sexta-feira, julho 23, 2010

Tempestade obriga BP a suspender operações no Golfo do México



Maré negra

A chegada iminente da tempestade tropical 'Bonnie' ao Golfo do México forçou hoje a petrolífera britânica BP a suspender as operações no poço de petróleo que provocou uma maré negra no Golfo do México.


Às 12:00 TMG (13:00 em Lisboa), a tempestade atingia a costa atlântica da Flórida com ventos de 65 quilómetros por hora, segundo o centro nacional de furacões, com sede em Miami, prevendo-se que chegasse ao início da noite ao Golfo do México.
Segundo as previsões do mesmo centro, a 'Bonnie' deve dirigir-se em seguida para a região afetada pela maré negra e chegar a terra, no sul da Louisiana, no domingo de manhã.
Estas previsões levaram o grupo petrolífero BP a anunciar a suspensão temporária das 'actividades no local do poço' onde se registou um derrame de petróleo que provocou o desastre ecológico.
O poço foi obturado há uma semana, 'continua fechado neste momento', e a BP continuará a vigiar o local 'assim que o tempo o permita'.
'A duração da suspensão das actividades dependerá do estado do tempo', afirmou a BP, que explora a plataforma DeepWater Horizon, que afundou a 22 de Abril, após uma explosão.
Thad Allen, responsável da administração norte-americana para as operações de luta contra a maré negra, indicou na quinta-feira que 'devido ao risco da tempestade tropical 'Bonnie' para a segurança das cerca de 2000 pessoas que trabalham na limpeza da poluição' o local seria evacuado.
A Casa Branca já indicou que o presidente norte-americano, Barack Obama, e a família vão de férias para a Flórida a 14 de Agosto para mostrar a sua solidariedade com a população da região afectada pela maré negra.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...