segunda-feira, outubro 18, 2010

Candidatos surpreendidos com anúncio de recandidatura de Cavaco



Eleições Presidenciais

Fernando Nobre, Defensor Moura, Francisco Lopes, Manuel Alegre e o líder parlamentar do Bloco de Esquerda manifestaram-se hoje surpreendidos com as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, proferidas ontem, que dão como certo o anúncio da recandidatura de Cavaco Silva à Presidência da República, a dia 26 deste mês.

O candidato presidencial Fernando Nobre afirmou que o anúncio da recandidatura de Aníbal Cavaco Silva "faz crer que teve o aval" do actual Presidente. "A forma como [Marcelo Rebelo de Sousa] obteve essa informação - data, hora e sítio -, que é de um círculo extremamente restrito, parece fazer crer que tinha o aval do próximo candidato à Presidência da República", disse à Lusa Fernando Nobre, sublinhando ser preciso não esquecer "que o professor Marcelo Rebelo de Sousa é conselheiro de Estado".
Já o candidato Defensor Moura manifestou-se "surpreendido" com o anúncio da recandidatura de Cavaco Silva feito, mas admitiu que visa "acabar com a dramatização" sobre a votação do PSD no Orçamento do Estado. "Fico surpreendido pelo meio utilizado para o anúncio da recandidatura e também por Marcelo Rebelo de Sousa se sujeitar a ser o porta voz de Cavaco Silva", disse à Lusa Defensor Moura. O antigo autarca de Viana do Castelo admitiu que este anúncio poderá ter como objectivo "esvaziar o balão da dramatização" do Orçamento do Estado para 2011.
Por sua vez, o candidato do PCP, Francisco Lopes, considerou a declaração "insólita" e aguarda uma confirmação. Francisco Lopes preferiu, no entanto, "reservar a sua posição para os próximos dias", depois do esclarecimento de Cavaco Silva sobre o assunto.
O líder parlamentar do BE desvalorizou o anúncio de Marcelo, alegando que é necessário esperar para ver se "a realidade confirma ou não o cenário traçado". "Marcelo Rebelo de Sousa é um comentador político, que estabelece cenários políticos, sempre foi o estilo dele, a realidade é outra coisa e portanto veremos se a realidade confirma ou não os cenários traçados por Marcelo Rebelo de Sousa", afirmou José Manuel Pureza aos jornalistas, no final de uma sessão sobre agricultura na freguesia Santa Cruz da Trapa.
A candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República também se pronunciou hoje, considerando "absolutamente insólito" e "descarado" o anúncio feito pelo antigo líder do PSD. "A ser verdade é absolutamente insólito e um pouco descarada a utilização de um espaço de comentário político para o anúncio da parte de uma candidatura", disse Duarte Cordeiro, director de campanha do candidato apoiado pelo PS e BE, em declarações à agência Lusa.
No domingo, no seu comentário semanal na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Cavaco Silva irá anunciar a sua recandidatura à Presidência da República a 26 de Outubro, às 20:00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...