terça-feira, julho 27, 2010

Pilar del Río pede nacionalidade portuguesa



Jornalista ficou comovida com as várias homenagens

A viúva do escritor José Saramago, Pilar del Rio, solicitou a nacionalidade portuguesa, dias antes do Nobel da Literatura ser homenageado no Brasil. Depois de várias cerimónias em Portugal, é a vez do Brasil manifestar um tributo ao escritor do ‘Memorial do Convento’.

Segundo revelou ao jornal 'O Globo', Pilar del Rio já encetou o processo burocrático para requerer a cidadania e justificou o pedido por desejar “pertencer ao país que produziu um homem tão bom, tão sábio, tão simples, tão exemplar”.
Quanto à ausência de Cavaco Silva no funeral, Pilar referiu: “O embaixador português esteve em nossa casa, a presidência esteve representada [no funeral]. Foi tudo feito como devia (...) mais do que isso teria sido uma farsa indigna do momento”. A Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP) terá lugar dia 7 de Agosto e dará destaque à obra e vida de Saramago.
Na entrevista ao mesmo jornal brasileiro, a jornalista espanhola esclareceu que romance inacabado 'Alabardas, alabardas! Espingardas, espingardas!' poderá ser publicado se for essa a intenção dos editores e da agente literária, destacando, no entanto, que é uma obra com “muita força”, constituído por “páginas muito belas”.
Já à agência Lusa, Pilar del Río referiu que pretende mudar-se para Lisboa em Setembro. Quanto à casa que deixará em Lanzarote, assim como os objetos pessoais de José Saramago, Pilar del Rio referiu que nada está ainda decidido quanto ao seu destino.
"Vamos ver o que fazer, não está claro", disse, não descartando a hipótese da futura casa da Fundação Saramago, em Lisboa, acolher parte do espólio.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...