrapassar as dificuldades que vêm impedindo que o seu funcionamento se processe de forma mais fluida', afirmou o Chefe de Estado português na Fundação Mediterâneo.
Porém, continuou Cavaco Silva, 'de nada valerão as construções políticas e institucionais, se o diálogo não chegar aos nossos cidadãos, se estes não se sentirem verdadeiros actores do diálogo'.
O Presidente da República discursava na cerimónia da entrega do Prémio Mediterrâneo Instituições 2009, com que foi distinguido pela Fundação Mediterrâneo.
O prémio foi atribuído por unanimidade a Cavaco Silva 'em reconhecimento pelo seu empenho e acção no reforço da solidariedade e de uma activa cooperação entre países mediterrâneos, em favor da promoção do desenvolvimento e da paz nessa região'.

Portugal tem mais cinco cidades e 22 vilas



Dezenas de cidadãos seguiram as votações no Parlamento

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, a criação de cinco cidades e a elevação de 22 povoações a vilas.
As propostas foram votadas depois de terem sido debatidas na Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.
Os lugares das galerias do Parlamento estavam totalmente ocupadas por dezenas de cidadãos de diversas localidades que assistiam à votação com ansiedade, mas sem se manifestarem.
As novas cidades criadas são Borba (Évora), Senhora da Hora (Matosinhos), Samora Correia (Benavente), Valença (Viana do Castelo) e São Pedro do Sul (sede do concelho).
A categoria de vilas passaram as localidades de Castro Laboreiro (Melgaço) e Soajo (Arcos de Valdevez), ambas no distrito de Viana do Castelo, Arões de S. Romão (Fafe), no distrito de Braga, Lordelo, distrito de Vila Real, e Ancede (Baião), Guifões (Matosinhos), Vilarinho (Santo Tirso), Senhora Aparecida (Lousada) e Madalena (Vila Nova de Gaia), todas no distrito do Porto.
No distrito de Coimbra passaram à categoria de vila as povoações de S. Pedro, Marinha das Ondas, Lagos e Tarazede, todas no município da Figueira da Foz, enquanto o distrito de Aveiro viu subir a vila as localidades de Soza (Vagos) e Valongo do Vouga (Águeda).
No Parlamento foram também aprovadas a elevação a vila das povoações de Foz do Arelho e À-dos-Francos, ambas nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, e Olival (Ourém), distrito de Santarém.
Passaram ainda a vila as localidades de Prior Velho (Loures), Casal de Cambra (Sintra) e Montelavar (Sintra), no distrito de Lisboa, e Bensafrim (Lagos), distrito de Faro.
De acordo com a legislação, uma localidade pode ser elevada à categoria de cidade se tiver mais de oito mil eleitores e pelo menos metade dos seguintes equipamentos: instalações hospitalares, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espectáculos e centro cultural, museus e biblioteca, instalações de hotelaria, estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transportes públicos e parques ou jardins públicos, salvo 'importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica'.
Já para uma localidade ser elevada a vila tem de ter mais de três mil eleitores em aglomerado populacional contínuo e pelo menos metade dos seguintes estabelecimenots: posto médico, farmácia, casa do povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades, agência bancária, transportes públicos colectivos, estação dos correios, estabelecimentos comerciais ou de hotelaria e uma escola pública.

Cavaco convoca legislativas para 20 ou 27 de Setembro




Presidente vai reunir com os partidos

O Presidente da República, Aníbal Cavavo Silva, deverá convocar eleições legislativas para o dia 20 de Setembro ou uma semana mais tarde, no dia 27.
Segundo o semanário SOL, os partidos vão agora ser chamados ao Palácio de Belém para posteriormente ficar decidida uma das duas datas propostas.
Certa parece ser a data para as eleições autárquicas, que terão lugar a 11 de Outubro.

