quarta-feira, dezembro 28, 2011

Novas Oportunidades não sabem se funcionam na próxima semana



436 cursos suspensos a partir de 31 de Dezembro

Os profissionais de educação e formação de adultos denunciaram esta quarta-feira que cessa sábado o financiamento que suporta a intervenção dos Centros Novas Oportunidades (CNO), sem que tenham informação sobre a continuidade dos projectos

Segundo a comissão instaladora da Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos (ANEFA), a "ausência total de comunicação oficial" quanto ao futuro dos CNO coloca as organizações e as equipas que neles trabalham numa "insuportável indefinição".
Estes profissionais dizem que a situação se agudizou ainda mais perante um concurso de financiamento aberto a menos de um mês e meio do fim do ano, não existindo até hoje qualquer informação sobre os prazos de análise das candidaturas e respectiva comunicação de resultados relacionados com a aprovação ou não.
"Face à ausência de garantias de continuidade em 2012, uma parte significativa dos 436 CNO suspenderão a atividade a partir do dia 31 de dezembro, até ser comunicado o resultado da candidatura efectuada", afirma a associação em comunicado.
A suspensão das actividades, "motivada pela inexistência de orientações", para o período entre o fim do financiamento e a data de aprovação para financiar a actividade em 2012, implicará o "despedimento e/ou redução das equipas pedagógicas", dizem.
Actualmente existem "milhares de profissionais de educação e formação de adultos com vínculo em CNO", afirmam. Os profissionais no terreno queixam-se da dificuldade em agendar e programar processos formativos que possam ir ao encontro das metas constantes na candidatura entretanto realizada.
O Governo está a reavaliar o programa Novas Oportunidades criado pelos anteriores governos liderados por José Sócrates, não existindo conclusões até ao momento por parte do grupo de trabalho criado no âmbito dos ministérios da Educação e da Economia. Apenas se sabe que "não romperá completamente" com o programa. "A formação de adultos é uma das preocupações do Executivo", afirmou à agência Lusa fonte do Ministério da Educação e Ciência (MEC) por ocasião da divulgação do estudo do Conselho Nacional de Educação, na semana passada.
"Após avaliação dos resultados do programa e balanço do trabalho realizado, delinearemos a linha a seguir para maximizar o seu valor e responder às expectativas dos adultos quanto a uma mais valia real no seu futuro profissional", indicou na altura a mesma fonte. Para o MEC, o que interessa é uma valorização da qualificação dos portugueses e não "uma cosmética estatística". A Lusa voltou hoje a contactar o MEC, mas não obteve resposta até ao momento.

Desconto de 50% nos passes de estudantes e idosos mantém-se



Em Janeiro

Os estudantes e os idosos vão continuar a beneficiar dos descontos de 50 por cento nos passes em Janeiro, afirmou à Lusa o presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários Pesados de Passageiros (ANTROP).

Luís Cabaço Martins, presidente da associação que representa cerca de 120 empresas privadas de transporte rodoviário de passageiros, disse que as operadoras continuam a vender os passes com descontos.
"Estamos a vender [os passes para estudantes e idosos com 50 por cento de desconto] para Janeiro, a lei está em vigor", afirmou o presidente da ANTROP, que admite que o Governo "queira alterar" o sistema actual.
"A indicação que as empresas têm é para continuarem a vender, até que haja alguma revisão da lei", acrescentou.
Em Novembro, o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou, em entrevista ao jornal Correio da Manhã, que os descontos de 50 por cento nos passes dos idosos e dos jovens estudantes acabariam.
"A subsidiação etária 4-18, sub-23 e sénior acabou", afirmou, na altura, o secretário de Estado ao jornal diário, numa referência aos passes 4_18@escola.tp e sub23@superior.tp.
A Lusa contactou hoje o Ministério da Economia para tentar saber até quando se vão manter estes descontos, mas não obteve resposta.
Recorde-se que o Governo decidiu adiar de Janeiro para Fevereiro a entrada em vigor do aumento dos preços dos passes e dos bilhetes dos transportes públicos.
No final da semana passada, várias empresas de transportes publicaram anúncios na imprensa a informar os passageiros que a partir de 01 de Janeiro seriam cobrados novos preços, sem terem sido informadas pelo Governo dos novos valores.
Ao abrigo da legislação em vigor, "as empresas devem publicar num dos jornais mais lidos da região o preçário ou aviso do local onde aquele se encontra à disposição do público, com a antecedência mínima de 10 dias".
Este ano, o Governo vai pagar aos operadores privados cerca de 16,8 milhões de euros relativos ao passe 4_18@escola.tp e cerca de 6,6 milhões de euros do título Sub23@superior.tp.

