quinta-feira, julho 22, 2010

Pais defendem fim de exames nacionais




Educação: Confap vai pedir audiência ao ministro mariano gago


A Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap) defende o fim dos exames de acesso ao Ensino Superior e vai solicitar uma audiência ao ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, para transmitir a sua posição nesta matéria.

"A Confap defende o fim dos exames nacionais como trampolim decisivo para entrada na universidade", afirma Albino Almeida, sugerindo que sejam as próprias instituições de Ensino Superior a elaborar "provas de aptidão".
O presidente da maior confederação representativa dos pais admite que no final do Secundário sejam feitas "provas globais a todas as disciplinas, mas sem a carga eliminatória do exame". Albino Almeida alega que, "com os exames a valer 30 por cento, há alunos de 18 valores que ficam de fora porque naquele dia estavam nervosos ou porque o enunciado não era claro, e são três anos deitados fora". Uma situação que não é aceitável. "Isto é criminoso, e quem mais sofre são os alunos muito bons, não são os médios ou os maus", salienta.
Albino Almeida sugere que seja aplicado em Portugal o método finlandês: "As notas do Secundário servem de referência. As notas são transformadas em créditos e, consoante os créditos que têm, os alunos ficam a saber a que cursos e universidades se podem candidatar. Mas depois têm de provar à universidade que possuem as competências necessárias." É então que as universidades "elaboram provas de aptidão, que podem passar pela apresentação de um portfólio, um trabalho de investigação ou uma comunicação".
O dirigente lembra que "os exames só avaliam saberes, mas muitos não sabem organizar-se trabalhar em grupo ou investigar, e falham na universidade".
Albino Almeida defende que deve ser cada universidade a definir os critério de selecção dos mais competentes. "É assim que funciona nos países com os quais nos queremos comparar", conclui.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...