Ministério recusa suspensão das negociações


Proposta da FENPROF

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) pediu esta sexta-feira ao Ministério da Educação a alteração das suas políticas e a suspensão do processo negocial de modo a criar um clima de "tranquilidade" nas escolas, mas a proposta foi rejeitada pela tutela.
O secretário-geral da FENPROP afirmou não compreender como o Ministério não altera a sua política dias depois do PS ter sido derrotado nas eleições europeias. 'Não se percebe como é possível, a menos de uma semana de ter havido eleições neste país, ouvirmos o Ministério dizer que os portugueses não iriam compreender por que razão iria agora, ao fim de quatro anos, alterar as suas políticas de educação', afirmou Mário Nogueira.
A FENPROF foi recebida por uma equipa negocial do Ministério da Educação, presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, que no final da reunião afirmou que 'ninguém compreenderia um recuo do Governo nestas matérias'.

Mais professores dispensados da prova de ingresso



O Ministério da Educação admitiu hoje, em conferência de Imprensa, a possibilidade de reduzir a exigência nos critérios da prova de ingresso na carreira dos professores.
De acordo com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, “podem vir a ser dispensados os docentes classificados com ‘Bom’, em vez de ‘Muito Bom’ ou mais”. Podem igualmente ser dispensados dessa prova os professores que tenham cumprido quatro anos de serviço, um dos quais no último ano, em vez de dois anos de serviço, como até agora.
Alterações já rejeitadas por Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) que vai manifestar a sua oposição nas negociações com o Ministério da Educação, que esta tarde são retomadas.
Em declarações ao CM, Mário Nogueira diz que a “prova não faz sentido”. “Se o Governo alarga os critérios de dispensa da prova, significa que esta não faz falta”, referiu.
Disse não fazer sentido “um professor fazer um curso de habilitação científica e outro curso de formação profissional, ser sujeito a um período experimental de contratação e depois fazer uma prova de ingresso, que dura duas horas, e que vai determinar a sua vida profissional.”
Por sua vez, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, anunciou, a nova legislação que permite às escolas de música e de dança contratar professores para os quadros. “Há professores que são contratados anualmente há mais de uma década. Esta lei vem permitir que as escolas contratem os docentes para os quadros”, disse.

Casais de Santo António dão o nó na Sé



A maior parte dos casais de Santo António optou pela cerimónia religiosa. A celebração decorreu na Sé de Lisboa.

Preços voltaram a cair em Maio



A inflação recuou 1,2 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Os transportes e os produtos alimentares foram os que mais contribuíram para aliviar as contas dos portugueses.

Alunos recorrem a explicações para conseguir bons resultados nos exames nacionais



Mais de duzentos e cinquenta mil alunos começam terça-feira os exames nacionais do secundário. Muitos são os que procuram as explicações e as aulas de apoio. Todos concordam que estes exames são importantes para conseguirem uma boa média final.

Hoje é o dia dos casamentos de Santo António



A RTP vai acompanhar as cerimónias, desde a preparação no Museu da Cidade, ao copo d'água no Convento do Beato. Carla Trafaria fez a reportagem, em directo, do Museu da Cidade, em Lisboa.

Hoje é dia de Casamentos de Santo António, em Lisboa



Este ano foram seleccionados 16 casais. Os casamentos de Sto. António foram criados em 1958 por iniciativa do jornal "Diário Popular, para ajudar os casais com maiores dificuldades económicas.

António Variações morreu há 25 anos



O barbeiro-cantor, teve uma carreira curta, com 3 anos, mas a sua música continua a ser reinventada.

O café poderá proteger contra o Parkinson e Alzheimer



Estudos internacionais demonstraram que o café tem um efeito protector contra a doença de PARKINSON. O café pode ainda ser benéfico para outras doenças como a ALZHEIMER e a Diabetes tipo2.

À noite, na capital, têm lugar as Marchas Populares



São vinte os bairros que competem na Avenida da Liberdade pelo título de melhor marcha. A edição deste ano fica marcada pelas estreias da Baixa e de Belém, e o regresso dos Mercados.

