segunda-feira, junho 28, 2010

Programas infantis sem publicidade




A nova proposta de Lei da Televisão tem regras mais apertadas para a publicidade nos programas infantis. As alterações resultam da transposição da directiva "Serviços de Comunicação Social Audiovisual" (SCSA). O documento é votado no Parlamento em Julho.
A colocação de produtos com marcas visíveis nos programas infantis vai deixar de ser possível com a entrada em vigor da nova Lei da Televisão.
O projecto de lei, que é debatido na generalidade, na Assembleia da República a 7 de Julho, traz para o ordenamento jurídico nacional as deliberações europeias resultantes da directiva SCSA que prevê, entre outras medidas, a proibição de colocação de produto em programas infantis.
Assim, personagens a comer cereais de marcas conhecidas ou a sentarem-se em cadeiras com logótipos de refrigerantes deixam de ser possíveis nas próximas produções.
O mesmo princípio não se aplica, porém, aos programas destinados aos adultos. Mas neste caso, a colocação de produto passa a ser regulamentada.
Não podem "afectar a responsabilidade e independência editorial", nem "encorajar directamente à compra ou locação de produtos ou serviços, nomeadamente através de referências promocionais", pode ler-se no documento.
Voltando aos formatos destinados aos mais pequenos, a proposta também diz que não são admitida durante a sua exibição "mensagens relativas a alimentos e bebidas que contenham nutrientes e substâncias com um efeito nutricional ou fisiológico cuja presença em quantidades excessivas no regime alimentar não é recomendada".

"Video-on-demand"

As regras passam a aplicar-se não só ao serviço de televisão convencional, mas também aos serviços audiovisuais a pedido, mais conhecido como "video-on-demand".
Aliás a lei passar-se-á a chamar Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido. No entanto, em relação a estes últimos, as novas normas submete-os "a um conjunto reduzido de exigências face ao que sucede com os serviços de programas de televisão".
Além da Lei da Televisão, no mesmo dia será também debatida a alteração à Lei da Rádio. Uma das mudanças mais significativas é o aumento das licenças de dez para 15 anos.

France Telecom retira oferta ao 'Le Monde'



Consórcio integrava dono do 'Nouvel Observateur' e grupo Prisa

Na corrida ao diário francês está agora apenas a proposta apresentada pelos empresários Matthieu Pigasse, Pierre Bergé e Xavier Niel. Este consórcio tem o apoio da Sociedade de Redactores do 'Le Monde', mas incomoda o presidente francês.


A operadora de telecomunicações francesa concorria em parceria com Claude Perdriel, dono do semanário político 'Nouvel Observateur' e com o grupo espanhol Prisa, que já detém 15% das acções do diário francês, e apresentou um proposta, de 100 milhões de euros.
Neste momento mantém-se apenas a proposta do trio de empresários franceses formado por Matthieu Pigasse (banqueiro e dono da revista 'Inrockputbiles'), Pierre Bergé (dono da casa de moda Yves Saint-Laurent) e Xavier Niel (fundador da operadora Free e ligado à pornografia), que ofereceu mais 20 milhões do que a rival. Este grupo tem já o apoio de 90% da Sociedade de Redactores do 'Le Monde', principal accionista do diário, mas as ideias esquerdistas ligadas a este grupo incomodam Nicholas Sarkzoy.
Segundo o director do 'le Monde', Eric Fottorino, o presidente francês teria ameaçado retirar o apoio ao diário caso avançasse esta proposta.

Canais das ilhas “marginalizados”



Serviço público: Comprometido nas regiões autónomas

O Conselho de Opinião (CO) da RTP alerta para o "desinvestimento na rádio e na televisão regionais", que nas últimas semanas tem vindo a ser debatido pelos grupos parlamentares dos Açores. Uma delegação do órgão representativo da sociedade civil desloca-se esta segunda-feira a Ponta Delgada para analisar a situação.


"Há um claro desinvestimento a todos os níveis. Enquanto em Lisboa se adquire tecnologia de ponta, os equipamentos das regiões autónomas continuam os mesmos de há anos", diz ao CM Manuel Coelho da Silva.
Para o presidente do Conselho de Opinião da estação pública, "os canais das ilhas são marginalizados". E questiona: "por que razão a RTP África e a RTP Internacional estão no cabo e a RTP Açores e a RTP Madeira não?". Coelho da Silva diz ainda que "os diversos grupos parlamentares dos Açores estão sensíveis à situação, que merece uma reflexão e uma resposta adequada por parte da administração da RTP".
O CDS regional avisou que "a RTP Açores necessita de meios humanos e técnicos para oferecer um serviço público plural". Opinião partilhada pelos restantes partidos, que defendem "mais autonomia financeira e administrativa". O presidente do CO corrobora e acrescenta que "não é justo, por exemplo, que o director da RTP Açores tenha de pedir autorização a Lisboa para ir a uma das ilhas".
Ricardo Rodrigues e dois outros deputados do PS-Açores na Assembleia da República visitaram as instalações da TV regional e concluíram que são inadequadas para o exercício da função, exigindo respostas à administração da RTP.

Maioria dos portugueses não vai fazer férias no Verão



Estudo diz que só um terço admite parar entre Junho e Setembro

A maioria dos portugueses admite que não vai parar para descansar entre Junho e Setembro.


Segundo um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), divulgado esta segunda-feira, que contemplou 665 inquéritos, apenas um terço admite parar entre Junho e Setembro. Destes, metade espera “ir para fora cá dentro”.
Em cada cinco turistas que garantem que vão gozar férias no Verão, quatro optam por fazê-lo fora da área de residência onde habitam. Quando chega o momento de escolher o destino, quando a opção é ficar pelo território nacional, o Algarve é o destino de eleição, com 17 por cento dos turistas a rumar até ao sul do País. Segue-se o Porto e Norte de Portugal (8,5 por cento) e a região Centro (5,9 por cento).
Apenas um quinto dos inquiridos (menos de 19 por cento) mostra vontade de ir para o estrangeiro. Aqui, refere a mesma análise, Espanha, França e Reino Unido são os destinos internacionais com maior procura.
Por outro lado, 31,6 por cento dos inquiridos revelam não saber o destino de férias e decidem “em cima da hora”.
Em resposta ao Barómetro Academia do Turismo, os profissionais do turismo nacional antevêem que o mercado interno e externo vai gerar menos receitas durante este Verão, em comparação com o período homólogo de 2009.
“A crise económica e a contenção parecem ser os principais responsáveis pela previsível quebra, visto que o painel acredita, ainda assim, que o número de turistas pode ser igual ou até mesmo superior ao registado no ano anterior”, diz o IPDT.

