terça-feira, janeiro 12, 2010

Comboios: Greve desconvocada

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos-de-Ferro desconvocou anteontem, à última da hora, a greve que teria início ontem de manhã e que se iria prolongar pela semana inteira. A CP previa fortes transtornos na circulação dos passageiros e já tinha preparado transportes rodoviários para minimizar a paralisação.

Caso da UNI decidido em Fevereiro

Último arguido ouvido ontem

É já em Fevereiro que o juiz Carlos Alexandre decide o futuro dos arguidos do caso de corrupção na extinta Universidade Independente. Amadeu Lima de Carvalho foi ontem, segunda-feira, ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal na última audição da fase instrutória do caso.
O accionista da extinta Universidade Independente (UNI), e arguido no caso, Amadeu Lima de Carvalho, declarou ao tribunal que o negócio com a Fundimo - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário (Grupo Caixa Geral de Depósitos) - para venda do imóvel, "nasceu porque a universidade tinha dívidas que nunca mais acabavam".
"Queríamos salvar a universidade e surgiu a proposta da Fundimo. Essa proposta custou muito a alguns porque estávamos a vender o imóvel", disse, acrescentando que a universidade, com a operação da Fundimo, "ficava a zero de dívidas". O arguido disse ainda que um milhão de euros de encaixe foi para "pagar impostos".
Na anterior audição, que decorreu ainda em Dezembro, Lima de Carvalho revelou que, a fim de saldar dívidas pessoais, Rui Verde, antigo vice-reitor, "vendeu os 22,5% de acções que possuía a Angola, na sequência de um encontro em que esteve presente o ministro da Educação angolano, António Burity da Silva", por dois milhões de euros.
O próprio Lima de Carvalho vendeu os seus 35%, pelo que os angolanos ficaram com a maioria das acções da Sides, empresa detentora da universidade. De facto, o grupo angolano de investidores DEA negociou a compra da maioria das acções da empresa gestora da Universidade Independente. As negociações foram mantidas com Lima Carvalho e com o ex-vice-reitor da UnI de Lisboa Rui Verde.
O caso da Universidade Independente, que foi encerrada compulsivamente em 2007, teve início precisamente com a queixa de Lima de Carvalho contra Rui Verde, em Janeiro de 2006, a qual originou a investigação que levou depois à acusação de 23 particulares e três empresas. Amadeu Lima de Carvalho, accionista da Sociedade Independente para o Desenvolvimento do Ensino Superior - SIDES (empresa que geria a Universidade Independente), foi constituído arguido em Março de 2007, juntamente com outros, entre os quais Rui Verde,Isabel Pinto de Magalhães, António Labisa, Joaquim Mota Veiga, Elsa Velez, Luís Arouca e Rui Martins.Em Fevereiro último foi deduzida acusação e iniciada a fase instrutória do processo.
A decisão sobre o processo será tomada em Fevereiro, anunciou ontem o juiz Carlos Alexandre no final da última audição da fase instrutória.

domingo, janeiro 10, 2010

Sindicatos ameaçam parar comboios já amanhã


CP prevê fortes transtornos nos dias de greve


Os comboios da CP, desde os suburbanos até aos de longo curso, poderão parar segunda-feira de manhã, na sequência de um pré-aviso de greve de maquinistas. A paralisação repete-se na quarta e sexta-feira, de acordo com o aviso do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro.
A CP prevê "forte impacto no período da manhã, até às 10h00, nos dias 11, 13 e 15, com a supressão da maioria dos comboios". Mas os efeitos prolongam-se por terça, quinta e sábado, com a ocorrência de atrasos e supressões pontuais, alerta a empresa em comunicado.
"No caso dos comboios urbanos de Lisboa e do Porto, haverá alguns transportes rodoviários de substituição, por forma a minimizar os transtornos causados aos clientes do sistema ferroviário", adianta ainda a CP.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Bolo-rei com 500 kg no Funchal

Temperaturas vão continuar a descer até ao fim-de-semana

Principais gasolineiras aumentaram preços entre 1 e 2 cêntimos

Google lança telemóvel Nexus One para concorrer com iPhone



A Google apresentou o telemóvel que vai para concorrer com o iPhone. Chama-se Nexus One. O telemóvel será comercializado directamente através do "site" da Google e deverá custar cerca de 600 euros.