Lisboa prepara noite de Stº António



Do Castelo a Alfama há toneladas de sardinhas e bifanas para vender

Hotéis no Algarve cheios



Milhares de portugueses aproveitaram os feriados para umas mini-férias

Mini-férias leva muitos ao Algarve



Comércio agradece mais movimento nas ruas

sexta-feira, junho 12, 2009

Bloco de Esquerda consegue 3º deputado



Rui Tavares é o eurodeputado eleito

O discurso vitorioso da líder social-democrata



“Mais votos, mais deputados, o PSD ganhou estas eleições”

"Maiores camadas da população estão a dar força à CDU"



A reacção da cabeça-de-lista Ilda Figueiredo

"País reclama clara ruptura com a política de direita"



A reacção de Jerónimo de Sousa

“O partido que tem a maioria absoluta não conseguiu nem 1/4 dos votos”



Portas cumprimenta eleitores que confiaram no CDS-PP

“Hoje o CDS-PP teve um grande resultado”



“Os portugueses confiaram em nós, este caminho não foi curto”

A 1ª vitória do PSD em 20 anos



“Esta é também a derrota das campanhas feitas em cima das suspeições”

“Estes resultados não são bons para o PS”



O secretário-geral socialista e as felicitações democráticas

“Assumo pessoalmente a responsabilidade desta derrota”



A reacção do cabeça-de-lista do PS

quinta-feira, junho 11, 2009

Vieira da Silva admite "penalização" do PS



Na óptica do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, os números das eleições europeias traduzem uma "penalização" dos socialistas.

Sócrates antecipa "tarefa mais exigente" para as legislativas



Na noite em que viu confirmada a derrota dos socialistas nas eleições europeias, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS reconheceu que os resultados "tornam a tarefa para as eleições legislativas mais exigente".

Secretário-geral do PCP salienta "sinal de confiança"



Jerónimo de Sousa vê crescimento da CDU nos resultados das eleições para o Parlamento Europeu.

Miguel Portas assinala "grande resultado"



O cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda para as eleições europeias reivindicou para o partido de Francisco Louçã "um grande resultado".

terça-feira, junho 09, 2009

PSD recebe projecções de vitória com palmas



Numa primeira reacção às projecções para os resultados das eleições europeias, o vice-presidente do PSD José Pedro Aguiar Branco apontou o que disse ser um sinal de "mudança".

Arnaut reivindica "vitória merecida" para o PSD



Na sede do PSD, José Luís Arnaut afirmou descortinar "um sinal claro de que os portugueses não se deixam condicionar por sondagens".

Comunistas rejeitam cenário de derrota da CDU



Na leitura das primeiras projecções de resultados das eleições europeias, Jorge Cordeiro rejeitou a ideia de uma derrota da CDU e falou mesmo de um "importantíssimo progresso eleitoral" da coligação entre PCP e "Os Verdes".

CDS-PP aponta "forte censura" ao Governo



Para o deputado democrata-cristão Pedro Mota Soares, as primeiras projecções de resultados das eleições para o Parlamento Europeu apontam para uma "forte censura" ao Executivo socialista de José Sócrates.

segunda-feira, junho 08, 2009

Primeiras projecções dão vitória ao PSD nas europeias



A projecção da Universidade Católica para a RTP coloca o resultado dos sociais-democratas nas eleições europeias entre os 29 e os 34 por cento. O PS surge com um resultado entre os 28 e os 33 por cento.

Abstenção deve rondar os 61 a 65 por cento



Uma sondagem realizada à boca das urnas pelo Centro de Estudos, Sondagens e Opinião da Universidade Católica para a RTP e Antena 1 revela que a abstenção nas eleições para o Parlamento Europeu deve situar-se entre os 61 e os 65 por cento. Os comentadores da RTP, António Vitorino e Marcelo Rebelo de Sousa já fizeram uma primeira análise a estes resultados

Votar com o cartão único do cidadão



A utilização do cartão do cidadão para votar é uma das novidades destas eleições. Uma mudança que ontem já complicou a vida a alguns eleitores, sobretudo os mais idosos.

Boicote em Castanheira do Vouga



A mesa de voto de Castanheira do Vouga, em Águeda, foi a única que fugiu à normalidade na abertura das urnas. A população optou pelo boicote a estas eleições europeias.

domingo, junho 07, 2009

Presidente da República apela ao voto nas eleições europeias



Cavaco Silva considera que votar nas eleições europeias deste domingo é defender os interesses do país na Europa. O Presidente da República apela ao voto dos portugueses e sublinha que o Parlamento Europeu está longe de ser uma instituição irrelevante.

Tempo estraga mini-férias



Numa semana com dois feriados seguidos é sinónimo de mini-férias para alguns portugueses. Mas essas férias podem ficar comprometidas pelo tempo que até quinta-feira só promete chuva e pouco sol.

