domingo, julho 26, 2009

Aviões pararam os céus da Praia do Tamariz



Os céus da Praia do Tamariz, no Estoril, foi tomado de assalto por vários aviões durante o Estoril Air Show. O espectáculo de acrobacias aéreas que deixou novos e velhos de olhos postos nas aeronaves.

sábado, julho 25, 2009

Sócrates defende infra-estrutura



Primeiro-ministro considera Campus da Justiça de Lisboa eficente e cómodo

Ministro da Justiça defende Campus



Alberto Costa desvaloriza críticas e ausências dos juízes na cerimónia de inauguração

Portugueses reclamam



O livro de reclamações registou meio milhão de queixas nos ultimos 3 anos e meio. Os organismos que mais reclamações receberam foram a ASAE, a ANACOM, o IMTT, o Banco de Portugal e a Entidade Reguladora da Saúde.

FNE e FENPROF apontam problemas informáticos em concurso



A FNE e a FENPROF afirmam que a aplicação informática que permite o acesso dos professores ao concurso para necessidades transitórias tem problemas que impedem os docentes de indicar as preferências

Universidade de Verão para os mais novos



Mesmo em tempo de férias, a Universidade de Coimbra não fecha portas. Esta semana está a acolher outros estudantes, estes do secundário e de todo o país na Universidade de Verão.

Inaugurado o novo Campus de Justiça de Lisboa



Foi inaugurado oficialmente o Campus de Justiça de Lisboa. São onze edifícios e albergam 21 tribunais e outros serviços. No local, concentra-se agora o trabalho de 2.400 magistrados e funcionários da Justiça.

domingo, julho 19, 2009

Ministério da Educação segura avaliação simplex








Ensino: Modelo de avaliação de desempenho dos docentes permanece inalterado


No próximo ano lectivo o regime de avaliação dos professores permanecerá simplificado, não sendo previsível a introdução de alterações, mesmo que pequenas. Segundo a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, o "Governo entende que a solução mais adequada é prorrogar a vigência do actual regime transitório, sem mudanças precipitadas". Prevalece assim o modelo ‘simplex’ e fica adiada para a próxima legislatura a aprovação de alterações ao modelo original.
Na segunda-feira avançam, contudo, negociações com as onze estruturas sindicais representativas dos professores. Mas as "alterações a serem adoptadas dificilmente, de acordo com a calendarização, serão aplicadas no próximo ano lectivo" divulgou o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira. O mesmo responsável acrescentou não estar definido um limite temporal para a revisão do modelo global. Contudo, na actual legislatura não será discutida a suspensão da avaliação ou a revisão profunda do modelo.
Lurdes Rodrigues adia pela terceira vez a aplicação do modelo original, explicando esta medida com o entendimento obtido em Abril de 2008 com os professores pela necessidade de "fazer ajustamentos".
Segundo o regime simplificado já adoptado no ano lectivo que terminou e que envolveu mais de cem mil professores, a avaliação rege-se pelos seguintes pontos: assiduidade, formação contínua, cumprimento do serviço distribuído e participação nas actividades e projectos da escola. A observação das aulas permanece como facultativa e será aplicada apenas aos professores que ambicionem ter classificações de Muito Bom e Excelente. Lurdes Rodrigues está, contudo, confiante no crescimento desta opção. "Gradualmente mais professores serão conquistados para esse desafio de abertura da sala de aulas", disse.
Para as negociações, Maria de Lurdes Rodrigues, avança com três sugestões de melhoria na avaliação ‘simplex’. São elas desenvolvimento dos programas de formação profissional, necessidade de reforço da avaliação de desempenho para efeitos de desenvolvimento profissional e maior articulação com a avaliação externa das escolas.
A exposição do modelo simplificado foi antecedida de uma reunião entre a ministra da Educação e os representantes sindicais para a apresentação da proposta da ministra.
Os sindicalistas ficaram, contudo, surpresos por, no final do encontro, não terem recebido o documento com as propostas do Ministério, que só mais tarde seguiriam para as sedes das estruturas sindicais. Uma atitude que colheu forte crítica de Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que ontem não esteve presente na reunião com a ministra e que classificou a decisão de Lurdes Rodrigues como "má educação".
Para a Fenprof, permanece em aberto a sua presença na mesa de negociações a partir de segunda--feira para discutir o modelo simplificado. Diferente posição foi assumida por Manuela Dâmaso, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), que revelou abertura. n

APONTAMENTOS

MEDIDAS A CUMPRIR

A avaliação pelo modelo é realizada em cada escola. É dirigida pelo director e abrange várias actividades.