As compras com multibanco bateram recordes na primeira semana de saldos



Foram transaccionados mais de mil milhões de euros. Feitas as contas a todo o mês de Dezembro, o valor dispara para o equivalente a 5 pontes Vasco da Gama, ou seja, 5 mil milhões de euros.

Cantar os Reis é tradição que não se perde



Entre o Natal e o Dia de Reis, vários grupos de pessoas andam a cantar pelas ruas de várias localidades da região do Barroso. Cantar os Reis é uma tradição que não se perde, por exemplo, em Tourém, no concelho de Montalegre.

Dia de Reis com distribuição de bolo-rei a carenciados de Lisboa



A iniciativa pertenceu a uma pastelaria e a uma associação de solidariedade social.

Primeiro-ministro ouviu Janeiras à moda da Póvoa de Varzim



Um grupo cultural da Póvoa do Varzim desejou um bom ano no Palácio de São Bento. José Sócrates respondeu que a chave para o futuro do país está na confiança.

Cavaco Silva ouviu as Janeiras de três grupos musicais



Um deles, o grupo de Olhos d'Água, suscitou memórias amorosas do casal presidencial.

Preços dos combustíveis aumentam



Os combustíveis aumentaram às 0h00 horas desta quarta-feira, ainda que em média a gasolina sem chumbo de 95 octanas só tenha subido três cêntimos e o gasóleo dois. Os revendedores acreditam que em 2010 os preços devem estabilizar, com a procura a diminuir nos mercados.

SATA e SITEMA não chegam a acordo, greve mantém-se



A transportadora aérea açoriana SATA e o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) não conseguiram chegar a acordo na reunião realizada hoje à tarde em Ponta Delgada, mantendo-se a greve daqueles profissionais


“A reunião entre a SATA e o SITEMA foi inconclusiva, mantendo-se a greve ao trabalho extraordinário e às duas últimas horas dos turnos de trabalho”, revelou à Lusa fonte da companhia aérea dos Açores.
Para quinta-feira de manhã estão marcadas reuniões separadas do colégio arbitral com a SATA e com o SITEMA tendo em vista a definição dos serviços mínimos que devem ser garantidos durante a greve.
Na sexta-feira, a SATA e o SITEMA voltam a reunir-se durante a tarde, retomando as negociações para a obtenção de um acordo que permita o fim da greve.
Nesta reunião participam também elementos do Serviço de Conciliação da Direcção Regional do Trabalho.
Os técnicos de manutenção de aeronaves da SATA estão em greve há dois meses às horas extraordinárias, tendo hoje iniciado uma greve às duas últimas horas de cada turno.
Esta greve foi convocada pelo SITEMA para forçar a SATA a proceder à reformulação das carreiras no sector.
Em causa, segundo o sindicato, estão 45 trabalhadores que operam principalmente nos aeroportos das Lajes (Terceira) e Ponta Delgada (S. Miguel) e que viram aumentadas nos últimos anos as suas competências profissionais, sem contrapartidas nas respectivas carreiras.
A continuação da greve deverá vir a ter consequências na operação aérea da SATA, admitindo a empresa e o sindicato que alguns voos possam vir a ser afectados

83% dos professores classificados com Bom no último ano lectivo



A ministra da Educação revelou hoje que 83 por cento dos professores foram classificados com Bom no último ano lectivo e que por isso os docentes com melhores notas devem ser distinguidos com uma progressão mais rápida na carreira