PCP acusa PS, PSD e CDS de ofensiva contra trabalhadores



O PCP acusa PS, PSD e CDS de reduzirem direitos e de terem em marcha uma ofensiva contra os trabalhadores.

Sondagem dá vitória a Cavaco Silva



Cavaco Silva é o preferido em sondagem em relação a Manuel Alegre e Fernando Nobre.

PSD vence eleições em sondagem da RTP



Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP revela que o PSD ganharia agora as eleições, mas sem maioria absoluta. Os social-democratas ultrapassam o PS em três por cento.

PSD inicia processo de revisão do programa



A ideia principal é reforçar a identidade ideológica e aproximar-se dos cidadãos. O processo de revisão vai decorrer até Março do próximo ano e vai ter o contributo dos militantes e demais sectores da sociedade.

A maior exposição canina do mundo



A Dinamarca recebeu este fim-de-semana cerca de 20 mil cães na maior exposição canina do mundo.

Morreu Paulo Jorge dirigente do MPLA



Morreu Paulo Jorge, dirigente histórico do MPLA. O, até aqui, secretário para as relações internacionais do maior partido angolano notabilizou-se na luta pela independência.

Primeiras eleições na Guiné-Conakri



A Guiné-Conakri realizou as primeiras eleições livres os últimos 52 anos. Não havia um acto eleitoral desde a independência do país.

Redução para metade dos défices públicos



Os líderes dos países do G20 decidiram reduzir os défices públicos para metade até 2013. É a principal conclusão da cimeira dos países mais ricos e mais emergentes do mundo que estiveram reunidos em Toronto, no Canadá.

O fisco vai passar a saber quanto cada cidadão recebe em juros de poupanças



Os bancos são obrigados, a partir deste ano, a enviar às finanças o nome de cada cliente e os rendimentos que receberam. A medida tem retroactividade a 2009. Em causa estão as poupanças provenientes dos depósitos bancários, certificados de aforro, fundos de investimento ou seguros de vida.

Um terço das famílias portuguesas no limiar da pobreza



A Associação para o Desenvolvimento identificou 31 por cento de famílias em condições de pobreza, a viver com 360 euros por mês. São agregados familiares que têm emprego, mas cujos salários não chegam para fazer face às despesas com a casa, alimentação e educação dos filhos.

Aumentos de transportes, gás e IVA a partir de quinta-feira



Os portugueses vão começar a sentir o efeito do primeiro pacote de medidas de austeridade aprovado pelo PS e PSD. O preço dos transportes aumenta 1,2 por cento e gás natural vai subir 3,2 por cento, o primeiro aumento em três anos, a partir de 1 de Julho.

Projecto de defesa na Casa Pia



Através do jogo três mil crianças e jovens da Casa Pia estão a aprender a reconhecer e a defender-se dos abusos sexuais. O projecto começou ainda em 2004 com a Provedora Catalina Pestana.

domingo, junho 27, 2010

Portugal só venceu uma vez a Espanha em jogos oficiais

Festa da Sardinha Assada e da Amizade - 2010



DESCRIÇÃO Milhares de pessoas deslocaram-se a Benavente para participarem na festa da Sardinha Assada e da Amizade.

Actos de vandalismo em Toronto à margem do G20



Violentos confrontos opuseram a polícia a grupos anarquistas e lançaram o caos na cidade. Os distúrbios decorreram à margem de uma manifestação contra a cimeira do G20.

Príncipe Harry participou em exercícios militares nos EUA



Na Academia Militar de West Point, Harry fez alguns disparos com fogo real, algo a que o príncipe já está habituado, já que é um oficial do Exército do Reino Unido.

Cavaco Silva aconselha críticos a consultarem site da Presidência da República



O Presidente da República reagiu com um conselho às críticas de Mário Soares, Manuel Alegre e José Sócrates, depois de ter afirmado que a situação da economia portuguesa é insustentável. Cavaco Silva sugeriu uma consulta ao "site" da Presidência da República, a quem quiser saber "a verdade" sobre o que diz e faz o Presidente.

Soares desvaloriza sugestão de consulta de site da Presidência



Em Arcos de Valdevez, onde está a ser homenageado, o antigo Presidente da República revelou que não sabe aceder a sites.

Portas não comenta declarações de Miguel Relvas sobre possível governo PSD-CDS



O líder centrista prefere criticar o chumbo desta semana, no Parlamento, de uma proposta de redução de administradores públicos.

Vale do Douro lança campanha de promoção



O objectivo é promover a sua candidatura a maravilha da natureza, ao mesmo tempo que se apresenta como destino turístico. É a primeira vez que uma acção destas é feita envolvendo toda a região de Barca d'Alva ao Porto.

Produtores portugueses de vinho tentam seduzir Brasil



O Brasil é considerado um mercado fundamental para os vinhos portugueses, tendo em conta o potencial de crescimento do consumo.

Censos de 2011 vão ter questão sobre orientação sexual



A edição deste domingo do "Correio da Manhã" refere que haverá uma pergunta sobre a relação de parentesco entre as pessoas que vivem na mesma casa. Uma das opções de resposta será: "parceiro em união de facto do mesmo sexo". As associações Opus Gay e ILGA consideram a ideia positiva.

Milhares de bicicletas invadiram a zona oriental da cidade de Lisboa



O Lisboa Bike Tour, um evento que já se tornou um clássico na capital, tem por objectivo cultivar um estilo de vida saudável. No final, todos levaram a bicicleta para casa.

Ministro da Justiça garante investimento em sistema prisional



O ministro da Justiça promete que, apesar da crise, o investimento no sistema prisional é uma prioridade do Governo. O sindicato dos Guardas pede mais meios e mais recursos humanos. O Dia dos Serviços Prisionais foi esta manhã celebrado no Estabelecimento de Santa Cruz do Bispo.

Soares aponta "Europa está desanimada e sem rumo" e pede mudança de paradigma



O ex-governante, que promoveu a adesão de Portugal à CEE, avisa que a Europa acabará como uma região pobre e sem influência caso os 27 não mudem de modelo económico e se assumam federalistas.

