terça-feira, julho 27, 2010

Utentes não vão ser lesados com greve nas instituições de solidariedade



O presidente da União das Misericórdias acredita que a greve dos trabalhadores, agendada para amanhã à tarde, quarta-feira, não afectará o funcionamento das instituições nem os utentes, porque "a responsabilidade das pessoas é muito grande".
O manifesto dos funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Misericórdias e Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados vai decorrer em frente ao Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, em protesto contra o congelamento das comparticipações do Estado e dos salários.
Luís Pesca, porta-voz da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FP), explicou, em declarações à Lusa, que o "objectivo principal" da greve é "pressionar o Governo" a proceder ao ajustamento de verbas "o mais rapidamente possível".
A concentração é por isso uma forma de protesto contra "o estrangulamento financeiro das instituições, os despedimentos, o congelamento das comparticipações do Estado e dos salários", explicou.
Luís Pesca disse ainda que "as comparticipações do Estado já foram reduzidas o ano passado e estas IPSS têm cada vez mais solicitações das populações, sendo que há cada vez mais utentes que não podem pagar, devido à crise, resultando em "inúmeras instituições com salários em atraso e despedimentos de trabalhadores".
O presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, disse perceber "perfeitamente" os motivos da greve, mas lembrou que "a quem cabe negociar com o Estado são as instituições" e que estas já estão a fazer esse trabalho.
"A greve não é contra as misericórdias é contra o Estado", resumiu Manuel Lemos, mostrando-se solidário com os trabalhadores destas instituições, que empregam mais de 150 mil pessoas.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...