sábado, março 29, 2014

Chuva e queda de neve no fim de semana


Meteorologia

Conheça as previsões para este fim de semana.

O fim de semana vai ser marcado pela nebulosidade, chuva e queda de neve nas terras altas, havendo também a possibilidade de a precipitação se prolongar até quinta-feira, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada. 
De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta sexta-feira e para o fim de semana está previsto céu nublado, ocorrência de aguaceiros que podem ser fortes e possibilidade de trovoadas e granizo, uma situação normal para a época do ano. 
"Uma vez que as temperaturas estão relativamente baixas, sobretudo nas regiões do interior, prevê-se para hoje queda de neve acima dos 800/1000 metros de altitude até ao início da manhã, com tendência depois para subir até aos 1.400 metros e o vento vai soprar do quadrante sul", adiantou.

Hora vai mudar no domingo



 Horário de verão

Os relógios terão de ser adiantados uma hora durante a madrugada de domingo. 

A hora legal em Portugal vai adiantar 60 minutos na madrugada de domingo, à 01h00. Esta mudança marca a entrada do País na hora de verão.

sábado, março 15, 2014

CENTENAS DE FIÉIS NO FUNERAL DO CARDEAL JOSÉ POLICARPO



DESCRIÇÃO O corpo de D. José Policarpo já está no Mosteiro de São Vicente de Fora, o panteão dos patriarcas. As cerimónias fúnebres daquele que foi cardeal patriarca de Lisboa foram acompanhadas por centenas de fiéis que encheram a Sé de Lisboa.

(RTP - 14/03/2014)

CENTENAS DE FIÉIS NA MISSA DE CORPO PRESENTE DE D. JOSÉ POLICARPO



A Sé de Lisboa encheu-se ontem à tarde de fiéis e de personalidades da sociedade portuguesa para assistir à missa de corpo presente de D. José Policarpo. Personalidades da política, justiça e cultura estiveram na Sé.

(SIC - 14/03/2014)

Alunos manifestam-se por financiamento

Escola

Alunos de mais de 100 escolas manifestaram-se anteontem em todo o País para exigir mais financiamento, denunciando situações de salas de aulas sobrelotadas e secundárias sem espaço para acolher todos os seus estudantes. O “Dia Nacional de Luta” foi marcado para sair à rua e exigir o “direito de estudar numa escola pública, gratuita e de qualidade”.

ATRASOS MÍNIMOS EM DIA DE GREVE DA CP E REFER



A greve dos trabalhadores da CP e da Refer praticamente não se notou. Os sindicatos garantem que houve um impacto positivo mas na linha de Sintra, por exemplo, os atrasos foram mínimos.

(SIC - 13/03/2014)

GREVE DA CP E DA REFER COM IMPACTO LIMITADO



DESCRIÇÃO Os comboios circularam com normalidade, apesar da greve de 24 horas dos trabalhadores da CP e da Refer. As ligações nacionais fizeram-se sem grandes atrasos. As únicas perturbações registaram-se nos regionais de Tomar e Algarve. A CP garante que 95% dos comboios circularam. Os sindicatos falam numa elevada adesão em setores menos visíveis como é o caso da manutenção. Os motivos do protesto são os cortes salariais e as privatizações no setor. A greve terminou à meia-noite de quinta feira.

(RTP - 13/03/2014)

quinta-feira, março 13, 2014

Guerra de números entre sindicato e CP em dia de greve


Paralisação de 24 horas acontece na CP, CP - Carga e da Refer. Trabalhadores protestam contra os cortes salariais e privatizações previstas para o sector.
 
A adesão à greve dos trabalhadores da CP, CP-Carga e Refer era às 8h00 muito elevada, de acordo com uma fonte do sindicato dos ferroviários, enquanto, segundo a empresa, 95% dos comboios circularam com normalidade.
Em declarações à agência Lusa o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, Abílio Carvalho, disse que ainda é cedo para adiantar números concretos sobre a adesão à greve, mas na CP-Carga rondavam [entre as 00h00 e as 8h00] os 100%.
"É muito difícil conseguirmos números concretos. Houve muita sobreposição de turnos, houve trabalhadores que foram chamados nos seus dias de descanso para virem trabalhar e outros que estavam em situação de reserva. Assim, torna-se difícil saber dados concretos, nomeadamente o número de aderentes à greve", adiantou Abílio Carvalho.
No entanto, o coordenador do sindicato dos ferroviários salientou que lhe têm chegado por parte dos trabalhadores informação de que estão a exercer o seu direito à greve.
"As nossas revindicações hoje e sempre continuarão a ser as mesmas: que sejam repostos os cortes, o que nos roubaram do salário e que sejam cumpridos os acordos de empresa", disse.
Por seu turno, a porta-voz da CP - Comboios de Portugal, Ana Portela, disse hoje à Lusa que entre as 00h00 e as 8h00 de hoje circularam 95% dos comboios. Os trabalhadores da CP, CP - Carga e da Refer cumprem hoje uma greve de 24 horas contra os cortes salariais e privatizações previstas para o sector.
José Manuel Oliveira, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, explicou anteriormente à Lusa que na base do protesto está "o corte dos salários e dos direitos" no sector, assim como "as políticas de privatização/concessão e destruição do serviço público ferroviário". O dirigente sindical criticou, nomeadamente, o fim do direito ao transporte gratuito, quer de reformados, quer de trabalhadores no activo.
O sindicato critica também os cortes no abono de família, o "acordo de empresa recortado às tirinhas", o "brutal aumento dos impostos" e os "cortes nas pensões", além do menor investimento em ferrovia (quer no material circulante, quer na infra-estrutura), da "redução contínua" de trabalhadores e da total falta de "segurança" quanto à manutenção do posto de trabalho.

