terça-feira, dezembro 10, 2013

Fectrans desmente CP e mantém greves até 2014



A administração da CP anunciou terça-feira passada ter chegado a acordo com os sindicatos para o levantamento dos pré-avisos de greve mas a Fectrans já veio desmentir e afirma que vai manter as greves até ao início do próximo ano.

A Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações, afecta à CGTP, garante que vai continuar disponível para negociar mas rejeita qualquer acordo nas atuais circunstâncias e mantêm as paralisações não só na CP, com na CP carga, na Refer e na EMEF. Isto para este mês de Dezembro e até 2 de Janeiro. 
Na quarta-feira de tarde decorreu uma reunião com a Refer mas os sindicatos ainda aguardam o agendamento do encontro para discutir os problemas na EMEF. A reunião que chegou a estar marcada para a passada sexta-feira mas que foi, entretanto desmarcada.

segunda-feira, dezembro 09, 2013

CP e sindicatos chegam a acordo para suspensão de pré-avisos de greve



A CP -- Comboios de Portugal anunciou hoje que assinou acordos com vários sindicatos que permitirão a suspensão de pré-avisos de greve que abrangiam o mês de Dezembro e o início de Janeiro.

Em comunicado, a transportadora ferroviária adianta que os acordos, que foram assinados com organizações sindicais que abrangem "cerca de 80% do efetivo da CP", permitem que a "larga maioria dos trabalhadores da empresa" assegure o normal funcionamento da oferta de comboios. 
"Com a assinatura destes acordos, ficam ultrapassados os constrangimentos que poderiam dificultar a operação dos comboios de passageiros da empresa, com particular impacto nos feriados de Dezembro, nomeadamente na época festiva do Natal e Ano Novo", refere a CP. 
A transportadora ferroviária afirma que continua "aberta" ao alargamento destes acordos a todos os sindicatos que representam os seus trabalhadores. 
Sindicatos que representam os trabalhadores da CP, da CP-Carga, da REFER e da EMEF -- Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário apresentaram pré-avisos para uma greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e aos feriados, a decorrer a partir de 03 de Dezembro e até 02 de Janeiro.

domingo, dezembro 08, 2013

Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais celebrou aniversário | 25 anos apromover uma sociedade inclusiva



De 2 a 6 de dezembro, Cascais assinalou 25 anos da Comissão para a Pessoa com Deficiência (CPD). Na mesma semana em que se celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) a CPD promoveu várias atividades que passaram pelo Centro Cultural de Cascais, CascaiShopping, Cercica e Casa das Histórias Paula Rego.

Promover uma sociedade inclusiva, capaz de integrar a diferença como uma mais-valia e reconhecer as aptidões, méritos e competências dos cidadãos com deficiência foi o objetivo da CPD que, na celebração dos seus 25 anos de existência, mostrou projetos e apresentou uma nova imagem. 
"Em Cascais, não é a economia que determina o nosso lugar. Não é a história que determina o nosso lugar. E não é a diferença que vai marcar o nosso lugar. Em Cascais cada um tem o seu lugar porque cada “eu” é único, especial e irrepetível”, assim se referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, à integração enquanto fator agregador da sociedade, neste caso reconhecendo o papel ativo de todos os cidadãos. “A CPD assumiu-se ao longo destes anos como uma rede inquebrável de bons resultados. Um exemplo de que é possível fazer a diferença”. 
Rosa Neto, presidente da Comissão para a Pessoa com Deficiência, reconheceu que “Cascais é um concelho inspirador, na medida em que a inclusão das pessoas com deficiência tem sido uma realidade. Os 25 anos visam celebrar todo o trabalho desenvolvido pela comissão, mas também pelas instituições do concelho e pela Câmara Municipal de Cascais: todos estão de parabéns!” 
Órgão consultivo da Câmara Municipal de Cascais, a Comissão para a Pessoa com Deficiência (CPD) nasceu em 1988 para assegurar um diálogo interinstitucional orientado para a promoção da plena cidadania das pessoas com deficiência. Criou-se, desta forma, um espaço para a discussão das questões concretas que dizem respeito à população com deficiência, que reúne representantes de 32 instituições concelhias, constituindo, assim, um fórum privilegiado para auscultação das necessidades e procura de resolução das mesmas.

segunda-feira, dezembro 02, 2013

Greve dos transportes continua em Lisboa e no Porto



Protesto

Paralisação da Carris, em Lisboa, e da STCP, no Porto, em vigor.

Os trabalhadores da Carris e da STCP estão em greve, esta semana. Na Carris o protesto começou no domingo e até ao próximo sábado os funcionários vão parar nas duas primeiras e nas duas últimas horas de serviço diário. 
A CMTV esteve, na manhã desta segunda-feira, a acompanhar a greve da Carris, na estação do Colégio Militar, em Lisboa. 