António Costa dá tolerância de ponto


Câmara de Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa decidiu dar tolerância de ponto aos funcionários da autarquia na próxima sexta-feira, dia 12. A decisão de António Costa permitirá que os trabalhadores do município fiquem cinco dias em casa, dado que nos dias 10 e 11 é feriado, bem como no dia 13, em Lisboa.

Mesas de voto motivam queixas



Comissão de Eleições: Contenciosos revelam novos problemas

As queixas sobre a composição das mesas de voto estão a atingir uma extensão excessiva para serem consideradas acidente ou coincidência", observou ao CM o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Nuno Godinho de Matos, perante um fenómeno: 36 das 87 queixas recebidas a propósito das eleições europeias de amanhã diziam respeito a questões de constituição das mesas. O número é mesmo superior ao das 28 reclamações sobre assuntos de propaganda, que outrora dominavam, com 90% dos contenciosos.
Para Godinho de Matos, 'a única explicação racional para o agravamento desta situação é que, eventualmente, nos locais onde estes problemas se colocam existe o desejo de não organizar a composição das diferentes mesas onde se vai proceder ao voto com a participação de todas as forças políticas interessadas'.
As queixas sobre a constituição das mesas não existiam há 20 anos e eram residuais há dez. O problema tornou-se, porém, sensível nos últimos oito anos e ocorre, sobretudo, nas regiões onde existe um partido que predomina de forma quase absoluta. Os incumprimentos tornam--se, então, notórios. Apesar de a lei fixar uma data, e até uma hora, para a reunião nas sedes das juntas de freguesia para a constituição das mesas de voto, esse preceito é desrespeitado. Os responsáveis autarcas organizam tudo sem a participação das outras forças políticas. Sem que se possa falar de afectação dos resultados eleitorais, porque a esmagadora maioria dos eleitores vota em zonas onde a constituição das mesas não provoca queixas, ficam em causa procedimentos democráticos, com risco de preenchimento de votos depositados em branco ou análise dos votos nulos.
A CNE está atenta a todas estas questões. Também se suspeita do aparecimento de algum clientelismo na formação das mesas, já que a participação é recompensada com 76,32 euros, quantia importante para largas camadas da população.

NÚMEROS

87

foram as queixas recebi-das na Comissão Nacional de Eleições desde 31 de Março e incidindo sobre as Europeias.

54

das queixas partiram de partidos políticos, sendo campeão a CDU/PCP, com 14, seguida do PSD (11) e PS (9).

14

dos processos partiram de cidadãos e oito de colectivos, que consultaram sobre a realiza-ção de festas no dia da votação. Não há incompatibilidade.

BOLETINS REPRODUZIDOS EM BRAILLE

As assembleias de voto vão disponibilizar amanhã, pela primeira vez, aos eleitores ‘fac-símiles’ [reprodução] dos boletins de voto em braille. A produção dos ‘fac-símiles’ para as europeias foi uma iniciativa do secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), depois de a associação ter alertado para o facto de 'muitas pessoas com mobilidade condicionada não poderem exercer o seu direito de voto porque não estão asseguradas condições para esse exercício'.
De acordo com o gabinete de José Magalhães, a Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI) estabeleceu contactos com as associações com vista a 'preparar e desenvolver um conjunto de acções que visam assegurar melhores condições para o exercício do direito de voto de pessoas com necessidades especiais', nomeadamente a necessidade de se encontrar edifícios com 'boas acessibilidades para o exercício de voto dos deficientes'.

NOTAS

LINHA: INFORMAÇÃO

A Linha de Informação Eleitoral (808 206 206) vai funcionar amanhã entre as 08h00 e as 20h00, para esclarecer e informar os eleitores sobre o recenseamento e o processo eleitoral.

ELEIÇÃO: RESULTADOS

Os resultados provisórios das eleições para o Parlamento Europeu serão disponibilizados em tempo real, a partir das 21h00 do dia da eleição, no site www.europeias2009.mj.pt.

