sexta-feira, julho 23, 2010

Chumbaram 7 dos 91 bancos da Zona Euro



Um banco alemão, um grego e cinco caixas espanholas falharam nos resultados dos testes de stress divulgados pelo Comité de Reguladores Bancários Europeu.
O banco alemão Hypo Real Estate Holdings, totalmente nacionalizado, o Agricultural Bank of Greece (ATEbank), e as 'cajas' espanholas Diada, Cajasur, Espiga, Unnim e Banca Cívica foram as instituições que falharam nos testes de resistência divulgados hoje, sexta-feira.
Quanto ao banco alemão, já várias notícias durante a semana davam conta de que o banco não passaria os testes.
O ATE bank, da Grécia, já veio a público dizer que vai aumentar o seu capital, por forma a cumprir com os requisitos necessários para sobreviver em clima adverso.
Os bancos foram sujeitos a testes sob dois cenários diferentes, um cenário de referência e um de clima muito adverso, adaptados a cada um dos países.
Os bancos que falharam em resistir aos testes foram os que cujo rácio de capital 'Tier 1' não aguentou acima dos 6%.
O CEBS alertou, no entanto, que os resultados não implicam a falência de qualquer um destes bancos, uma vez que têm um rácio de capital Tier 1 acima dos 4%, como exigido pelos reguladores europeus.
O objectivo dos testes de 'stress' "consistiu em avaliar a resistência de um conjunto representativo de bancos dos países da União Europeia quando sujeitos a um cenário adverso extremo, mas plausível", disse hoje em Lisboa Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...