Para Isabel Alçada, este número elevado de classificados com Bom explica-se com “a tradição da atribuição desta nota aos docentes por parte de quem avalia", acrescentando que "houve menos de 0,5 por cento de classificações com a nota regular ou insuficiente".
"Estes dados também explicam a nossa intenção de distinguir os professores que obtenham Muito Bom e Excelente com uma progressão mais rápida” na carreira, destacou a ministra, que falava aos jornalistas em Castelo Branco.
Governo e sindicatos realizam quinta-feira aquela que deverá ser a última ronda negocial para a revisão do estatuto da carreira e da avaliação docente, depois de terem falhado um acordo na semana passada.
No centro da discórdia está, sobretudo, a progressão dos professores classificados com Bom. Segundo a proposta do ministério, nem todos aqueles que conseguirem esta nota poderão aceder ao topo da carreira, ficando dependentes da existência de vagas.
A ministra disse hoje estar esperançada no sucesso das negociações de quinta-feira: “Tem havido sucessivas aproximações entre as nossas propostas e aquilo que as organizações sindicais nos têm feito chegar e que consideram ser importante para o estatuto da carreira docente e para a avaliação”.
Isabel Alçada afirmou que “em relação ao sistema de avaliação, o modelo está praticamente aceite", mas no que respeita ao estatuto da carreira há "ainda algumas propostas a apresentar”.
A ministra disse esperar que “as organizações sindicais também façam uma aproximação" à proposta do Governo, considerando que o Ministério apresentou aos representantes dos docentes um projecto equilibrado, "que vai ao encontro daquilo que é uma carreira boa para os professores e que está equilibrada com as outras carreiras da função pública”.
“Estamos convictos de que se os professores analisarem bem a nossa proposta a vão aceitar”, sublinhou.
Na semana passada, o Ministério da Educação enviou uma proposta de acordo aos sindicatos em que elimina a divisão da carreira docente em duas categorias hierarquizadas, mas introduz uma fixação anual de vagas no acesso ao 3.º, 5.º e 7.º escalões da carreira.
Quanto aos docentes avaliados com Bom, mas que por falta de vagas não consigam aceder àqueles escalões, terão prioridade no ano seguinte, "imediatamente a seguir" aos classificados com Muito Bom e Excelente, que progridem independentemente da existência de lugar.
No final da última ronda negocial, Isabel Alçada reiterou que nem todos os professores que entram na carreira poderão chegar ao topo, para justificar a introdução de vagas para os professores com Bom: "Não podemos ter a expectativa de que todos os professores que entram na carreira docente chegam ao topo, não acontece em nenhuma carreira e na carreira docente seria uma situação de excepção, de injustiça relativa".
Caso não haja acordo esta semana, Isabel Alçada diz não temer a contestação dos professores: “Pode-se sempre trabalhar com serenidade. A relação entre o Ministério e os sindicatos deve ser sempre feita pela via do diálogo e não de uma forma conflitual”.
Em Castelo Branco, a ministra visitou o Projecto Piloto do Plano Tecnológico da Secundária Amato Lusitano e lançou a primeira pedra da escola EB 2/3 Afonso de Paiva, que custará quatro milhões de euros e resulta de um protocolo entre o Governo e a autarquia local. A obra estará concluída em Setembro e servirá 700 alunos e 80 docentes.
"São as autarquias que estão perto dos cidadãos e que sabem, melhor do que ninguém, apresentar soluções para os problemas”, disse Isabel Alçada.
Já o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, sublinhou o forte investimento que está a ser feito no concelho no sector da Educação, com a construção de seis centros educativos, duas novas escolas (Castelo Branco e Alcains) e a recuperação das secundárias Nuno Álvares e Amato Lusitano.

Educação: 83% dos professores recebem ‘Bom’



Classificação atribuída no último ano lectivo

A ministra da Educação revelou esta quarta-feira que 83 por cento dos professores foram classificados com ‘Bom’ no último ano lectivo e que por isso os docentes com melhores notas devem ser distinguidos com uma progressão mais rápida na carreira.
Para Isabel Alçada, este número elevado de classificados com ‘Bom’ explica-se com "a tradição da atribuição desta nota aos docentes por parte de quem avalia", acrescentando que "houve menos de 0,5 por cento de classificações com a nota regular ou insuficiente".
"Estes dados também explicam a nossa intenção de distinguir os professores que obtenham Muito Bom e Excelente com uma progressão mais rápida" na carreira, destacou a ministra, citada pela agência Lusa, enquanto falava em Castelo Branco.
Governo e sindicatos realizam quinta-feira aquela que deverá ser a última ronda negocial para a revisão do estatuto da carreira e da avaliação docente, depois de terem falhado um acordo na semana passada.
No centro da discórdia está, sobretudo, a progressão dos professores classificados com ‘Bom’. Segundo a proposta do ministério, nem todos aqueles que conseguirem esta nota poderão aceder ao topo da carreira, ficando dependentes da existência de vagas.
A ministra disse ter esperança no sucesso das negociações de quinta-feira: "Tem havido sucessivas aproximações entre as nossas propostas e aquilo que as organizações sindicais nos têm feito chegar e que consideram ser importante para o estatuto da carreira docente e para a avaliação".
Isabel Alçada afirmou que "em relação ao sistema de avaliação, o modelo está praticamente aceite", mas no que respeita ao estatuto da carreira há "ainda algumas propostas a apresentar".