NÓS PORTUGUESES: 'FOI UMA FACADA NAS COSTAS'

A Torre estava abandonada e eu botei-lhe a mão', conta agora Rosa de Jesus, de 74 anos, mais conhecida por Dona Rosa, a mulher que durante mais de 20 anos cuidou da torre fortificada e da Igreja Matriz de Ucanha. 'Tratei daquilo, fiz lá um pequeno museu com coisinhas agrícolas, fazia as limpezas e explicava às pessoas a história da torre. Eu não sei ler mas fui aprendendo com os turistas. Para o fim parecia um papagaio, sei tudo de cor.' A torre passou a ser a razão de viver da mãe de 11 filhos. 'Era como se a torre fosse minha. Recebia louvores dos turistas no livro de visitas…' Há oito anos, Rosa de Jesus foi substituída pelo turismo local. 'Foi como uma facada nas costas. Eu fazia aquilo por orgulho, prazer, por paixão.'
Sem entender o afastamento, Dona Rosa adoeceu. 'Estive em depressão e em tratamento. Então eu estava acostumada a estar a fazer o comer e apagar o lume para ir atender os turistas…' Sem a ‘sua’ torre, Rosa de Jesus continuou a tomar conta da igreja. 'A maioria das pessoas vêm aqui a Ucanha para visitar a torre mas quando entram na igreja ficam de boca aberta', explica. Na verdade, o contraste entre a sobriedade granítica do exterior e a riqueza da talha dourada dos retábulos e dos caixotões pintados do tecto é enorme. 'É linda, não é? Eu sonho com a igreja…'
Agora, enquanto vai aprendendo a escrever na junta de freguesia, Rosa de Jesus vive de cuidar da igreja matriz e das recordações da torre. De política e eleições é que Dona Rosa não quer nem saber: 'Eles é que o ganham, não ligo a essas coisas.'

Contemporâneos - Inquérito: Gripe Suína



DESCRIÇÃO Os Contemporâneos
Inquérito: Gripe Suína
http://www.rtp.pt/contemporaneos
31 Maio 2009

Contemporâneos - Inquérito: 50 Anos do Cristo Rei



DESCRIÇÃO Os Contemporâneos
Inquérito: 50 Anos do Cristo Rei
http://www.rtp.pt/contemporaneos
31 Maio 2009

Vox Pop - Touradas



Os Contemporâneos. Todos os Domingos, na RTP. Com: Bruno Nogueira, Nuno Lopes, Carla Vasconcelos, Dinarte Branco, Manuel Marques, Eduardo Madeira e Nuno Makl. Emitido na RTP - http://www.rtp.pt/contemporaneos

Contemporâneos - Eleições Europeias 2009



DESCRIÇÃO Os Contemporâneos
Eleições Europeias 2009
http://www.rtp.pt/contemporaneos
31 Maio 2009

Contemporâneos - Inquérito: Eleições Europeias



DESCRIÇÃO Os Contemporâneos
Inquérito: Eleições Europeias 2009
31 Maio 2009
http://www.rtp.pt/contemporaneos

sábado, junho 06, 2009

Canais apostam forte nos directos



Eleições Europeias: Estações abrem emissão com projecções

RTP, SIC e TVI estão a postos para a cobertura informativa das eleições europeias de amanhã, domingo, com projecções à boca das urnas e comentários.
A estação pública vai para o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a partir das 19h00. A emissão será conduzida por Judite de Sousa, José Alberto Carvalho e José Rodrigues dos Santos. Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino são os comentadores.
Na SIC e SIC Notícias, Rodrigo Guedes de Carvalho vai distribuir o jogo da redacção para os exteriores e para dois estúdios onde estarão Clara de Sousa e os comentadores António Barreto, António Costa, Pacheco Pereira e Lobo Xavier. O jornalista Bento Rodrigues dará conta dos resultados das sondagens. Na zona multimédia, Pedro Mourinho dará um olhar sobre a Europa e Ana Lourenço estará com os analistas Ricardo Araújo Pereira, Maria João Avilez, Luís Delgado e Ricardo Costa.
Na TVI e TVI 24 a emissão estará a cargo de Júlio Magalhães, Lurdes Baeta e Henrique Garcia, acompanhados pelos comentadores residentes Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares. A estação de Queluz de Baixo convidou representantes dos partidos: Ana Drago (BE), Augusto Santos Silva (PS), Nuno Morais Sarmento (PSD), Teresa Caeiro (CDS-PP) e Bernardino Soares (PCP).

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...