Falharam as negociações entre a CP e os maquinistas



Falharam as negociações entre a CP e os maquinistas para evitar a greve marcada para 1 de Janeiro. O sindicato exige o arquivamento de processos disciplinares abertos a cerca de 200 trabalhadores. A administração entende que a pretensão põe em causa o poder disciplinar da CP.

Nutricionistas desaconselham consumo de doces e fritos no Natal e Pa...



Em época de excessos alimentares há conselhos que vale a pena repetir: moderação nos doces e nos fritos. E, aposta no exercício físico.

Portugueses enviam cada vez menos SMS e já escrevem sobre ‘troika’ e...



Os portugueses enviam cada vez menos mensagens de Natal através do telemóvel. Muito por causa da crise, mas também devido às redes sociais. As operadoras até já deixaram de contabilizar o número de SMS enviados. Quanto ao conteúdo, são um reflexo do momento que o País vive.

Época de Natal com quebras de 30% em Lisboa e no Porto



A época de Natal foi de contracção do consumo nas regiões de Lisboa e do Porto. As associações de comerciantes das duas cidades apontam para perdas de 30 por cento face a 2010.

Em Lisboa, ainda não há dados definitivos, mas de acordo com a presidente da União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), Carla Salsinha, “a quebra é acima dos 30 por cento”, podendo ter ido até aos 40 por cento nalguns casos, ligeiramente acima das perdas de 2010.
No Porto, os números são semelhantes, com descidas na ordem dos 25 a 30 por cento, segundo disse à Lusa o presidente da Associação de Comerciantes, Nuno Camilo. "Os comerciantes do Porto queixaram-se de as quebras terem sido bem mais acentuadas do que no ano anterior”.
Mais optimista mostrou-se o presidente da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, Manuel Lopes, para quem “o Natal correu com normalidade”, sendo que “as vendas não terão sido tão inferiores quanto se chegou a esperar”. “Obviamente que há uma diferença entre dez a 15 por cento, menos do que no ano passado, mas acima de tudo também há empresas que suplantaram as suas vendas no ano anterior”, acrescenta.
“Prevemos que, a nível nacional, tenha ocorrido uma quebra do consumo entre os 500 e os 600 milhões de euros, o que faz com que haja uma quebra significativa nas vendas em todos os sectores de negócios”, especificou Nuno Camilo.
Carla Salsinha e Manuel Lopes destacam os sectores do vestuário e do calçado como os mais afectados, ou seja, “tudo aquilo que não sejam bens de primeira necessidade”, referiu a presidente da UACS. Já os sectores de bens duráveis e semi-duráveis, como os electrodomésticos, mobiliário, têxteis ou automóvel, registaram quebras próximas dos 30 por cento durante o Natal, acima da média global, sustenta o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes.
Em véspera do início da época de saldos de Inverno, que começa quarta-feira e se prolonga até 28 de Fevereiro, o presidente da CCP faz um balanço negativo das vendas durante o período de Natal, atendendo “ao menor rendimento disponível e a uma retracção em termos psicológicos dos consumidores”. Este Natal, segundo o responsável, estima-se que as vendas do comércio tenham registado uma quebra “no mínimo de 15 por cento, em média”.

CCP antevê saldos com descontos no “limite da sobrevivência” das empresas



Queda de vendas no Natal estimada em 15%

Os saldos de Inverno vão ter descontos mais altos em comparação com as promoções do Natal, o que nalguns casos “será o limite da sobrevivência” das empresas, disse à Lusa o presidente da CCP, João Vieira Lopes.