REACÇÃO DA FENPROF

Mário Nogueira, da Fenprof, disse não saber "o que é possível negociar". "A proposta só indica que se mantém o modelo simplificado e que entra em vigor a 1 de Setembro", referiu.

PONTOS DESCONHECIDOS

"Não há nada em concreto", disse Lucinda Manuela Dâmaso, da FNE, sobre a proposta da ministra que aos jornalistas revelou sugestões de melhoria.

AUTARQUIAS VÃO CONTRATAR

As câmaras vão poder contratar os docentes e profissionais que leccionam actividades extracurriculares, como o ensino da Música, Inglês ou Educação Física, no Ensino Básico. A decisão foi ontem tomada em Conselho de Ministros.
No último ano lectivo, havia cerca de 15 mil pessoas responsáveis por estas actividades, a maioria das quais a recibo verde. Com a alteração ontem introduzida, as autarquias vão passar a celebrar contratos com estes profissionais, por um período máximo de um ano, mas com a possibilidade de renovação.
Para António José Ganhão, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), "há muito que os autarcas tinham pedido esta medida", admitindo que, caso não houvesse mudanças, "podia estar comprometido o início do ano lectivo". "Quem tivesse de contratar [docentes], obedecendo às regras da contratação pública, veria o processo arrastar-se por quatro a cinco meses", explica. Na maioria dos casos, avança, "as câmaras deverão celebrar contratos de dez meses" com estes profissionais.
Apesar de aplaudir a medida, a ANMP entende que "não resolve tudo". "Quando as redes de centros educativos estiverem prontas, haverá um número muito maior de alunos a frequentar as actividades de enriquecimento curricular", prevê antónio José Ganhão, lembrando que, nessa altura, havendo um maior número de horários, poderá surgir a necessidade de contratar mais profissionais. Face a isto, o vice-presidente da ANMP diz que terá de ser pensada "a integração destas disciplinas nos currículos", o que promoveria a entrada de mais docentes nos quadros.

PROTESTO POR FALTA DE CONCURSO PARA INGRESSO NOS QUADROS

Professores manifestaram-se ontem frente ao Ministério da Educação, na av. 5 de Outubro, para contestarem a precariedade de trabalho. Os professores dizem que no último concurso apenas ingressaram nos quadros 396 professores e mais 21 do que se encontravam em licença sem vencimento. "Cerca de 12 mil docentes dos Quadros de Zona Pedagógica não foram colocados," disse o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira. "De fora ficaram também 50 mil professores que se apresentaram a concurso externo e dez mil com habilitação própria impedidos de concorrer". "Uma injustiça," disse Mário Nogueira, lembrando que serão contratados 38 mil.

PORTUGUESES SÃO OS MAIS BEM PAGOS

Os professores portugueses em final da carreira são os mais bem pagos da União Europeia, atendendo ao nível de vida do País. A conclusão consta do relatório Dados Essenciais da Educação na Europa.

EXIGIDA DEVOLUÇÃO DE AUMENTO A 120

O Ministério da Educação anulou o reposicionamento na carreira a 120 professores e pediu que devolvessem o aumento salarial devido a essa progressão. As verbas variam entre 1500 a sete mil euros.

MINISTRA RECUSA NOVO CONCURSO

Ao contrário da Fenprof, a ministra da Educação recusa abrir novo concurso no próximo ano lectivo. O sindicato defende que o objectivo é responder às necessidades permanentes das escolas.

FNE DÁ BENEFÍCIO DA DÚVIDA A MINISTRA

Lucinda Manuela Dâmaso, da FNE, entende que a manutenção do modelo resulta da necessidade do Ministério em ganhar tempo e "capacidade técnica" para propor alterações mais significativas.