Soares afirma que "Europa está desanimada e sem rumo"



Mário Soares considerou que "a Europa está desanimada e sem rumo" e defendeu políticas convergentes entre Portugal e Espanha. Foram as declarações do ex-primeiro-ministro e Presidente da República durante a homenagem em Arcos de Valdevez.

quarta-feira, junho 23, 2010

Telefónica não comenta venda de participação na PT



A espanhola Telefónica recusou-se hoje a comentar a notícia de que terá vendido parte da sua participação na Portugal Telecom em vésperas da assembleia geral de acionistas da operadora portuguesa.
"Não temos nada a comunicar e se tivermos algo que comunicar vamos fazê-lo a todos ao mesmo tempo e não a um ou outro jornal", disse à Lusa fonte oficial da empresa espanhola.
A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já pediu esclarecimentos à PT e Telefónica sobre a eventual venda de parte da posição que a operadora espanhola detém na empresa portuguesa, disse hoje à Lusa fonte oficial do regulador.

Telefónica vendeu 8% da Portugal Telecom



Operadora espanhola vendeu praticamente todo capital que detinha na PT. Vendeu 8% dos cerca de 10% que detinha na Portugal Telecom.
A Telefónica vendeu praticamente todo o capital que detinha na PT. A operadora espanhola vendeu 8% dos cerca de 10% que detém na Portugal Telecom, segundo o site do "Jornal de Negócios".
A operação ocorre numa altura de tensão entre as duas companhias, motivada pela intenção da operadora espanhola comprar a posição da telefónica portuguesa na Vivo, e em véspera da assembleia-geral de accionista, agendada para dia 30.
Em Maio, a Telefónica fez uma proposta para compra os 50% que a PT detém na Brasilcel, a "holding" propriedade das duas operadoras ibéricas que controla a Vivo.
Depois de uma primeira oferta a 5,7 mil milhões de euros, a Telefónica reviu a sua proposta, oferecendo depois 6,5 mil milhões de euros. Esta proposta será votada pelos accionistas da PT no próximo dia 30.

EUA e Inglaterra em frente, Eslovénia e Argélia fora do Mundial



Os Estados Unidos (1-0 à Argélia) e a Inglaterra (1-0 à Eslovénia) garantiram hoje, quarta-feira, um lugar nos oitavos de final do Mundial de futebol de 2010, na África do Sul.
Um golo de Landon Donovan, já nos descontos (90+1 minutos), valeu um dramático apuramento aos norte-americanos, que, com este tento, passaram do terceiro lugar, e da eliminação, para a vitória no Grupo C.
Por seu lado, Jermaine Defoe marcou, aos 23 minutos, o golo que deu o triunfo à Inglaterra e afastou a Eslovénia, que foi a grande vítima de Donovan e foi eliminada, como na primeira presença, em 2002.
Nos oitavos de final, os Estados Unidos defrontam no próximo sábado o segundo classificado do Grupo D, em Rustenburgo, enquanto a Inglaterra mede forças domingo com o vencedor do agrupamento D, em Bloemfontein.

Reunião sobre SCUT entre Governo e PSD termina sem entendimento



Governo e PSD estiveram hoje, quarta-feira, reunidos, na Assembleia da República, para procurarem uma solução de consenso em torno das portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador. O encontro terminou sem entendimento.
À saída, Miguel Macedo, líder parlamentar do PSD, afirmou não ter sido possível fechar um acordo, dizendo que ainda há "desentendimentos" sobre vários aspectos relativos à introdução de portagens nas SCUT.
Pela parte do Governo estiveram os ministros dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, das Obras Públicas, António Mendonça e o secretário de Estado Paulo Campos, enquanto o PSD se fez representar pelo líder parlamentar, Miguel Macedo, e pelos deputados Jorge Costa e Miguel Frasquilho.
A reunião, que começou com cerca de 40 minutos de atraso, ocorreu na véspera de o Parlamento discutir e votar projectos de toda a oposição para revogar a utilização de dispositivos de identificação electrónica de veículos (chips).
Se os diplomas da oposição forem aprovados, fará cair na prática um dos modelos planeados pelo Governo para começar a 1 de Julho a cobrar portagens em três SCUT: Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata.

PSD vinca princípio da universalidade

O líder parlamentar do PSD vincou, entratento, que o seu partido apenas aceitou dialogar com o Governo sobre política de portagens nas auto-estradas após o executivo ter assumido que aceitava aplicar o princípio da universalidade.
Miguel Macedo falava aos jornalistas no Parlamento, à entrada para a reunião com o Governo. "Sempre entendemos que o princípio da universalidade era absolutamente essencial e o Governo, finalmente - do nosso ponto de vista com bom senso -, acolheu este princípio", referiu o líder da bancada social democrata.
Miguel Macedo referiu depois que o PSD condicionou esta reunião com o Governo se fosse aceite o princípio da universalidade e, uma vez que o executivo já assumiu esse mesmo princípio, o seu partido está disponível para ouvir o executivo.
Interrogado sobre a condição colocada pelo PSD em torno do princípio do utilizador pagador nas auto-estradas, o presidente do Grupo Parlamentar social-democrata afirmou que o seu partido, desde o início, "foi contra a existência de SCUT e a favor do princípio do utilizador pagador".

Sócrates admite portagens em todas as SCUT



O primeiro-ministro admite colocar portagens nas sete SCUT do país e não apenas nas três do Norte. Numa resposta positiva e directa às exigências feitas ontem pelo PSD, José Sócrates não deixou contudo de estabelecer duas excepções: residentes e empresas das regiões atravessadas pelas SCUT.
Às 16 horas, hoje, o líder parlamentar social-democrata, Miguel Macedo, vai reunir-se na Assembleia da República com António Mendonça e Paulo Campos, ministro e secretário de Estado das Obras Públicas, respectivamente. Jorge Lacão, ministro dos Assuntos Parlamentares, que também estará nesta reunião, propôs ontem à noite o diálogo com o maior partido da Oposição.
Deste encontro poderá sair um acordo que evite, eventualmente, o chumbo da lei dos chips, já amanhã, e a reprovação parlamentar das portagens nas três SCUT do Norte, no dia 9 de Julho.
O PSD anunciou ontem que vai chumbar a "lei dos chips", amanhã, no Parlamento, nomeadamente devido ao perigo que o dispositivo electrónico de matrícula (DEM) constitui na violação da privacidade dos cidadãos. Alexandre Relvas, secretário-geral dos sociais-democratas, sublinhou que o partido concorda com o princípio do utilizador-pagador, mas exige a introdução, ainda este ano, de portagens nas sete SCUT existentes no país, e não apenas nas três do Grande Porto, da Costa da Prata e do Norte Litoral, que passarão a ser pagas no dia 1 de Julho.