Em declarações à Lusa, o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) considerou que, “tendo em conta as dificuldades das empresas e que muitas delas para vender tiveram de fazer promoções altíssimas antes do Natal, os saldos ainda vão ter descontos mais altos”.
Em muitos casos, adiantou João Vieira Lopes, estes descontos “serão o limite para a sobrevivência das empresas”. O período de saldos de Inverno começa amanhã e termina a 28 de Fevereiro.
Sobre se haverá dinheiro disponível para as habituais compras registadas nas épocas de saldos, o presidente da CCP foi peremptório: “Parece-nos que não. É natural que se venda mais, mas a nossa expectativa é que ficará abaixo dos anos anteriores”.

Electrodomésticos, mobiliário e automóvel com quebras perto dos 30%

Os sectores de bens duráveis e semiduráveis, como os electrodomésticos, mobiliário, têxteis ou automóvel, registaram quebras próximas dos 30 por cento durante o Natal, acima da média global, segundo uma estimativa do presidente da CCP.
Este Natal, segundo o responsável, estima-se que as vendas do comércio tenham registado uma quebra “no mínimo de 15 por cento, em média”, disse Vieira Lopes também à Lusa. No entanto, em sectores com os bens duráveis e semi-duráveis, como os segmentos de electrodomésticos, mobiliário, têxteis ou automóvel, o impacto foi maior.
Segundo o presidente da CCP, o sector alimentar foi o que “não chegou aos dois dígitos” de quebra, embora tenha tido um desempenho “muito irregular” por segmentos. Por exemplo, as bebidas espirituosas registaram uma baixa das vendas, enquanto os vinhos, que são produtos menos sazonais, “tiveram quebras pequenas”.
“Não vemos, neste momento, grandes possibilidades de no curto prazo melhorar”, considerou o presidente da CCP. “Uma das grandes questões que a CCP tem posto ao Governo é que sem algum relançamento económico e apenas com as medidas de austeridade” a economia não avança, facto que está a preocupar a Confederação.

Gregos com queda global estimada em 30%

A Federação do Comércio da Grécia (Esee) estima em 30% a redução de vendas que o sector terá sofrido no país durante as festas natalícias, face ao mesmo período do ano passado.
“As primeiras estimativas para a Grécia durante as festas de Natal mostram uma redução de 40% das vendas no sector do vestuário e calçado, 30% nos electrodomésticos, 20% nas lojas de cosmética, livros e presentes, e 15% no sector da alimentação e bebidas”, segundo um comunicado da Esse citado pela AFP. Apenas os brinquedos para criança escaparam à “depressão do Natal”.
A Esee sublinha que “os descontos nos preços em vários grandes armazéns durante o Natal limitaram as perdas do comércio a retalho”, que nos meses precedentes foram “muito mais importantes” que a redução de 30% sofrida no Natal.

Maquinistas da CP mantêm greve no Ano Novo



A reunião desta tarde entre o representante dos maquinistas da CP e a administração da transportadora terminou sem acordo. O Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) decidiu manter a greve total já convocada para 1 de Janeiro e as paralisações às horas extraordinárias até ao fim do próximo mês.

A decisão foi anunciada pelo presidente do SMAQ, António Medeiros, no final do encontro, que demorou cerca de duas horas.
O SMAQ decidiu avançar para a greve para contestar os processos interpostos pela empresa por causa de incumprimento de serviços mínimos na greve geral de 24 de Novembro de 2010, decretados na altura pelo Tribunal Arbitral.
António Medeiros disse recentemente que, de momento, estão em curso cerca de 200 processos disciplinares de maquinistas. Segundo as contas do SMAQ, os processos representam “mais de 650 dias de previsão de suspensão, uma vez que a média de dias de suspensão ronda os quatro”.
A CP lamenta “que o sindicato não tenha reconsiderado a posição”, disse a porta-voz da transportadora, Ana Portela. Na reunião de hoje, segundo explicou ao PÚBLICO, a CP lembrou estar disponível para arquivar os processos “que eventualmente padeçam de alguma irregularidade”. Uma posição que, de acordo com a CP, já tinha sido transmitida nas reuniões que precederam a paralisação do último fim-de-semana.
O primeiro período de greve dos maquinistas, que começou na sexta-feira passada, terminou no domingo, mas as perturbações ainda se fizeram sentir na segunda-feira na circulação de comboios – com supressões e atrasos nas ligações regionais e de longo curso.
Segundo a CP, os três dias de greve total do último fim-de-semana e a paralisação no primeiro dia de Janeiro deverão causar prejuízos na ordem dos 2,5 milhões de euros. Entre sexta-feira e as 12h de ontem, foram cancelados 2.702 comboios.