Ascensores de Lisboa acolhem ‘Arte em Movimento’ (COM VÍDEO)



Projecto estende-se até Julho

Inaugurou-se esta quarta-feira no Ascensor da Bica, em Lisboa, o projecto ‘Arte em Movimento’, com obras de vários artistas.
“Pretendemos dar um contributo válido para que Lisboa seja uma cidade atractiva”, disse José Manuel Silva Rodrigues, presidente da Carris. O representante da empresa sublinha ainda a importância de contribuir para “uma melhor qualidade de vida, o que implica uma mobilidade mais sustentável, dependente dos transportes públicos”.
O programa, que procura estabelecer um compromisso com a arte contemporânea portuguesa, contou com a intervenção do artista Alexandre Farto no Ascensor da Bica, de Susana Mendes Silva no Elevador de Santa Justa, de Vasco Araújo no Ascensor do Lavra e de Susana Anágua no Ascensor da Glória.
“Este elevador é lindo e é uma tradição que se deve manter”, disse Carlos Correia da Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, quando a viagem começou no Ascensor da Bica. “Os transportes têm de ter um espaço com outra qualidade e introduzir a arte é o passo certo”, sublinhou.
O projecto teve por base o desafio de perceber a ligação dos transportes seleccionados à cidade de Lisboa: “Quis fazer uma homenagem a este espaço”, explicou Alexandre Farto, que interveio na parte exterior das carruagens do Ascensor da Bica, tornando-as reflectoras de todo o espaço envolvente. “Quem está lá fora também constrói a viagem. Todos os habitantes, casas e graffitis passam a fazer parte deste jogo de espelhos”, sublinhou Filipa Oliveira, coordenadora do projecto.
A artista Susana Mendes Silva optou por criar um carta para os passageiros, em várias línguas. A ideia é as pessoa depois de lerem a carta partilharem, num blog criado para o efeito, as várias experiências. “Descobri que havia uma relação afectiva com este espaço e quis fazer um arquivo com todas as histórias”, disse a artista, que revelou que apesar do projecto terminar em Julho “a partilha de histórias no blog continuará'.
No Ascensor do Lavra, Vasco Araújo propõe que a viagem transmita a fruição de um ponto de encontro. “Ah! Os caminhos estão todos em mim” é uma das frases, de Fernando Pessoa, que ocupou lugar nos assentos do ascensor – pensamentos que o artista pretende que acompanhem os passageiros.
Susana Anágua concebeu uma intervenção no Ascensor da Glória que se concentra no exercício mecânico que se dá entre os dois ascensores. O movimento de troca de pesos e o fugaz momento de equilíbrio é o espaço-tempo que a artista pretende tornar visível.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Portugueses pagam mais pelos combustíveis


Empresas actualizaram preço do gasóleo e da gasolina

Foram precisos apenas seis dias em 2010 para os combustíveis aumentarem nos postos da Galp, da Cepsa e da Repsol. A BP não foge à regra e actualiza o custo dos produtos petrolíferos durante a próxima madrugada.
Esta manhã, o gasóleo era mais caro dois cêntimos (1,094 euros) nos postos da Galp e a gasolina custava mais 1,5 cêntimos (1,329 euros).
Os aumentos foram ainda maiores na Cepsa, onde um litro de gasóleo custa agora mais 2,2 cêntimos (1,099 euros) e a gasolina aumento dois cêntimos (1,338 euros).
Já nos postos da Repsol, os preços dos combustíveis subiram 1,7 cêntimos, passando o gasóleo a custar 1,099 euros e a gasolina 1,339 euros.
A BP actualiza na próxima madrugada em um cêntimo os preços da gasolina e do gasóleo.
A justificar o aumento do preço dos combustíveis está a subida do preço dos produtos refinados no mercado internacional desde o final de Dezembro.