Portagens nas SCUT do Norte rendem 120 e 150 milhões de euros por ano



SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata permitirão um encaixe financeiro, este ano, entre 60 a 75 milhões.
As contas são do secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, que no início do mês adiantou que o Estado prevê arrecadar uma receita entre 120 e 150 milhões de euros por ano com a introdução de portagens nestas três SCUT.
"As estradas sem custos para o utilizador custam neste momento ao Estado cerca de 600 a 700 milhões de euros por ano", disse, ontem, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça.
Tendo em conta que as portagens nas actuais SCUT A29, A28, A41 e A42 só começarão a ser cobradas em Julho e segundo as estimativas do Governo, este ano deverão entrar nos cofres do Estado entre 60 a 75 milhões de euros.
O Governo fixou em oito cêntimos por quilómetro o valor de referência a cobrar nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, preço igual às autoestradas já com portagem.
A partir do próximo dia 1 de Julho, circular nos troços com portagem da Norte Litoral vai custar 4,05 euros, na Grande Porto 4,15 euros e na Costa de Prata 6,50 euros.
Em 2009, o tráfego médio diário anual nas três SCUT em que o Governo pretende introduzir portagens aumentou em comparação com o ano anterior, segundo dados da Estradas de Portugal.
Pela SCUT Costa de Prata passaram no ano passado, em média, 43112 automóveis, um aumento de cinco por cento em relação a 2008.
Na SCUT Grande Porto circularam, em média, 40424 veículos, mais 2563 (6,8%) do que em 2008.
Já a SCUT Norte Litoral registou um aumento do tráfego médio diário anual de 3,4% em 2009, para 33767 veículos.
O Governo pretende introduzir portagens nas outras quatro SCUT - Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve -, tendo anunciado que o estudo para aferir das condições para introdução de portagens nestas vias estará concluído este ano.
"O Governo tem em curso a avaliação a outras SCUT e, a partir do momento em que esses critérios sejam preenchidos, naturalmente que também as portagens serão aí introduzidas", disse António Mendonça.
Amanhã, quinta-feira, irão a votação na Assembleia da República propostas de revogação relativa à introdução dos DEM - mais conhecidos por chips - nas matrículas dos veículos.

Norte "revolta-se" contra portagens nas SCUT




No dia de mais um buzinão contra as portagens nas SCUT – agora reforçado com vuvuzelas – as palavras de Rui Rio continuaram a ecoar, com expressões de apoio e outras de repúdio, quando disse que as pessoas do Norte estão "à beira de se poderem revoltar".
Enquanto Luís Filipe Meneses, presidente social-democrata da Câmara de Gaia, rejeitava o cenário de revolta popular nortenha invocado por Rui Rio, dizendo que "o tempo da Maria da Fonte já lá vai há muito", o bispo do Porto, Manuel Clemente, assumiu que se deveria olhar com "redobrada atenção" a advertência deixada na véspera pelo presidente da Junta Metropolitana do Porto: "Uma pessoa com a responsabilidade e com a inteligência do dr. Rui Rio não fazia uma afirmação dessas de ânimo leve".
Já o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, acentuou a frase de Rui Rio para dramatizar um pouco mais e avisar que o "sentimento de revolta no Norte" vai "acabar mal de certeza absoluta".
Para pôr água na fervura, Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), considerou que Rui Rio foi longe de mais: "O sentimento de falta de respeito pelas pessoas que vivem no norte litoral - embora não fosse a posição do Governo, mas foi assim que foi interpretada por muitos cidadãos - acaba por ter uma formulação mas expressões algo exageradas de Rui Rio". No entanto, Lage concorda com a posição dos sociais-democratas que têm defendido que o Governo deveria aplicar portagens em todo o país e não ser discriminatório.
A favor do presidente da Câmara do Porto estava também ontem Francisco Araújo, presidente do Conselho Regional do Norte, defendendo que expressou um "sentimento que perpassa ao nível da região Norte".
O socialista Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos, sugeriu que "o Governo deve anunciar quando serão portajadas as restantes", acalmando assim "o sentimento de injustiça existente". Ainda assim, reconheceu ter sido um "erro" a introdução de um pórtico de portagens dentro do município, separando duas freguesias (S. Mamede de Infesta e Leça do Balio) da sede do concelho e obrigando os residentes a pagarem portagem para se deslocarem à câmara.
Parte da revolta já foi manifestada ontem nas ruas, com o buzinão promovido pelas comissões de utentes contra a introdução de portagens nas SCUT A28, A29, A41 e A42, na rotunda da AEP, no Porto, tendo começado por volta das 18 horas e demorado cerca de hora e meia. Desta vez, além de buzinas, cartazes, panfletos e tarjas, surgiram as tão na moda vuvuzelas, que assim ajudaram a elevar o tom do protesto.

Tudo a postos para a noite de São João



No bairro típico das Fontainhas, a repórter Estela Machado testemunhou os preparativos para a noite de festa da Invicta.

Porto em festa na noite de São João



Em noite de São João, há festa garantida na cidade do Porto. Este ano a autarquia preparou vários concertos em pontos diferentes da cidade. À meia-noite haverá fogo de artifício.

A venda de livros de José Saramago disparou após a morte do escritor



Em algumas livrarias o stock esgotou e o Top de Vendas é agora ocupado por livros antigos.

Solstício de Verão celebrado em Stonehenge



O solstício de Verão levou cerca de 20 mil pessoas a Sonehenge, na Grã-Bretanha. Ao som de tambores e aplausos, celebraram o nascer do sol no maior dia do ano.

Ministro das Finanças garante que direitos dos funcionários públicos serão acautelados



O ministro das Finanças reconheceu hoje que haverá menos prémios para a Função Pública. Teixeira dos Santos garante que todos os direitos dos trabalhadores serão acautelados, mas os prémios discricionários serão atribuídos consoante a disponibilidade orçamental o permitir.

Portugueses queixam-se de dificuldades nos bolsos



Os portugueses estão em terceiro lugar na lista dos povos da União Europeia que dizem estar a sentir maiores dificuldades financeiras. Um inquérito europeu nos 27 países da União revelou que as famílias portuguesas admitem ter dificuldades em pagar, ao fim do mês, todas as contas e as prestações de crédito acumuladas.

Parlamento espanhol aprova reforma das leis do trabalho



O pacote apenas recebeu luz verde do PSOE. Os demais partidos abstiveram-se e não pouparam nas críticas ao documento.

PM `disponível` para explicar o que disse sobre Moura Guedes



O primeiro-ministro, José Sócrates, escusou-se a comentar o pedido do Tribunal de Instrução Criminal ao Parlamento para o levantamento da sua imunidade, na sequência de uma queixa interposta pela jornalista Manuela Moura Guedes. "Era só o que me faltava agora ter que dedicar-me a esses comentários sobre processos por difamação", disse Sócrates.