Passagens de ano gratuitas um pouco por todo o País



Escolha a festa

A oferta de festas gratuitas de passagem de ano está a aumentar, até porque a crise e a austeridade limitam as opções de escolha dos portugueses. Um pouco por todo o país, há eventos e espectáculos gratuitos.

Lisboa

O espectáculo pirotécnico "Fusão" marca a entrada no novo ano com dez minutos de fogo de artifício que, segundo a organização abraçará o Parque das Nações num momento de "emoção, cor e magia".

Almada

As comemorações no Largo de Cacilhas (junto à Fragata D. Fernando II e Glória) iniciam-se às com os DJs da Antena 3, Mónica Mendes e Rui Estêvão.

Setúbal

Os Homem na Lua, projecto acústico de Sandro Maduro, que faz uma viagem a temas de diversos autores portugueses, entra em cena na Doca dos Pescadores, às 22:30.

Sesimbra

A animação musical está a cargo dos DJ Marco Soul e Black, incluindo um espectáculo piromusical inspirado no sol e no mar de Sesimbra. O fogo-de-artifício é lançado da Fortaleza de Santiago, ao som de Händel e John Miles.

Porto

A cidade assinala a passagem do ano a olhar o rio e o tradicional fogo-de-artifício oriundo de Gaia que une as duas margens num dos mais imponentes espectáculos de cor.

Cabeceiras de Basto

A câmara opta por um encontro dirigido aos "menos protegidos e mais sós", oferecendo, a partir de das 22:30, no Mercado Municipal, animação, dança e gastronomia.

Caminha

A festa faz-se com Dj Lights e espectáculo de fogo-de-artifício, às 24:00, no Terreiro.

Paredes de Coura

O centro cultural oferece um espéculo do Dj Nuno Calado, banda de baile "São e Salvos" e Dj Humberto Felício (22:30).

Figueira da Foz

A festa tem início às 22:30 com a Banda VIRUS Music, numa tenda no Forte de Santa Catarina. Às 00:00 lugar ao espetáculo de fogo de artifício e piro musical, numa tentativa de bater o recorde da maior concentração de mini foguetes para o Guinness World Record.

Aveiro

A cidade oferece, às 23:00, no Rossio, espectáculo com o grupo "Gandas Malucos", fogo de artifício e animação com vários DJ's.

Viseu

A banda Hi-Fi e fogo-de-artifício são as propostas da cidade (às 23:00 no Campo Viriato), mas no distrito os festejos acontecem também em S. Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva.

Santarém

O Jardim da Liberdade e o Jardim da República são os palcos da entrada no novo ano em Santarém. A passagem do ano é também presenteada com um espectáculo de fogo-de-artifício na antiga Escola Prática de Cavalaria.

Algarve

Áurea anima, a partir das 23:00 a festa na praia dos pescadores, em Albufeira, onde a meia-noite é assinalada com fogo de artifício, naquele que será um dos mais importantes 'reveillóns' do sul do país. Os festejos estendem-se também a Lagoa, onde será feita a festa na Avenida dos Descobrimentos.

Marvão

Divide a passagem do ano entre o Grupo Desportivo Arenense, onde decorrerá um baile popular (22:00), e a Discoteca A Cave, em Santo António das Areias.

Beja

A proposta inclui, às 22:30, o espectáculo com Orquestra Chave D'Ouro e Sonido Andaluz, na Praça da República.

Funchal

A Câmara apresenta um grande espectáculo pirotécnico, na Praça do Mar, na Avenida Sá Carneiro, antecedido um espectáculo da Orquestra Ligeira da Madeira (entre as 21:00 e as 04:00).