Ascensores de Lisboa ficam cheios de arte


A partir de hoje, o Elevador de Santa Justa e os Ascensores do Lavra e da Glória estão mais coloridos e modernos. O projecto Arte em Movimento vai vestir a superfície exterior dos três ascensores com criações de diversos artistas plásticos portugueses. O projecto, que se deverá manter durante os próximos seis meses, faz parte do programa cultural de promoção de Arte Pública que a Carris pretende estender a alguns veículos da sua frota.

JANEIRAS

A Associação Renovar a Mouraria e a Casa da Achada vão cantar as Janeiras, no sábado, a partir das 15h, pelas ruas e tasquinhas da Mouraria.

25 milhões de ameaças informáticas em 2009

MUNDO O PandaLabs analisou e classificou mais malware em 2009 do que nos seus 20 anos de existência

O ano passado bateu recordes em ameaças informáticas com 25 milhões de novos vírus. Segundo o PandaLabs, foi analisado e classificado mais malware em12 meses do que nos 20 anos de existência da empresa(15 milhões de ameaças).
As redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o YouTube, são consideradas os sítios com maior propensão para os ataques cibercriminosos. Além disso, o PandaLabs detectou o ressurgimento dos vírus tradicionais, como Conficker, Sality ou Virutas.
Outra conclusão do relatório prende-se com a quantidade de spam recebido. Cerca de 92% do tráfego de e-mail foi identificado como spam, sendo que os truques utilizados para enganar as potenciais vítimas centram-se sobretudo na exploração de assuntos actuais e notícias dramáticas. Escândalos com celebridades, mortes (reais ou fictícias), gripe A e vídeos compremetedores de políticos foram alguns dos temas mais recorrentes.

Portugal com menos ataques

Em relação aos sectores mais afectados, o automóvel e as instituições governamentais lideram, sendo de destacar o facto de os casos de ciberataques com motivações políticas terem aumentado
significativamente durante 2009.
Por regiões e países alvo de mais ameaças,Taiwan lidera o ranking, seguido pela Rússia, Polónia, Turquia, Colômbia, Argentina e Espanha. No extremo oposto, com menor número de ataques informáticos, ficam países como Portugal e Suécia.

REDES SOCIAIS: NOVOS ALVOS DOS PIRATAS

A crescente popularidade das redes sociais vai ser uma dor de cabeça para os cibernautas este ano, pois devem surgir cada vez mais ataques de engenharia social, prevê a Symantec. Serão
frequentes as chamadas técnicas de engenharia social, que consistem em ataques feitos em redes sociais, onde os utilizadores são aconselhados a visitar links ou a fazer o download de programas por supostos amigos da sua rede nestes sites.

CP com greve marcada para dia 21


Trabalhadores reivindicam publicação da avaliação profissional


O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) entregou esta terça-feira um pré-aviso de greve para o dia 21 deste mês, em protesto com a ausência da avaliação profissional por parte da administração da empresa.
No pré-aviso, o Sindicato alegou que "há dois anos que a avaliação não é dada e, consultados os órgãos da empresa, não é dada nenhuma perspectiva de quando as mesmas são tornadas públicas".
Em comunicado, o SNTSF sublinhou que o Acordo de Empresa e o Regulamento de carreiras "estipulam uma avaliação profissional, anual, da qual depende a evolução do trabalhador na respectiva grelha indiciária." Com a actual situação, continua o sindicato, "há trabalhadores que estão a ser prejudicados quando não vêem qualquer evolução profissional".


Entregue aviso de greve da CP e da Refer para dia 21 de Janeiro

COMBOIOS

A confirmar-se a greve, o próximo dia 21, quinta-feira, pode revelar-se muito complicado para os milhares de portugueses que usam todos os dias os comboios da Refer e da CP. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário entregou ontem dois pré-avisos de greve às administrações da CP e da Refer e aos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
O sindicato reivindica a «atribuição do repouso mínimo de 12h aos trabalhadores em regime de escalas de serviço», bem como a «aplicação efectiva do Acordo de Empresa no que concerne às entradas ao serviço a seguir à folga ou outras ausências, que nunca pode ser antes das 6h» e ainda em relação «às avaliações profissionais».
No caso da CP, o sindicato alega que «há 2 anos que a avaliação não é dada e, consultados os órgãos da empresa, não há perspectiva de quando as mesmas são tornadas públicas».

terça-feira, janeiro 05, 2010

Bento XVI apelou hoje ao desarmamento e ao respeito por todas as culturas

Na homilia do Dia da Paz, o Cardeal Patriarca de Lisboa apelou para a salvaguarda do planeta Terra

Presidente da República aponta motivos de preocupação económica



O desemprego, os efeitos da crise económica, os gastos do país e o desequilíbrio das contas públicas poderão levar Portugal para uma "situação explosiva", afirmou o Presidente da República, Cavaco Silva, na tradicional mensagem de Ano Novo.