Sócrates procura responder a inquietações sobre SCUT



Para "responder às inquietações com a justiça", o primeiro-ministro propõe, como "salvaguarda", que nenhum dos residentes ou entidades com actividade económica registada paguem portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador.


Governo ainda acredita em solução para as SCUT



O Governo admite discutir com o PSD a introdução de portagens nas SCUT. A reunião está prevista para esta quarta-feira. O ministro dos Assuntos Parlamentares acredita que, depois de esclarecidas algumas dúvidas, vai ser possível encontrar uma solução.


Milhares contestam portagens a Norte



Milhares de pessoas manifestaram-se no Porto contra o pagamento de portagens. Os utentes não percebem por que razão apenas a Região Norte vai passar a pagar.

Rio acusa Governo de brincar com os "sentimentos" a Norte



Rui Rio voltou a dizer na RTP que não percebe porque é que só a Região Norte vai pagar portagens. O presidente da Junta Metropolitana do Porto chegou mesmo a dizer que estão a brincar com os "sentimentos das pessoas".

Novo Estatuto da Carreira Docente envolto em dúvidas



O novo Estatuto da Carreira Docente foi publicado esta quarta-feira em Diário da República, terminando com a divisão da classe entre professores e professores titulares. A publicação acontece após as declarações do secretário de estado de Educação, que levantou algumas dúvidas. Alexandre Ventura diz que lei da Função Pública se sobrepõe ao Estatuto.

Dúvidas persistem no Estatuto da Carreira Docente



O secretário de Estado da Educação garante que tudo o que foi acordado com os Sindicatos vai ser respeitado.

Queixa de Moura Guedes resultou de declarações de Sócrates à RTP



A 22 de Abril de 2009, em entrevista à RTP, o primeiro-ministro referia-se ao bloco informativo então apresentado por Manuela Moura Guedes como um espaço de "jornalismo travestido".

Utentes das SCUT não desarmam



A Comissão de Utentes das SCUT do Norte mantém-se intransigente e não quer portagens em nenhuma região do país. Foi o que explicou à RTP José Rui Ferreira.

Bancada do PS submetida a disciplina de voto no "dossier" SCUT



A Oposição leva ao Parlamento os diplomas que pretendem revogar a aplicação do dispositivo de identificação electrónico para pagamento das SCUT.

Políticos "não podem estar à mercê de qualquer acusação particular"



Em entrevista à RTPN, o jurista e professor universitário Raposo Subtil fez a leitura do pedido do Tribunal de Instrução Criminal para o levantamento da imunidade de José Sócrates. "A base de tudo isto é que o sistema democrático também ele está protegido protegendo os titulares de cargos públicos", sustentou.

Levantamento de imunidade a Ricardo Rodrigues aprovada hoje pela Comissão de Ética



Aprovado pela Comissão de Ética está já o pedido de levantamento de imunidade parlamentar do socialista Ricardo Rodrigues. O deputado deverá, agora, responder por escrito ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, já que foi esta a sua escolha. Recorde-se que a audição de Ricardo Rodrigues pelo Ministério Público estava dependente do levantamento da imunidade parlamentar. Essa audição surge no decurso da queixa apresentada por dois jornalistas da revista Sábado, por furto e atentado à liberdade de imprensa, depois de o deputado ter-se apropriado dos gravadores dos jornalistas.

PS promete votar de forma "responsável"



A votação parlamentar com vista à introdução de portagens nas SCUT está agendada para sexta-feira. O líder do grupo parlamentar do PS diz que os deputados socialistas vão votar de forma responsável.

Governo quer dialogar sobre SCUT com PSD



O Governo anunciou estar disponível para dialogar com o PSD sobre a introdução de portagens nas SCUT. Esta quarta-feira deverá realizar-se uma reunião com os sociais-democratas para esclarecer tudo sobre o assunto. Isto se o PSD aceitar o encontro proposto pelo PS.

Imunidade parlamentar de Sócrates pode ser levantada



O pedido terá sido já feito pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e dado entrada na Comissão de Ética da Assembleia da República. Em causa está um processo judicial que envolve José Sócrates e que estará relacionado com uma queixa da jornalista Manuela Moura Guedes.

Sindicatos dos professores satisfeitos com alterações ao estatuto da carreira docente



FNE e FENPROF estão satisfeitas com a publicação em Diário República das alterações ao estatuto da carreira docente. As estruturas sindicais dizem que o documento está de acordo com o que foi negociado com o Governo. O documento fala em "quadros de escola" e não em "mapas de pessoal", uma dúvida que foi suscitada ontem, na comissão de educação.

terça-feira, junho 22, 2010

Pagar ADSE durante licença de parto



Situações de desconto para ADSE são alargadas

Os funcionários públicos vão passar a descontar para a ADSE mesmo quando estejam de baixa ou de licença de maternidade e a receber os respectivos subsídios. Esta disposição consta do decreto de execução do Orçamento do Estado que ontem entrou em vigor.
"Os descontos para a assistência na Doença dos Servidores do Estado (ADSE) têm lugar mesmo quando não haja prestação de trabalho", adianta o decreto de execução do OE/2010, agora publicado, e que estende esta obrigação aos demais subsistemas de saúde da Administração Pública. Na prática, isto significa que, mesmo nas situações de protecção social previstas na lei, os funcionários públicos passarão a descontar para a ADSE.
Até 2009, os funcionários públicos integrados na Caixa Geral de Aposentações (ou seja, os que entraram até 2005, pois a partir daí passaram a ser directamente inscritos na Segurança Social) recebiam o salário nas situações de baixa ou de licença de maternidade. No ano passado, e no âmbito do processo de convergência dos regimes previdenciais, passaram a receber um subsídio cujo valor é calculado pela fórmula que é usada no regime geral de Segurança Social. Mas apenas na parte da licença de maternidade e parentalidade, porque na protecção na doença a matéria ainda não foi regulamentada. Desde que a licença de parto lhes deixou de ser paga como um vencimento e foi considerada subsídio, nos meses correspondentes não descontavam para a ADSE. Esta "isenção" vai agora deixar de existir. Ao que pode ainda concluir-se do mesmo mo diploma de execução, os descontos para a ADSE nestas situações concretas poderão ser de 1% ou 1,5%.
Outra das mudanças é a agilização dos pedidos voluntários de mobilidade especial ou de licença extraordinária. Até agora, apenas os funcionários dos serviços definidos anualmente por despacho do Ministério das Finanças podiam pedir para passar à mobilidade e requerer a licença. A partir de agora, o funcionário pode tomar a iniciativa e avançar com o pedido, ainda que a autorização fique dependente da concordância do dirigente máximo do serviço membro do Governo competente.