OS RECUOS DO GOVERNO

Para além do recuo na avaliação dos professores, o Governo vai deixar cair vários diplomas nesta fase final da legislatura, como é o caso da Linha de Alta Velocidade (TGV). As propostas de lei sobre o testamento vital, a carreira dos enfermeiros e a reorganização dos portos também serão ‘congeladas’. Já a Lei de Programação Militar (LPM) foi adiada para 2010.

FRASES

"Não faz sentido mudar o modelo da avaliação dos professores"

"É um modelo que protege os docentes"

"Suspender o modelo de avaliação significa desistir e eu não desisto"

"O modelo de avaliação não saiu de nenhuma cartola"

"No essencial o modelo não é beliscado"

"Não me peçam para suspender a avaliação"

"A avaliação reforça a capacidade da escola para cumprir a sua missão com eficácia"

"A avaliação de desempenho é uma reforma ganha"

Lurdes Rodrigues sobre o modelo de avaliação

NOTAS

PROTESTO: 80 MIL SAÍRAM À RUA

A última grande manifestação de professores aconteceu a 30 de Maio. Cerca de 80 mil desceram a avenida da Liberdade como forma de protesto contra as medidas do Ministério

OCDE: AVALIADORES EXTERNOS

Os peritos da OCDE, que estudaram o modelo de avaliação de desempenho dos professores adoptado em Portugal, recomendam a introdução de avaliadores externos à escola

MUDANÇAS: REUNIÃO ATRIBULADA

O local da reunião foi alterado por três vezes. Inicialmente agendada para o Conselho Nacional de Educação, passou para a Direcção-Geral de Recursos Humanos e, por fim, para a sede

Não-docentes podem entrar nos quadros



Educação

O Ministério da Educação vai abrir concurso para integrar no quadro 3531 funcionários não-docentes e renovar o contrato a mais 1768 por dois anos. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, os 3531 funcionários encontravam-se com contrato a termo e passarão assim a ter um contrato por tempo indeterminado.
O governante anunciou ter chegado a acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para que 804 trabalhadores transferidos para as autarquias tenham acesso a contrato por tempo indeterminado e 450 vejam o contrato renovado. “Isto significa que todos os trabalhadores que estão ao serviço do Ministério e das autarquias vão manter--se. Ninguém vai ser despedido”, disse Valter Lemos.


Santana ganha a António Costa




Audiências: ‘Grande Entrevista’ na RTP 1

A entrevista de Pedro Santana Lopes foi vista por mais 99 800 telespectadores do que a do seu adversário à Câmara de Lisboa, António Costa.
Judite de Sousa recebeu nesta semana os dois candidatos à principal autarquia do País, Lisboa. Santana Lopes e António Costa, que vão a votos a 11 de Outubro, falaram sobre as propostas que têm para a cidade.
Pedro Santana Lopes marcou presença nos estúdios da RTP na última terça-feira. O programa, que teve início às 20h58, foi visto por 915 300 telespectadores, dos quais 160 800 da Grande Lisboa.
Anteontem foi a vez de António Costa. O presidente e candidato à Câmara de Lisboa contou com 815 500 telespectadores. Destes, 136 900 residentes na Grande Lisboa. Uma diferença de menos 23 900 espectadores face ao adversário.
A ‘Grande Entrevista’ com Santana Lopes foi o oitavo programa mais visto de terça-feira no universo da RTP 1, RTP 2, SIC e TVI. No canal 1, ficou em segundo.
Já o programa onde esteve António Costa, que teve início às 20h59, ficou em quinto no conjunto dos quatro canais e, tal como Santana Lopes, em segundo na RTP 1.

