quarta-feira, outubro 27, 2010

Governo e PSD rompem negociações sobre o Orçamento do Estado



Catroga lança duras críticas ao Executivo

À quinta ronda de reuniões, Governo e PSD romperam negociações sobre o Orçamento do Estado para 2011. "Não tinha dúvidas de que era um mau orçamento, em consequência das más políticas dos últimos anos e do grande buracão nas contas públicas. E tem efeitos muito gravosos para as famílias", afirmou Eduardo Catroga, do PSD, no final do encontro com a equipa do Executivo, liderada pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

"Aceitei esta missão porque a considerava útil para o País. O PSD pareceu-me ter uma vontade genuína de chegar a acordo. E confirmei isso", começou por referir o ex-ministro escolhido pelo líder social-democrata, Passos Coelho, para representar o principal partido da oposição nas negociações com o Governo.
Eduardo Catroga lançou duras críticas ao desempenho do Executivo nos últimos anos, numa declaração que durou cerca de meia-hora. O economista fez questão de deixar bem clara a sua opinião sobre as finanças do País. "O Governo deixou derrapar as contas públicas. Se analisarmos a estimativa feita em Julho e agora feita em Setembro chegamos à conclusao que houve uma derragem de dois mil milhões de euros. O Governo em vez de reduzir as contas públicas, ainda as agravou."
Catroga acusou ainda o Executivo de lhe prometer entregar um relatório detalhado sobre as contas de 2010 na primeira reunião e que, até hoje, ainda não a cumpriu essa promessa.
O representante do PSD explicou que houve vários pontos de divergência, em termos de competitividade e emprego, e que o Governo foi "inflexível", uma vez que não considerou algumas mudanças "necessárias".
"Não havia vontade política [do Governo] para fazer cortes adicionais na parte da despesa", afirmou.
O antigo ministro terminou a sua declaração a referir que "o Governo apresentou uma contraposta final sem hipótese de negociação".
A Comissão Política do PSD vai reunir-se hoje às 17h e faz declaração às 20h sobre final das conversações.
O ministro das Finanças faz declaração ao País ao meio-dia.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...