terça-feira, julho 20, 2010

Mercado publicitário deve crescer 3,5%




As expectativas podem ser positivas. O mercado publicitário mundial deverá crescer 3,5 % em 2010, uma subida mais forte do que a esperada, nomeadamente, depois da crise de investimento em 2009, segundo previsões da agência ZenithOptimedia divulgadas.
A agência de meios do grupo Publicis, que estimava em Dezembro último um crescimento de apenas 0,9% para este ano, já tinha, em Abril, revisto em alta as suas previsões, apontando para os 2,2%.
Esta nova estimativa é explicada com "um crescimento maior que o previsto registado na primeira metade do ano, em particular nos Estados Unidos e na Europa de Leste", explica a ZenithOptimedia.
No entanto, refere, "essas regiões continuam a crescer a um ritmo muito mais lento do que a maioria dos países emergentes".
Para o conjunto do ano, a ZenithOptimedia aponta para uma subida de 1,3% das despesas publicitárias dos anunciantes nos países desenvolvidos (América do Norte, Europa de Leste e Japão) e de 8,6 por cento no resto do Mundo.
A televisão continuará a ser o meio com a maior fatia de investimento, devendo representar em 2012 mais de 40% dos investimentos, contra 38 por cento em 2008.
Este ano, as receitas publicitárias da televisão deverão aumentar 6,4% e 5,4 por cento em 2011.
A Internet continuará também a crescer, com uma subida prevista de 13%, passando de uma fatia de 12,7% em 2009 para 17,1%, em 2012.
Em contrapartida, os jornais continuarão a manter o declínio iniciado em 1987, altura em que representavam 40,6% dos investimentos publicitários. Esse valor deverá cair para 21,6 por cento este ano.
Ao nível mundial, o mercado publicitário deverá progredir 4,5% em 2011 e 5,3 por cento em 2012, sempre com um grande intervalo entre as zonas desenvolvidas e os países emergentes.
Segundo a agência, o ano 2009 "foi calamitoso", com um resultado de 9,8%. Tal como nas recessões anteriores (em 1991 e em 2001), o investimento publicitário deverá registar um forte crescimento três anos depois da crise.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...