Um ponto e muitas interrogações nas contas de Portugal



Portugal está a um ponto de atingir os oitavos-de-final do Mundial, mas até pode alcançar o apuramento como líder do Grupo G, caso derrote o Brasil. Mais embrulhadas estão as contas referentes a possíveis adversários, na fase seguinte da prova.
Um empate no último jogo da primeira fase, com o Brasil, é o que basta à turma portuguesa, para chegar aos oitavos-de-final do Mundial. A goleada (7-0) à Coreia do Norte, conjugada com a vitória dos brasileiros (3-1), na véspera, com a Costa do Marfim, fez disparar as hipóteses lusas de seguir em frente.
Com a canarinha já qualificada e os norte-coreanos eliminados, a derradeira jornada do Grupo G, agendada para a próxima sexta-feira (15 horas), clarificará as últimas dúvidas. Além da questão do segundo apurado, falta definir a primeira posição, sendo que ao Brasil basta um empate para agarrar a liderança, posto a que a turma lusa só chegará, em caso de vitória. Na luta pelo segundo lugar, Portugal até poderá perder com os brasileiros e seguir na mesma em frente. Com um goal-average de 7-0, contra os 1-3 da Costa do Marfim, a equipa de Carlos Queiroz tem uma vantagem de nove golos, mas garantiria a passagem, por exemplo, se perdesse por 4-0 e os marfinenses vencessem por 5-0. Nesse caso, um golo faria a diferença.
Após carimbar a mais do que provável qualificação, Portugal terá de esperar para conhecer o futuro adversário, que será um de quatro, todos do Grupo H. Até as Honduras, que têm zero pontos, poderão qualificar-se. Esse agrupamento define-se na noite de sexta-feira, sendo que se a turma lusa ficar em primeiro defronta o segundo do outro grupo, enquanto se for segundo, terá de medir forças com o líder.
Nesta altura, até o dia da discussão dos oitavos-de-final está em causa. Se Portugal ganhar o grupo, jogará na próxima segunda-feira, em Joanesburgo. Se ficar em segundo, actuará no dia seguinte, na Cidade do Cabo, onde ontem goleou a Coreia do Norte. Se tudo tivesse terminado após a segunda jornada, os portugueses jogariam agora com o Chile, que estão na frente do Grupo H e necessita só de um empate, no último jogo, com a Espanha, para se qualificar.
A Suíça, que derrotou os espanhóis no arranque da prova, está na segunda posição e, se o conservar, o mais provável é que defronte o Brasil na fase seguinte. Tidos à partida como favoritos, nuestros hermanos ainda estão em lugar de eliminação, mas salvam-se se, por exemplo, ganharem o último jogo e houver um empate, no Suíça-Honduras.

Portugal é o nono mais pobre da União Europeia



PIB per capita em poder de compra

Só alguns dos países do antigo bloco comunista que aderiram à União Europeia (UE) são mais pobres que Portugal. O nosso país é o nono pior no ranking do poder de compra. No topo da lista está o Luxemburgo, com elevada percentagem de população de origem portuguesa.
Na sequência da crise financeira que assolou as dívidas soberanas na zona euro, Portugal foi agregado no grupo dos PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha), os maus alunos da Europa, mas, segundo um estudo do Eurostat sobre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita expresso em poder de compra, deste grupo apenas Portugal e Grécia estão abaixo da média da UE. E Portugal, com índice 78, está em desvantagem significativa em relação aos gregos (95).
O Luxemburgo lidera o ranking com índice 268, mas o Eurostat, gabinete de estatística da UE, explica que este número é desvirtuado pelo facto de haver muitos trabalhadores de países vizinhos que cruzam as fronteiras e contribuem para PIB luxemburguês, mas que não são contabilizados como residentes daquele país.
A seguir ao Luxemburgo, o índice é ocupado pela Irlanda, Holanda, Áustria, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Espanha e Itália, todos acima da média europeia.
Em comunicado, o Eurostat explica que este índice “elimina diferenças de níveis de preços entre países. Um PPS ( Purchasing Power Standard) compra o mesmo volume de bens e serviços em todos os países”.

PIB per capita em poder de compra
Média europeia: índice 100

Luxemburgo: 268
Irlanda: 131
Holanda: 130
Áustria: 124
Suécia: 120
Dinamarca: 117
Reino Unido: 117
Alemanha: 116
Bélgica: 115
Finlândia: 110
França: 107
Espanha: 103
Itália: 102
UE: 100
Chipre: 98
Grécia: 95
Eslovénia: 86
Rep. Checa: 80
Malta: 78
Portugal: 78
Eslováquia: 72
Hungria: 63
Estónia: 62
Polónia: 61
Lituânia: 53
Letónia: 49
Roménia: 45
Bulgária: 41

O preço do ouro atingiu um novo recorde



O metal atingiu o máximo histórico no mercado de Londres, onde uma onça foi negociada a MIL 265 dólares. Na origem desta subida do ouro está o facto do banco central chinês ter permitido, pela primeira vez em dois anos, que a moeda chinesa valorizasse face ao dólar.

Malta apanhou Portugal na lista dos países mais ricos da União Europeia



Portugal e Malta ocupam a 17.ª posição entre os 27 Estados-membros, com um rendimento por pessoa 22 pontos percentuais abaixo da média comunitária.

CTT começam a reservar identificadores para SCUT



A partir desta segunda-feira, vai ser possível reservar o identificador que permite pagar as portagens nas SCUT. O dispositivo custa 25 euros, que são depois convertidos em crédito para pagar portagens.

Alunos do Secundário submetidos a exames nacionais



Os exames nacionais regressaram esta segunda-feira no Ensino Secundário com uma das disciplinas mais temidas - a Matemática. Inscreveram-se mais de 57 mil alunos para este exame.

Liedson espera que a selecção portuguesa vá o mais longe possível



Mundial2010

O jogador do Sporting entrou na fase final do jogo mas mesmo assim ainda aproveitou para marcar um golo de belo efeito.

Hugo Almeida marcou pela Selecção



Mundial2010

A equipa nacional não pensava em goleadas mas quis entrar a jogar bem e concentrada. Carlos Queiroz dera a ordem: jogar bem, ganhar e marcar golos. Hugo Almeida diz que a equipa está de parabéns.