Ponta Delgada

A festa popular, nas Portas da Cidade, está a cargo dos "Omnis Abba Project", "Banda Royal & Big Band" e Açor Talentos.

terça-feira, dezembro 27, 2011

Selos e peças filatélicas alusivas ao Natal



Coleccionismo

Todos os anos são editadas pelas administrações postais dos vários países do mundo centenas de selos e peças filatélicas alusivas ao Natal.

A temática filatélica da quadra natalícia é desenvolvida por milhões de coleccionadores e por esse motivo os correios apresentam todos os anos selos com motivos bem diferentes e inéditos.
De entre tantas emissões filatélicas dedicadas a esta temática destacamos os selos emitidos por Itália, Argentina, Espanha e Luxemburgo.
Os dois selos italianos dedicados ao Natal tem o valor facial de 0,60 euro cada, um deles reproduz um quadro de autor desconhecido que reproduz ‘a mãe com uma criança’ e o outro com o titulo Natal secular apresenta uma estilizada visão nocturna do céu nesta época do ano com neve, renas e demais elementos dos festejos.
Por sua vez o selo argentino apresenta uma ilustração representativa dos Reis Magos seguindo a estrela de Belém até ao local do nascimento do Menino Jesus.
Os selos espanhóis dedicados à quadra natalícia o selo de 0,35 euro reproduz um grupo escultórico da autoria da escultora Luísa Roldan, pertencente ao acervo do Museu de Guadalajara enquanto que o selo de 0,65 euros apresenta uma tela do pintor J. Carrero, com versão neo-clássica da Sagrada Família.
Por último o selo do Luxemburgo, com o valor facial de 0,60 euros. Apresenta um desenho original de uma família feliz sentados em redor de uma mesa com biscoitos e decorações de Natal, mostrando o lado festivo e mágico do momento, da pintora Muriel Moritz.
Um conjunto de selos que vão fazer parte dos milhões de colecções temáticas ligadas ao Natal.

Prisa refinancia dívida com 35 bancos



Grupo accionista maioritário da TVI

O grupo espanhol de comunicação Prisa, accionista maioritário da TVI, chegou a acordo com 35 bancos para refinanciar a sua dívida, alargando os prazos de amortização, indicou a empresa esta terça-feira ao regulador do mercado de valores mobiliários de Espanha.

O grupo Prisa considera, em comunicado, que os acordos conseguidos com a banca "permitirão abordar uma política de crescimento e assegurar o futuro dos seus negócios".
As acções da Prisa estavam a ganhar em bolsa 2,17 por cento para os 0,94 euros, após a comunicação do acordo à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV).
As negociações entre a Prisa e a banca começaram em 24 de Outubro e o acordo agora alcançado traduz-se num processo de refinanciamento garantido por todos os bancos com os quais o grupo está envolvido.
Este processo prevê o início de mecanismo de conversão de 'warrants' (direitos sobre acções) por parte da Timón, accionista de referência da Prisa, que representa os interesses da família Polanco, e Martin Franklin e Nicolas Berggruen. Estes dois últimos são sócios maioritários da empresa norte-americana Liberty Acquisition Holdings, sendo o segundo presidente executivo do fundo norte-americano de investimento e sócio de Miguel Pais do Amaral em 10 por cento do capital da TVI, assim como nos negócios no mercado livreiro.
Com a operação anunciada hoje a Liberty Acquisition Holdings e a Timón vão adquirir novas acções da Prisa no montante de 150 milhões de euros, a um preço de dois euros por acção.
A Liberty Acquisition Holdings já havia assinado em Março de 2010 um acordo de troca de participações com o grupo Prisa, que resultou num aumento de capital da holding espanhola na ordem dos 650 milhões de euros e que resultou numa significativa redução da participação da família Polanco no capital da Prisa.
A flexibilidade financeira conseguida permitirá à Prisa "concentrar-se no processo de transformação em que se encontra envolvida, com especial ênfase nas tecnologias digitais", acrescentou o grupo em comunicado.