“ADESÃO TOTAL” A GREVE DA CARRIS PREJUDICOU 2.060 SERVIÇOS DE MOTORISTAS (14H06) 

A adesão à greve parcial que os trabalhadores da Carris estão a realizar, desde domingo, está a ter uma "adesão total" e a afetar cerca de 2.060 serviços de motoristas, de acordo com fonte sindical. 
Segundo Manuel Oliveira, do Sindicato Nacional dos Motoristas, "a adesão é total nos moldes da greve" que os trabalhadores da Carris estão a realizar (parcial até domingo e ao trabalho suplementar durante todo o mês). 
"Estão a ser afetados 2.060 serviços. Esta greve está a causar tremendas perturbações à empresa do ponto de vista administrativo, mas aquilo que os sindicatos tentaram fazer foi causar a maior perturbação possível aos serviços da empresa sem, contudo, castigar em demasia os utentes", acrescentou. 
O sindicalista salientou que a greve é parcial, na medida em que "há colegas que fazem greve às horas no princípio e no fim dos turnos, há colegas que só fazem greve no início do serviço e outros no fim". 
De acordo com fonte da Carris, devido aos moldes em que a greve se realiza, ainda não é possível verificar qual o impacto da paralisação para a empresa. 
No entanto, na passada sexta-feira, a rodoviária, que opera na Grande Lisboa, prometeu desenvolver todos os esforços necessários para minimizar os impactos negativos desta greve parcial dos trabalhadores da empresa, prevendo que a paralisação venha a causar "perturbações significativas".

Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais celebra 25 anos



De 2 a 6 de dezembro, Cascais assinala 25 anos da Comissão para a Pessoa com Deficiência (CPD). Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) a CPD irá promover várias atividades no Centro Cultural de Cascais, CascaiShopping, Cercica e Casa das Histórias Paula Rego. 

Promover uma sociedade inclusiva, capaz de integrar a diferença como uma mais-valia, promovendo e reconhecendo as aptidões, méritos e competências dos cidadãos e cidadãs com deficiência é o objetivo da CPD que para celebrar os 25 anos de existência, a CPD mostra durante esta semana, alguns projetos promotores da inclusão social bem como apresenta a nova imagem da comissão (ver programa em anexo).
Órgão consultivo da Câmara Municipal de Cascais, a Comissão para a Pessoa com Deficiência (CPD) nasceu em 1988 para assegurar um diálogo interinstitucional orientado para a promoção da plena cidadania das pessoas com deficiência. Criou-se, desta forma, um espaço para a discussão das questões concretas que dizem respeito à população com deficiência, que reúne representantes de 32 instituições concelhias, constituindo, assim, um fórum privilegiado para auscultação das necessidades e procura de resolução das mesmas.
Ao longo destes 25 anos, para aprofundar as questões fundamentais sobre a deficiência, o trabalho desenvolvido focou-se em:

 Promoção da igualdade de oportunidades dos cidadãos com deficiência;

 Articulação e sinergias entre Associações/Instituições de/para estas pessoas, contribuindo para promover a acessibilidade e mobilidade no Concelho de Cascais;

 Procedimentos no sentido de influenciar as políticas em favor das pessoas com deficiência;

 Desenvolvimento de parcerias de planeamento estratégico e criação de uma rede dinâmica de informação e comunicação entre Associações, Instituições e Serviços;

 Apresentação de programas, projetos e ações quer à Autarquia quer a outras entidades;

 Emissão de pareceres, solicitados pela Autarquia, respeitantes a este público;

 Elaboração e levantamento de estudos e prestação de informações para suporte à intervenção;

 Sensibilização da opinião pública para a problemática da deficiência, promovendo perceções positivas e uma maior consciencialização social.

Programação – 25 anos da Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais 

2 de Dezembro - Centro Cultural de Cascais 

9.30h às 13h - Encontro de Auto- Representantes

3 de Dezembro - CascaiShopping 

13h30 - Flash Mob
14h30 - Inauguração da Exposição de Arte - Pintura e desenho
Apontamento musical | Jovens do Conservatório de Música de Cascais
Intervenção de Carlos Carreiras - Presidente da Câmara Municipal de Cascais
Visita à Exposição

5 de Dezembro - Cercica 

10h00 - Torneio de natação
12h30- Entrega de trofeus às instituições e medalhas aos participantes pelo Vereador da Ação Social na Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida

6 de Dezembro - Auditório da Casa das Histórias Paula Rego 

16h00 - Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras
16h15 - Lançamento do novo logótipo CPD
16h30 - Apresentação do Documentário 25 anos da CPD
17h10 - Intervenção do Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, José Serôdio
17h30 - Momento Musical - Henrique Abreu e Diogo Correia
18h00 - Encerramento pela Presidente da CPD - Rosa Neto

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...