Eusébio recorda o melhor jogo com a camisola portuguesa



Mundial2010

Eusébio marcou quatro golos na vitória por 5-3 diante da Coreia, em 1966. Diz que foi o melhor jogo que fez com a camisola portuguesa.

Carlos Queiroz diz que este foi ´um grande dia`



Mundial2010

O Seleccionador Nacional elogiou a atitude da Coreia do Norte e afirmou que Portugal já está a preparar o próximo jogo frente ao Brasil.

O ambiente à saída do estádio era de euforia para os adeptos portugueses



Mundial2010

Mesmo os estrangeiros mostraram-se rendidos ao jogo da Selecção.

Tarde de festa em Lisboa para celebrar vitória da selecção



Mundial2010

A festa da vitória sobre a Coreia do Norte (7-0) foi de arromba. Em Lisboa, milhares de pessoas aproveitaram a hora de almoço para assistir à partida.

Portugal protagonizou a maior goleada até ao momento do Mundial



Mundial2010

A selecção Nacional bateu a Coreia do Norte por 7 bolas sem resposta. Cristiano Ronaldo marcou finalmente um golo após dezaseis meses de jejum. Entre os apoiantes na África do Sul e em Portugal, reina o entusiasmo.

domingo, junho 20, 2010

Exame mais complexo


Matemática: Nível de exigência da prova do 9º ano subiu

Desta vez, apesar de denunciar aspectos que considera desajustados e de sublinhar que os níveis de exigência continuam "abaixo do que seria desejável", a SPM chega mesmo a tecer elogios. "Passos destes são positivos e devem ser continuados, afim que o baixo nível dos últimos anos não se torne numa referência definitiva para as metas a atingir no final do 3º Ciclo".
Já os alunos ontem ouvidos pelo CM na Escola Filipa de Lencastre, em Lisboa, foram unânimes em considerar a prova acessível. "Foi mais fácil do que eu esperava, principalmente as perguntas de escolha múltipla", disse Ângelo Libório, que tal como a maioria dos alunos desta escola fez a prova em 90 minutos e não precisou de usar a meia hora de tolerância.
Noutro âmbito, o Ministério da Educação divulgou ontem dados sobre as provas de aferição deste ano. No 2º Ciclo, houve 88,4 por cento de positivas a Língua Portuguesa (90% o ano passado). A Matemática, as positivas baixaram de 79 para 77 por cento.
No 1º Ciclo, os resultados foram quase iguais, com 91,6% de positivas a Língua Portuguesa e 88,9% a Matemática.

DEPOIMENTOS

"FOI FACÍLIMO, ACHO QUE VOU TER 100 POR CENTO", Sofia Mimoso, 15 anos

"O exame foi facílimo, vou ter 100 por cento ou quase. Foi muito mais fácil do que os testes da minha ‘stora’. Eu venho a exame com um 4 mas acho que merecia 5. Mesmo que tenha 100 por cento não chego ao 5 porque o exame só conta 30 por cento. Vou querer seguir no futuro a área de Ciências."

"MAIS ACESSÍVEL DO QUE OS TESTES QUE FIZEMOS", Francisco Chambel, 14 anos

"Achei este exame de Matemática muito acessível e mais fácil do que os testes que fizemos ao longo do ano. Não estudei muito, mas, mesmo assim, acho que vou conseguir ter um 3. O meu objectivo é seguir a área de Humanidades e, mais tarde, fazer o curso de Direito."

CALENDÁRIO 1ª FASE

Ensino Secundário (10.º/11.º/12.º)

21, segunda-feira

09h00 - Literatura Portuguesa

09h00 - Matemática B

09h00 - Matemática A

14h00 - História A

22, terça-feira

09h00 - Física Química A

09h00 - Geografia A

23, quarta-feira

09h00 - Geometria Descritiva A

09h00 - Economia A

Passos Coelho quer que os organismos do Estado passem a justificar as despesas

20 de Junho - as histórias deste dia



DESCRIÇÃO Lançado o imposto para a construção do Aqueduto das Águas Livres. Criados os estatutos da Universidade de Oxford. A rainha Vitória de Inglaterra sobe ao trono. Criado o 'telefone vermelho' entre Washington e o Kremlin. Nasceram Erroll Flynn, Martin Landau, Nicole Kidman, Paulo Bento e Frank Lampard. O Duo Ouro Negro e "Lindeza".

Cavaco Silva considera que cumpriu todas as obrigações

SIC acompanha últimos instantes da cerimónia fúnebres de José Saramago

Centenas de portugueses despediram-se este domingo de José Saramago

População de Azinhaga acompanhou as cerimónias fúnebres de Saramago

Corpo de Saramago foi cremado em Lisboa

Corpo de Saramago deixa os Paços do Concelho rumo ao cemitério do Alto de São João

Restos mortais do escritor rumam ao cemitério do Alto de São João

Vice-Presidente do Governo espanhol, Maria Teresa de la Vega

Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, presta homenagem a José Saramago

"As cinzas de José Saramago descansarão na cidade de Lisboa"

Miguel Relvas relativiza ausências de Cavaco e Passos Coelho

Soares diz que se fosse PR estaria no funeral de José Saramago

"Ser primeiro-ministro neste momento é o pior que pode acontecer a qualquer pessoa"

