sexta-feira, julho 16, 2010

PSD e Bloco exigem esclarecimentos sobre corte nas refeições nos ATL



PSD e Bloco de Esquerda exigiram hoje, sexta-feira, esclarecimentos da ministra do Trabalho e Solidariedade Social sobre o corte nas comparticipações dos almoços das crianças nos ateliês de tempos livres (ATL), medida que consideram "intolerável" e "absolutamente injusta".
Os grupos parlamentares dos dois partidos entregaram hoje na Assembleia da República requerimentos a pedir à ministra Helena André que explique a medida que, segundo a edição de hoje do Jornal de Notícias, implica o fim do pagamento de subsídio de refeição nos ATL a partir de Setembro.
O jornal cita o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, padre Lino Maia, que alerta que alguns centros distritais da Segurança Social estão a avisar as instituições particulares de solidariedade social sobre esta medida, que poderá pôr em causa a alimentação de muitas crianças.
"Para quem defendeu o Estado Social e a luta contra a pobreza como o senhor primeiro ministro [na quinta feira no debate sobre o estado da Nação], tem aqui um exemplo que é exactamente ao contrário", afirmou hoje aos jornalistas Adão e Silva, do PSD, que vê nesta medida uma "situação intolerável".
Admitindo a necessidade de reduzir a despesa, o deputado social democrata deixou um pedido: "não tirem o pão às crianças pobres".
Pelo Bloco de Esquerda, Helena Pinto considerou "muito esclarecedor" que esta medida seja conhecida "no dia seguinte ao debate do estado da Nação, em que o primeiro ministro mistificou e não disse a verdade toda sobre a situação da pobreza em Portugal".
"É uma medida absolutamente injusta e inqualificável", defendeu a deputada bloquista, que sublinhou que "é óbvio que a pobreza aumentou porque o desemprego aumentou e as dificuldades das famílias aumentam todos os dias, e tudo isto porque o Governo continua a aplicar uma política ultraliberal a nível social".

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...