domingo, outubro 17, 2010

25 de Abril paga em Agosto



Obras públicas: Ministério sobe preço dos passes acima da inflação de 2,2%

A ponte 25 de Abril vai deixar de ser gratuita no mês de Agosto. Segundo a proposta do Orçamento do Estado, o Governo quer deixar de assumir essa despesa que tinha desde 1996 com a Lusoponte. Os passes sociais e os bilhetes vão ter um aumento acima da inflação prevista de 2,2 por cento.

O documento não deixa margem para dúvidas: "Eliminação da isenção no pagamento de portagens durante o mês de Agosto na Ponte 25 de Abril". Deste modo, o Governo evita ter de compensar financeiramente a concessionária pela perda da receita das portagens em Agosto. Desde 1996, altura em que a ponte foi entregue a privados, que os portugueses tinham direito a passar na travessia sem pagar portagens no mês de Agosto. Um facto, aliás, muito usado pelos lisboetas para desfrutarem das praias da Caparica naquele mês de Verão.
Milhares de condutores manifestaram-se no início da semana contra as condições da ponte 25 de Abril através de um buzinão. "Quem trabalha ou estuda na margem Sul não tem transportes públicos articulados e com preços atractivos e a alternativa é pagar portagem, porque não pode passar o rio a nado", afirmaram então os organizadores do protesto.
Para os que usam transportes públicos, a situação não melhora. Os passes sociais e os bilhetes vão sofrer um aumento acima da taxa de inflação. No relatório do Orçamento do Estado, o Executivo refere uma "actualização, em termos reais, da comparticipação suportada pelos utilizadores" dos custos. A projecção para 2011 é de 2,2 por cento.
O Ministério liderado por António Mendonça pretende, ainda, acabar com as indemnizações compensatórias atribuídas no âmbito do contrato da Fertagus para racionalizar custos.

PASSES DE ESTUDANTE AFECTADOS

O Governo pretende reduzir os passes para estudantes 4_18 e sub_23, mas não avança mais pormenores.
O passe escolar 4_18@escola.tp é destinado aos estudantes dos 4 aos 18 anos e permite um desconto de 50 por cento na aquisição do passe. O passe sub23@superior.pt, por seu turno, é destinado aos estudantes até aos 23 anos que frequentem o ensino superior, permitindo também um desconto de 50 por cento.

"ENDIREITE O PAÍS"

"Tem de endireitar o País" e "estamos cada vez mais pobres", foram alguns desabafos que ontem Cavaco Silva ouviu dos populares durante uma visita a Santa Comba Dão. O Chefe de Estado parou várias vezes para cumprimentar e ouvir os apelos das pessoas e, como resposta, sorriu-lhes, apertou-lhes as mãos e pediu-lhes "coragem". Ao final da manhã, em Santa Maria da Feira, Cavaco Silva fez votos para que a negociação do Orçamento do Estado "se desenvolva com bons resultados para o País", apelando à "aproximação" entre Governo e Oposição. "O País precisa de um Orçamento", avisou Cavaco, garantindo que está "a acompanhar a situação todos os dias".

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...