sábado, julho 31, 2010

Eduardo Cintra Torres absolvido no processo da RTP



Artigo sobre alegadas censuras na cobertura dos incêndios

O crítico de televisão Eduardo Cintra Torres foi absolvido no processo interposto pela RTP em 2006 devido a um artigo em que afirma que o gabinete do primeiro-ministro deu instruções à estação para censurar a cobertura dos incêndios.


A 20 de Agosto de 2006, o jornal 'Público' publicou um artigo, intitulado ‘Como se Faz Censura em Portugal’ em que Eduardo Cintra Torras dizia ter informações que “indicam que o gabinete do primeiro-ministro deu instruções directas à RTP para se fazer censura na cobertura dos incêndios: são ordens directas do gabinete do Sócrates”.
Na sequência desta publicação, a RTP apresentou uma queixa-crime contra o jornal 'Público', o director do título e contra Cintra Torres.
Em 2007, o tribunal arquivou o processo mas a RTP recorreu. O julgamento terminou agora com a absolvição de Cintra Torres, podendo a estação televisiva ainda recorrer.
Segundo Eduardo Cintra Torres, a sentença é “uma excelente peça a favor da liberdade e do dever de informar e criticar e um aviso aos que pretendem usar a justiça para calar a opinião livre e a investigação independente dos factos”.
Existem ainda mais dois processos da RTP contra Cintra Torres que já foram arquivados.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...