quarta-feira, outubro 13, 2010

PSD quer RTP a explicar contas



Orçamento o Partido chama administração ao Parlamento

O PSD pretende que o Conselho de Administração (CA) da RTP, liderado por Guilherme Costa, vá à Assembleia da República explicar a situação das contas da empresa pública. Isto porque o Partido Social Democrata tem suspeitas de que o Acordo de Restruturação Financeira (ARF), assinado em 2003, não está a ser cumprido, nomeadamente nos exercícios de 2009 e 2010, cujas contas parciais ainda não são conhecidas.

"Urge ouvir o CA da RTP porque temos algumas suspeitas de que o ARF não está a ser cumprido", diz ao CM Carla Rodrigues. A deputada do PSD fala de "rumores" de incumprimento e revela que o partido vai "perguntar a quem de direito para saber qual é a verdadeira situação" das contas da empresa pública que este ano deve receber do Estado cerca de 300 milhões de euros.
A decisão da chamada dos responsáveis da RTP ao Parlamento será tomada hoje em reunião da Comissão de Ética Parlamentar. Caso a audição seja aprovada, Marques Guedes, o presidente da comissão, irá agendar a data dos depoimentos. Após as audições, o PSD promete decidir as medidas a tomar e, dependendo das conclusões a que chegarem, vai pedir explicações a Jorge Lacão, o ministro que tutela a empresa pública.
O partido liderado por Pedro Passos Coelho diz mesmo estar "muito preocupado com a situação financeira da RTP", uma "empresa tutelada pelo Estado e que consome uma fatia considerável do Orçamento de Estado".
O PSD quer ainda saber "qual o plano que a RTP está a prever para contenção de custos em 2011", ano em que as indemnizações compensatórias devem diminuir devido ao plano de austeridade do Governo.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...