RONALDO FOI O MAIS VISTO

Judite de Sousa tem recebido as mais diversas figuras no seu programa. Só desde o início de 2009 foram transmitidos 23 programas. O mais visto foi o de 19 de Janeiro, com Cristiano Ronaldo. Nessa noite, a ‘Grande Entrevista’ contabilizou 1 265 200 telespectadores. Apesar do número, a entrevista mais vista na área da Grande Lisboa foi com a procuradora Cândida Almeida.

sábado, julho 18, 2009

Verão à frente das câmaras




Apresentadores sem férias
Trabalhar no Verão em TV é um desafio. Formatos de exterior salvam grelhas e dão azo à adrenalina dos apresentadores.
Este programa diário, e em directo, não tem sentido grandes dificuldades nestes meses de Verão. Em Agosto, o País fica adiado (risos), mas a situação é ultrapassável. Apesar das pessoas saírem das cidades, temos outro tipo de gente a chegar: os emigrantes', diz Manuel Luís Goucha, co-apresentador (com Cristina Ferreira) de ‘Você na TV’, programa da manhã da TVI. Habituado a trabalhar em Julho e Agosto, Goucha prefere o ‘calor’ do estúdio às temperaturas do exterior. 'Não faço praia há anos, tenho o meu jardim onde apanho sol e me bronzeio. Não gosto de muito calor, por isso faço sempre férias culturais em Setembro', revela.
Também nos estúdios da TVI, a partir desta semana e durante o mês de Agosto, vai estar Leonor Poeiras, que alterna com Iva Domingues a apresentação de ‘Quem Quer Ganha’. 'Não me importo nada de trabalhar no Verão. Há sempre lugar para estacionar, não há filas no bar... (risos), só há vantagens. Na época alta prefiro estar a trabalhar e fazer a minha vida normal, porque tirar férias nesta altura só causa transtornos. Os museus estão cheios... é uma sorte conseguir entrar após horas de espera. Gosto de férias em Setembro', conta Leonor Poeiras, que também substitui Júlia Pinheiro em ’As Tardes da Júlia’.
Na SIC o ritmo está igualmente acelerado e com audiências em alta. Carolina Patrocínio, co-apresentadora, com João Manzarra, de ‘TGV – Todos Gostam do Verão’ e ‘Tá a Gravar’ (com Pedro Miguel Ramos) promete ser a companhia dos telespectadores da SIC durante a época alta. 'É verdade que trabalho este Verão. Mas, ao contrário do que as pessoas possam imaginar, a televisão faz-se quase por magia, ou seja, há sempre a possibilidade de gravar mais do que um programa por dia', segreda a apresentadora à Correio TV. 'E assim posso ficar alguns dias em Albufeira, onde tenho casa', diz.
'Uma das grandes vantagens de trabalhar no Verão é a diminuição do trânsito na cidade, mas quando se tem de fazer contactos é complicado, porque as coisas não funcionam a 100 por cento', revela Jorge Gabriel, um dos rostos de ‘Verão Total’, o programa da RTP 1 que é realizado a partir de várias regiões do País. Para o apresentador da estação pública, uma boa estratégia para conduzir um programa de exterior no tempo quente é 'beber muita água, para nos hidratarmos e para que o raciocínio não se perca'. É que o apresentador já viveu uma experiência desagradável. 'Senti-me mal uma vez, em Julho. Estava muito calor, tinha comido um megagelado e não fiz a digestão. Fui parar ao hospital', recorda. Filomena Cautela, actriz e apresentadora, que às segundas conduz o ‘5 para a Meia-noite’ na RTP 2, revela que férias com a família este Verão vai ser missão impossível. 'Além deste programa, tenho o da TV Globo e a peça no Teatro Nacional, ‘Agosto em Osage’. Mas a vida dos actores é mesmo assim. Os nossos horários são diferentes, o estilo de vida também e tenho prazer em todos os projectos em que estou envolvida', conta a actriz.
Raquel Strada, um dos rostos de ‘SIC ao Vivo’ e com uma rubrica no programa ‘Mundo das Mulheres’, sempre gostou de trabalhar no Verão. 'Desde miúda que o faço. E como apresento os festivais, e nesta época há muitos, é excelente para mim. Estou a adorar o ‘SIC ao Vivo’, porque gosto de directos', revela. 'E há a vantagem de vestir roupa leve e de estar imenso tempo na rua, sem frio. Como ando de transportes públicos e de táxi, apanho menos trânsito e posso acordar um pouco mais tarde, sem o risco de me atrasar'. Manuel Luís Goucha também destaca essa vantagem. 'Tenho motorista, mas como moro em fontanelas e trabalho em Queluz chego mais rápido em Agosto'. Sobre a mudança de públicos, o apresentador de ‘Você na TV’ diz: 'Os emigrantes estão a chegar e têm sempre histórias para partilhar. E depois há sempre um outro universo que se pode levar à TV. O Verão também permite aligeirar os conteúdos, por isso há mais música', conclui.