Ano Novo celebrado em vários pontos do país



O mau tempo que se viveu em Portugal não estragou as celebrações da passagem de ano. Ainda assim, houve algumas alterações e cancelamentos pontuais.

Centenas de pessoas saudaram novo ano com mergulho no mar na Praia da Barra, em Aveiro

Primeiro mergulho do ano na praia de Carcavelos

Nova presidência da UE fica a cargo da Espanha, com o primeiro-ministro José Luis Zapatero

Novas regras e novas leis para 2010

O que aumenta em 2010

Mensagem de Ano Novo de Obama apela à esperança em 2010 depois de um ano muito difícil

Milhares de pessoas festejaram a entrada em 2010 em Times Square, Nova Iorque

Milhares de pessoas reuniram-se nas capitais europeias para darem as boas vindas a 2010

Espectáculo de fogo de artifício no parque das Nações, Lisboa, para dar as boas-vindas a 2010

Passagem de ano na Torre de Belém, Lisboa, com fogo de artifício e os GNR

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Surdos podem falar ao telefone graças à videochamada



A última geração de telemóveis a chamada 3ª geração, ou 3G, concede uma especial conquista aos surdos. A videochamada permite-lhes, pela primeira vez, usar um telefone!

Começam hoje obras no ramal ferroviário da Lousã



As obras na estação de Miranda do Corvo vão começar hoje. Os trabalhos implicam o encerramento total do ramal da Lousã, que liga Miranda do Corvo a Coimbra. Durante o tempo das obras, o transporte ferroviário é substituído por autocarros.

29 de Dezembro - as histórias deste dia



DESCRIÇÃO Inaugurado o Metropolitano de Lisboa. Ocorreu no Dakota do Sul o massacre de Wounded Knee. Londres foi alvo de um bombardeamento devastador durante a Segunda Guerra Mundial. Hong Kong começou a abater 1,25 milhões de galinhas. Madame de Pompadour. Pablo Casals. Cândido Portinari. Jude Law. Grigori Rasputin. Robbie Williams canta "Sexed Up".

Um dia no metro



No dia 29 de Dezembro de 2009 cumpriram-se 50 anos desde a viagem inaugural do Metropolitano de Lisboa. O SAPO foi saber mais sobre o passado, o presente e o futuro deste meio de transporte na capital.

Crónica de um dia no metro.

Memórias de quem trabalhou 43 anos no metro



No dia 29 de Dezembro de 2009 cumpriram-se 50 anos desde a viagem inaugural do Metropolitano de Lisboa. O SAPO foi saber mais sobre o passado, o presente e o futuro deste meio de transporte na capital.

Carlos Inácio trabalhou 43 anos como contabilista do metro de Lisboa. Ao SAPO recordou os primeiros tempos de metropolitano.

Moscavide: E quando o metro aqui chegar?



No dia 29 de Dezembro de 2009 cumpriram-se 50 anos desde a viagem inaugural do Metropolitano de Lisboa. O SAPO foi saber mais sobre o passado, o presente e o futuro deste meio de transporte na capital.

As obras parecem estar no fim. A abertura da extensão da linha vermelha até ao Aeroporto está prevista para 2010 e, a partir daí, Moscavide vai estar «mais perto» do centro da cidade. O que vai mudar nesta zona e nos habitantes quando as carruagens aqui chegarem?