Marcelo Rebelo de Sousa diz que mensagem de Cavaco foi importante

Sócrates não quis comentar ausência de PR do funeral de José Saramago

Louçã apela a Cavaco para que esqueça "perseguição política" a José Saramago

Saramago já tinha mostrado ao editor as primeiras páginas do novo romance

Centenas de pessoas escreveram último capítulo de José Saramago



O corredor central do cemitério do Alto de São João, em Lisboa, foi pequeno para acolher as largas centenas de pessoas que quiseram assistir à cerimónia fúnebre do escritor José Saramago.
Eram 13.10 horas, quando a urna do Prémio Nobel da Literatura entrou, carregada em ombros e coberta com a bandeira portuguesa, no cemitério do Alto de São João.
Centenas de pessoas aplaudiram, durante mais de 10 minutos. Lançaram cravos vermelhos, abraçaram os exemplares dos livros do escritor que levaram consigo, emocionaram-se, na derradeira homenagem prestada do Nobel da Literatura.
“ Saramago : a Luta continua", ouviu-se, entre as centenas de pessoas, que se concentravam à entrada do crematório.
Quando as portas do crematório fecharam, reservando o espaço à família e aos amigos, continuaram a ouvir-se aplausos e gritos de apoio, como: " Saramago , amigo, o povo está contigo".
Pelas 13.25 horas, o fumo começou a sair da chaminé do crematório, arrancando mais aplausos à população que assistiu, emocionada, a este momento. Estava cumprido um dos pedidos expressos em vida por Saramago : ser cremado.
Os cravos vermelhos foram outra das notas de cor na despedida do escritor português, simbolizando a luta pela liberdade e também a militância comunista.
Uma única bandeira do PCP, empunhada por alguns militantes junto ao crematório, serviu para juntar naquela zona muitos apoiantes do partido.
Muitos foram também os admiradores do Nobel que decidiram levar alguns dos seus livros mais emblemáticos para esta despedida: "Memorial do Convento", "Ensaio sobre a Cegueira" e "Caim", a última obra do autor, iam sendo levantados à medida se ouviam aplausos.
Álvaro Paninho, um dos populares presente no Alto de São João, fez questão de ir acompanhado pelo "Evangelho Segundo Jesus Cristo", a polémica obra que levou um ex-secretário de Estado do PSD, Sousa Lara, a impedir Saramago de concorrer a um prémio.
E houve outra polémica a pontuar os discursos de alguns dos presentes: a ausência do Presidente da República nas cerimónias fúnebres do único Nobel da Literatura português.
À margem de polémicas, várias personalidades da política e da cultura juntaram-se à derradeira cerimónia fúnebre, como o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que foi fortemente aplaudido quando chegou à zona do crematório, acompanhado pelo seu antecessor, Carlos Carvalhas.
O presidente da câmara de Lisboa, António Costa, o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louça, o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e o cantor Carlos do Carmo foram outras das personalidades presentes.
No final da cerimónia, Pilar del Rio foi também longamente aplaudida pela população, no momento em que abandonava o local onde o corpo do marido se transformou em cinza.

Cavaco Silva garante que cumpriu obrigações de Chefe de Estado



O Presidente da República desvalorizou hoje, domingo, "alguma polémica estéril" gerada em torno da sua actuação em relação à morte de José Saramago, garantindo ter feito o que lhe competia como chefe de Estado.
Em declarações aos jornalistas na ilha de S. Miguel, onde hoje termina quatro dias de férias, Cavaco Silva sublinhou que aquilo que o chefe de Estado deve fazer é "diferente daquilo que deve ser feito pelos amigos ou deve ser feito pelos conhecidos".
"O que um chefe de Estado deve fazer é diferente daquilo que deve ser feito pelos amigos ou deve ser feito pelos conhecidos. Devo dizer que nunca tive o privilégio na minha vida, se me recordo, de alguma vez conhecer ou encontrar José Saramago", declarou o Presidente da República.
Cavaco Silva referiu que na sua qualidade de chefe de Estado emitiu uma "uma nota oficial prestando homenagem à obra literária de José Saramago e ao seu contributo para a projecção da cultura portuguesa no Mundo", enviou uma coroa de flores e promulgou o decreto de declaração de dois dias de luto nacional.
"Hoje de manhã o meu chefe da Casa Civil e o meu chefe da Casa Militar apresentaram sentidas condolências aos familiares de José Saramago", acrescentou.
Interrogado sobre se os restos mortais do Nobel Português devem ir para o Panteão Nacional, disse tratar-se de uma matéria da competência da Assembleia da República.
Recordou ter sido o Parlamento que decidiu a recente trasladação para o Panteão dos restos mortais de Aquilino Ribeiro, o que aconteceu décadas depois da sua morte.
O Presidente da República justificou ainda a sua permanência de férias em S. Miguel, apesar da morte de Saramago, com a importância que para ele tem a palavra dada.
"Todos os portugueses sabem que desde quinta-feira à noite estou nos Açores, em S. Miguel, cumprindo uma promessa que fiz há muito tempo a toda a minha família, filhos e netos, de lhes mostrar as belezas desta região", declarou.
Cavaco Silva recordou, também, o seu apelo recente para que os portugueses "não deixem de conhecer a riqueza paisagística, a riqueza cultural e histórica do nosso país até antes de conhecerem outras partes do mundo e os Açores tal como a Madeira têm algo que não deve deixar se ser conhecido".
"Eu quis que desde o neto de mais tenra idade à neta mais com mais anos e os filhos também tivessem oportunidade", acrescentou

Um adeus português ao escritor universal



Corpo do escritor chegou ontem a Portugal. Funeral é hoje, em Lisboa

Milhares de pessoas passaram ontem, desde o início da tarde, pelo Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa para uma derradeira homenagem ao escritor José Saramago, falecido anteontem, na ilha espanhola de Lanzarote. O funeral realiza-se hoje às 12 horas.
Anónimos e figuras públicas associaram-se à manifestação de pesar pelo desaparecimento físico do mais laureado escritor português contemporâneo. Primeiro, a conta-gotas e, ao fim de alguns minutos, com a chegada de um número crescente de pessoas, a fila não tardou a chegar à Praça do Município. A espera, essa, prolongou-se por longos minutos.
Além de familiares e amigos próximos, compareceram ao acto figuras das letras como Eduardo Lourenço, Manuel Gusmão e Gonçalo M. Tavares, mas também políticos de longa data (Jorge Sampaio, Diogo Freitas do Amaral e representantes dos principais partidos (como o primeiro-ministro, José Sócrates, Jerónimo Sousa e Francisco Louçã).
A ausência do presidente da República, Cavaco Silva, da cerimónia não passou despercebida aos presentes, mas, nas declarações aos jornalistas, ninguém criticou o chefe de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa optou por desvalorizá-la, afirmando que "é mais importante a presença espiritual de Cavaco Silva do que a presença física", enquanto o antigo presidente da República Mário Soares observou que "a melhor homenagem é a que o povo português lhe está a prestar"
O cortejo fúnebre parte hoje, às 12 horas, rumo ao cemitério do Alto de S. João, em Lisboa onde será feita a cremação, conforme desejo expresso do autor de "Levantado do chão".

Vaticano critica escritor

O coro de homenagens ao escritor natural da Azinhaga percorreu Mundo, numa demonstração adicional do prestígio e da popularidade da sua obra, mas houve pelo menos uma excepção aos elogios rasgados: ontem mesmo, o diário oficial do Vaticano, "L'Osservatore Romano", publicou um violento artigo em que definia o escritor português como "populista e extremista" de uma ideologia antirreligiosa e marxista.
No texto, que reflecte a tensão existente há longos anos entre o romancista e os meios eclesiásticos, o articulista, Claudio Toscani, critica de forma áspera "o homem e o intelectual de nenhuma admissão metafísica, ancorado até ao final numa confiança arbitrária no materialismo histórico, aliás, marxismo".

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...