quinta-feira, outubro 21, 2010

Duas escolas encerradas na Madeira devido ao mau tempo



Mau tempo

Chuvas fortes têm assolado hoje a ilha da Madeira e já há inundações e derrocadas, o que motivou um aviso laranja por parte da Protecção Civil e activação do plano municipal de emergência no Funchal.

Desde manhã que a chuva cai em toda a ilha da Madeira. A Protecção Civil lançou um aviso de alerta laranja (o terceiro numa escala de 4). Há inundações um pouco por todo o lado e já houve registo de derrocadas. Na Madalena do Mar há estradas cortadas, em Câmara de Lobos e Calheta há registo de casas inundadas, na Serra d'Água e Ribeira Brava o caudal da ribeira tem vindo a subir, havendo, ainda, ameaças de derrocadas.
"As pessoas estão muito preocupadas", disse ao DN a empregada do bar "Poncha da Serra d'Água". Na Ribeira Brava, no adro da Igreja começou a entrar água. Nas zonas altas do Funchal, muito afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro, o cenário também preocupa dos moradores.
Ainda na Ribeira Brava, a Escola Padre Manuel Álvares foi encerrada e, por motivos de prevenção, as crianças foram enviadas para as suas residências em transportes proporcionados pelas autoridades. A Escola da Ponta do Sol também fechou.
Na Calheta começa a houver problemas de inundação de túneis e nas zonas altas, o caudal das ribeiras está a engrossar, situação que deverá manter-se pelo menos até às 22h00.
No Funchal, já foi accionado o plano municipal de emergência. Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal, já pediu para as pessoas se manterem em casa e não circularem nas ruas.
Em Santo António, ocorreu o desmoronamento de um muro que atingiu uma casa. Há inundações em parques de estacionamento e espaços comerciais, bem como nalgumas ruas que já tinham sido fustigadas pelo temporal de 20 de Fevereiro, junto ao Centro Comercial Anadia e ao Comando Regional da PSP. A avenida do Mar e a avenida Arriaga, junto ao Teatro Municipal do Funchal, também estão inundadas.
O DN contactou a Protecção Civil, que garante que os serviços e as autarquias se encontram preparados para qualquer eventualidade. A Protecção Civil disse ainda que "o pior já passou", mas a chuva irá manter-se.
Segundo o Instituto de Meteorologia, o pico de trovoada e precipitação acontecerá durante a próxima madrugada.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...