quinta-feira, outubro 21, 2010

Polícias 'caçam' multas no semáforo



Porto

Desrespeito pelos peões nas passadeiras levam a multas de 74,94 euros por se passar com sinal vermelho.

Dezenas de multas foram ontem passadas numa operação de grande envergadura que mobilizou todos os efectivos da Divisão de Trânsito da PSP do Porto. A grande maioria por condutores apanhados a falar ao telemóvel mas também por desrespeito pela sinalização luminosa e pela colocação em perigo da circulação de peões, nomeadamente nas passadeiras.
Entre as manobras muito graves está o desrespeito pelo semáforo e passagem com o sinal vermelho. Um elemento da polícia à paisana encontrava-se dentro de uma viatura e fiscalizava o tráfego na Rua Faria Guimarães, uma das entradas da cidade. Quem fosse visualizado a cometer uma infracção era mandado parar pelo grupo de agentes fardados, na Rua do Covelo, avisados via rádio.
Muitos ainda tentavam contestar, afirmando que passaram quando o sinal estava ainda a fechar. Mas, ao serem informados que a infracção tinha sido visualizada e gravada por um elemento camuflado e numa viatura descaracterizada, desistiam da argumentação. "Não adianta protestar. A verdade é que passei já com o vermelho fechado, fiz a curva e quando vi a polícia já sabia o que me esperava", disse José Santos, um dos autuados. São 74,94 euros por uma manobra considerada muito grave.
Mais à frente uma condutora reclamava por estar "há mais de meia hora à espera que lhe passassem a multa". Foi apanhada a conduzir enquanto falava ao telemóvel. Iria ter de pagar 120 euros, ficar sem a carta e levar uma guia. Quando a polícia lhe explicou que tinha de esperar, meteu-se no carro e ao telefone dizia já a chorar: "Fui multada outra vez!"
Ricardo Jorge Pereira também foi obrigado a parar com a sua comercial para uma simples fiscalização à mercadoria. Transportava legumes, devidamente acondicionados, e por isso seguiu o seu destino. As dez divisões de trânsito estiveram também noutros locais como na Estrada Interior da Circunvalação com um radar para detectar excessos de velocidade.
A operação designa-se "Pela vida, trave", com uma primeira fase já realizada nos meses de Março, Abril e Maio. "O objectivo é diminuir o número de acidentes nas passadeiras, o controlo de velocidade, o respeito pela sinalização luminosa e a protecção dos peões quando atravessam na passadeira", explicou ao DN Coelho de Moura, chefe da área operacional do Comando Metropolitano da PSP do Porto. Aquele responsável diz que, "no Verão, houve um aumento da sinistralidade", daí realizar-se agora novamente esta operação, "com o regresso das crianças e jovens à escola e com a chegada de condições climatéricas mais propícias à ocorrência de acidentes".
A acção começou a 1 de Outubro e vai prolongar-se pelos meses de Novembro e Dezembro. Coelho de Moura diz não se tratar de uma caça à multa, mas antes sensibilizar os automobilistas para as regras de segurança e para o cumprimento do Código da Estrada.
E aí há também responsabilidades para o peões. "São muitas vezes as causas dos acidentes por se lançarem sobre a via sem olhar ou por atravessarem com o vermelho", acrescenta o coordenador. A PSP está a dar também especial atenção ao estacionamento indevido nas passadeiras e passeios e ontem uma equipa de bloqueadores e rebocadores da PSP percorria a cidade.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...