Sócrates mais visto que Passos



Audiências: ‘Casa dos Segredos 2’ ganhou fim-de-semana

A mensagem de Natal de Pedro Passos Coelho foi vista por 559,6 mil telespectadores, menos 14 mil do que a de José Sócrates no ano anterior (573,6 mil).

O discurso do actual primeiro-ministro, emitido no domingo, 25 de Dezembro, às 21h00, na RTP 1, teve a duração de seis minutos e meio e obteve um share de 17,7%, com 5,9% de audiência. Já a mensagem de José Sócrates registou 17,3% de quota de mercado e 6,1% de audiência.
Na sua intervenção, Pedro Passos Coelho disse estar "consciente das desigualdades e das injustiças da sociedade portuguesa" e sublinhou que 2012 vai ser um ano de "grandes transformações e mudanças estruturais".
Mais optimista foi o discurso de José Sócrates no ano anterior. O então primeiro-ministro socialista falou em "animadores sinais da recuperação económica" e destacou o contributo das exportações nesse crescimento. "O ano que está prestes a terminar [2010] foi, sem dúvida, um dos mais difíceis e exigentes da nossa história recente", referiu.
No que diz respeito a audiências de Natal, o grande vencedor foi ‘Casa dos Segredos 2’. O reality show da TVI foi visto por 890,8 mil pessoas na noite da Consoada, registando 35% de share, e por 1,3 milhões no dia de Natal, obtendo 42,2% de share.
Ainda assim, a SIC liderou as audiências de sábado, véspera de Natal, com um share diário de 26,7%, graças a uma programação dominada pelo cinema. A TVI recuperou a liderança no domingo, dia em que registou 29,5% de share.

Greve às horas extras anulada



Médicos: Sindicato independente recua no protesto

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) suspendeu a greve às horas extras marcada para a próxima segunda-feira, por estarem a decorrer negociações com o Governo quanto ao valor a pagar por este suplemento.

A greve teria início às 08h00 do dia 2 de Janeiro de 2012 e não tinha data prevista para terminar. A paralisação destinava-se exclusivamente a todas as horas extras, mantendo os médicos a obrigação de cumprir o horário normal de trabalho, incluindo as 12 horas na Urgência. Os médicos contestavam a redução para metade do valor a pagar pelo trabalho extraordinário.
Carlos Arroz, secretário nacional do SIM, afirmou ontem à saída de uma reunião de três horas com o ministro da Saúde e o secretário de Estado da Administração Pública que "as negociações ainda decorrem".
Quanto às razões da desconvocação da greve, fonte do Ministério da Saúde referiu que o SIM reconheceu que as Urgências não podiam ser postas em causa. A Federação Nacional dos Médicos também esteve reunida com a tutela a discutir a negociação dos acordos colectivos de trabalho, grelhas salariais e a implementação das 40 horas de trabalho.

Maquinistas mantêm greve no fim-de-semana



Reunião entre sindicato e administração da CP sem acordo

O Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) decidiu esta terça-feira manter a greve já convocada para o fim-de-semana, anunciou António Medeiros no final da reunião desta tarde com a administração da CP.

O SMAQ decidiu avançar para a greve para contestar os processos disciplinares alegadamente ilegais interpostos pela empresa, estando prevista para 1 de Janeiro uma nova paralisação.
António Medeiros disse recentemente que, actualmente, estão em curso cerca de 200 processos disciplinares de maquinistas.
Estes processos representam "mais de 650 dias de previsão de suspensão, uma vez que a média de dias de suspensão ronda os quatro", explicou.
O primeiro período de greve dos maquinistas, que começou na sexta-feira passada, terminou à meia-noite mas na segunda-feira de manhã ainda houve perturbações na circulação ferroviária.
Entre a meia-noite de sexta-feira e as 12h00 de segunda-feira, foram cancelados 2702 comboios devido à greve dos maquinistas, segundo cálculos feitos pela Lusa a partir de dados da empresa.
A CP estima um prejuízo de 2,5 milhões de euros com a greve da época natalícia.
Desde Fevereiro, as greves na CP já causaram um prejuízo acima dos dois milhões de euros, de acordo com a transportadora.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...