ESTREIA

MÚSICOS E CANTORES


'Em Agosto quero fazer um programa só com convidados musicais de feiras. Aqueles músicos que habitualmente não vão à TV, mas que estão nas festas e nas romarias', revela à ‘Correio TV’ Manuel Luís Goucha. Também Herman José vai estar à frente das câmaras da TVI nos próximos meses. 'A final de ‘Nasci p’ra Cantar’ é a meio de Setembro'. O humorista garante que candidatos/convidados nunca vão faltar nestes meses. 'Portugal está feito um viveiro de talentos', assegura. Herman José vai aproveitar as pausas do programa para uma 'escapadela até à praia'. E quando conseguir ir para o Algarve 'fujo para o alto mar. Sou como a pescada', brinca, acrescentando que trabalhar nestes meses 'foi a minha época forte nos primeiros 15 anos da minha carreira'.

PAÍS: O MELHOR

RTP, SIC e TVI apostam em projectos no exterior. Uma lufada de ar fresco na televisão nacional, a ‘salvação das grelhas’ e ainda uma forma de promover o melhor do nosso País. 'A necessidade cria o engenho. Quando a TV se desloca, o que acontece poucas vezes, os municípios fazem de tudo para ter o melhor à sua disposição', revela Jorge Gabriel.´

JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

RTP 1/ 'TELEJORNAL'


O pivô e jornalista conduz o ‘Telejornal’ na RTP 1, revezando-se com João Adelino Faria. Eles são os rostos da informação do canal público durante o mês de Julho e parte de Agosto.

CLARA DE SOUSA

SIC/ 'JORNAL DA NOITE'


Será a pivô do ‘Jornal da Noite’, na SIC, nas próximas semanas até ao regresso de Rodrigo Guedes de Carvalho, que se encontra de férias. Clara irá depois ausentar-se uns dias.

JOSÉ CARLOS CASTRO

TVI/ 'JORNAL NACIONAL'


O jornalista e editor do ‘Jornal Nacional’ irá conduzir este formato durante o Verão, bem como a sua edição de sexta. Substitui, assim, Manuela Moura Guedes até Setembro.

Tribunal da Boa-Hora encerrou



O Tribunal da Boa-Hora fechou portas. O mais emblemático Tribunal do país foi transferido para um edifício novo no Parque das Nações.

Combate ao jogo ilegal



Megaoperação envolveu 250 elementos da ASAE, GNR, PSP e Turismo de Portugal

Desigualdade eleitoral



Candidatos independentes pagam impostos dos quais os partidos estão isentos

sexta-feira, julho 17, 2009

''Piaf - o musical'' no Teatro Politeama



Produção de La Féria recorda os maiores êxitos da cantora francesa morta em 1963

Bento XVI já recebeu alta do hospital



O Papa foi operado a uma fractura do pulso direito após ter sofrido uma queda em casa onde está de férias.

Bento XVI caiu e foi operado a um pulso num hospital, no norte de Itália



O porta-voz do Vaticano garante que a situação está controlada e que não é nada de grave. Fontes hospitalares, citadas pela agência de notícias italiana, dizem que Bento XVI entrou pelo próprio pé no hospital e que a operação correu bem.

Os guardas prisionais estão novamente em greve



É o segundo período de três dias de paralisação, depois de ter falhado a tentativa de acordo com o governo sobre o regime de aposentação, que os guardas querem ver aplicado a partir dos sessenta anos. Em causa também está a exigência de um estatuto profissional digno e uma remuneração ajustada.

A Ministra da Educação diz que não há intransigência no processo de avaliação dos professores



Maria de Lurdes Rodrigues diz que o modelo foi valorizado pelos estudos dos peritos, e que não vai sofrer grandes alterações. A ministra sublinhou ainda que os professores que não participaram na avaliação, vão sofrer as consequências da escolha.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...