TVI vence ano


Audiências: ‘Uma Canção para Ti’ foi o programa mais visto

A TVI foi a estação mais vista na noite da Passagem-de--Ano quando exibiu a final da terceira edição de ‘Uma Canção para Ti’, que deu a vitória a Guilherme Azevedo. Com esse concurso, apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, a TVI registou uma quota de audiência (share) de 43,5% em total de indivíduos, o que corresponde a uma base de mais de um milhão de telespectadores por minuto, anunciou a estação em comunicado enviado para as redacções.
A gala de ‘Uma Canção Para Ti’ esteve a concorrer directamente com ‘Ídolos’, na SIC, e com a final de ‘Dança Comigo no Gelo’, na RTP 1. Segundo os dados da TVI, que têm por base o serviço da Marktest (empresa de audimetria), o valor mais elevado de audiência instantânea foi registado às 24h42, hora a que foi anunciado o vencedor, quando 1 320 000 espectadores estavam a sintonizar a TVI. Nesse momento, a estação reclama ter registado também a maior quota de audiência: 60,2%.
Em 2009, apesar de ser um ano de mudanças na estação, com a saída do ex-director-geral, José Eduardo Moniz, a suspensão do ‘Jornal Nacional de 6ª’ e a demissão da direcção de Informação, a TVI conseguiu manter a liderança. Segundo os dados da estação, que incluem também a contagem dos blocos publicitários, a TVI fecha o ano de 2009 com um share de 35%. No geral do ano, a RTP 1 fica em segundo lugar com 29,4% e a SIC em terceiro com 28,6%. A RTP 2 registou um share de 7,1%.
No horário nobre (das 20h00 às 24h00), e de acordo com os mesmos dados, a TVI também ganha, com 40,4% de share. Neste horário, a SIC sobe para o segundo lugar com um share de 28% e a RTP 1 cai para terceiro com 26,1% de share.

Vieira critica “desvios”

Provedor do leitor do ‘Público’ saiu dia 31

Joaquim Vieira deixou o cargo de provedor do leitor do jornal ‘Público’ no dia 31. E despediu-se da Redacção na sua crónica, com um texto que faz referência ao caso das alegadas escutas a Belém.
"Mas, no caso que acabou por marcar este mandato de provedor agora no fim (...), continuo a julgar ter dito o que devia dizer: lançar um sério aviso sobre o que, procurando decidir em total independência e autonomia, entendi como desvio aos valores editoriais em que se fundou este jornal (...) numa orquestra afinada basta um dos seus elementos perder o tom (para mais numa posição de chefe de naipe ou de concertino) para que todo o conjunto desafine (imagine-se então se é o maestro a dirigir com outra partitura)", escreveu no passado dia 27 de Dezembro.
Após o veto do conselho de Redacção a Mª Antónia Palla, o ‘Público’ procura novo provedor.

Multibanco bate recorde no Natal


SIBS: No dia 23 foram movimentados mais de 380 milhões de euros

O Natal de 2009 bateu recordes históricos nas operações de multibanco, tendo sido efectuadas no dia 23 mais de 6,8 milhões de operações no total da rede de terminais de pagamento automático e caixas automáticas.
De 1 a 26 de Dezembro os portugueses levantaram mais de 2,1 mil milhões de euros da rede multibanco, o que equivale a 80,7 milhões por dia.
De acordo com um comunicado da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) foram efectuadas no dia 23 de Dezembro mais de 6,8 milhões de operações, correspondentes a um valor total movimentado superior a 380 milhões de euros. A maior parte dos levantamentos efectuados em Dezembro (até ao dia 26) e, correspondentemente o maior valor, ocorreu a 23 na rede multibanco de caixas automáticas, atingindo os 3,3 milhões de operações, num valor total de 126,715 milhões de euros.
"Neste mesmo dia foram batidos os recordes históricos da rede de terminais de pagamento automático multibanco em número e em valor de compras realizadas", que atingiram as 3,5 milhões operações, representando um total de 166,390 milhões de euros, acrescenta o comunicado.
O valor médio das compras foi de 48 euros.

PORMENORES

80 POR SEGUNDO

Num dia normal existem cerca de 80 transacções por segundo na rede multibanco.

DESCIDA A 24

No dia 24 de Dezembro o volume de transacções baixou em relação ao que aconteceu no dia 23.

PAGAMENTOS EM TPA

Entre 1 e 26 de Dezembro foram feitos pagamentos no valor de 2,5 mil milhões.

TOTAL DE CARTÕES

No final de 2008 existiam 19,8 milhões de cartões multibanco.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...