CP com serviços mínimos para greve hoje


Transportes suburbanos, regionais e de longo curso

Trabalhadores da CP, Refer e CP Carga cumprem paralisação de 24 horas.
 
A greve de 24 horas marcada pelos trabalhadores da CP, Refer e CP Carga vai provocar esta quinta-feira perturbações nos serviços ferroviários. No entanto, está garantida a realização de serviços mínimos do transporte de passageiros, de acordo com o Tribunal Arbitral, no âmbito do Conselho Económico e Social.
O Tribunal Arbitral definiu o número de comboios obrigatórios para cada linha dos serviços suburbanos (Lisboa e Porto) e a realização de seis comboios de longo curso.
No que diz respeito aos comboios regionais, está prevista uma viagem de ida e volta para cada destino. No entanto, nos destinos de e para Tui, Valença, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz e Tomar estão garantidos dois comboios de ida e também dois de volta.
A paralisação estende-se ainda aos trabalhadores da CP Carga e da Refer. No caso da gestora da rede ferroviária, o Tribunal Arbitral determina que para os serviços mínimo a Refer tem de "abrir canal para os comboios necessários".
A CP deverá disponibilizar hoje, no seu site, o horário dos comboios que irá realizar, em cumprimento dos serviços mínimos.
O Tribunal Arbitral sublinha, na sua decisão, que teve em consideração o facto de se tratar de um dia útil e que considerou excessivas as propostas de serviços mínimos da CP e da Refer.
A circulação ferroviária estava às 06h00 a decorrer com normalidade, apesar da greve dos trabalhadores da CP, CP-Carga e da Refer contra os cortes salariais e privatizações, adiantou à agência Lusa uma fonte da CP – Comboios de Portugal.
"Entre as 00h00 e as 06h00 de hoje a circulação fez-se com normalidade. Registámos apenas uma supressão parcial, ou seja, um comboio que devia ter partido de Tomar com destino a Lisboa, mas que acabou por partir do Entroncamento", disse a porta-voz da CP, Ana Portela, remetendo para mais tarde novo balanço da paralisação.

terça-feira, março 11, 2014

CP alerta para perturbações e supressões pontuais na quinta-feira devido a greve


A CP - Comboios de Portugal está desde hoje a alertar os seus passageiros que a greve marcada para quinta-feira deverá provocar "algumas perturbações e supressões pontuais" de comboios.

"A CP informa que, por motivo de greve convocada por diversas organizações sindicais, no dia 13 de março, quinta-feira, esperam-se algumas perturbações e supressões pontuais nos serviços urbanos de Lisboa e Porto e no serviço Regional: linha do Minho, Oeste e Ramal de Tomar", lê-se na informação disponível na página da transportadora ferroviária na Internet. 
A empresa adianta que não serão disponibilizados transportes alternativos. 
Na próxima quinta-feira estarão em greve, durante 24 horas, os trabalhadores da CP, Refer e CP Carga. 
O coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, explicou à agência Lusa, a 18 de fevereiro passado, que na base do protesto está "o corte dos salários e dos direitos" no setor, assim como "as políticas de privatização/concessão e destruição do serviço público ferroviário". 
Na altura, o dirigente sindical criticou, nomeadamente, o fim do direito ao transporte gratuito, quer de reformados, quer de trabalhadores no ativo. 
Debaixo das críticas do sindicato estão também os cortes no abono de família, o "acordo de empresa recortado às tirinhas", o "brutal aumento dos impostos" e os "cortes nas pensões", além do menor investimento em ferrovia (quer no material circulante, quer na infraestrutura), da "redução contínua" de trabalhadores e da total falta de "segurança" quanto à manutenção do posto de trabalho.

domingo, março 09, 2014

Já pensou tirar fotos pelo buraco da agulha?


Sabe o que é fotografia Pin-hole? Se vir uma lata perdida em Lisboa, olhe com atenção

Tal como o cinema, também a fotografia vive agora o esplendor da era digital. Há mais gente a fazer fotografia do que nunca. E há também um simultâneo fascínio pela antiga tecnologia da fotografia, a era mecânica e analógica. A Lomografia por exemplo, é um fenómeno universal. 
Mas também algo ainda mais simples e básico: a fotografia do buraco da agulha. Duas pessoas. Uma ideia e espalhar pela cidade de Lisboa latas que, afinal, são muito mais do que isso. É a chamada fotografia Pin-hole. O termo até pode ser estranho para muitos, mas vem do inglês «buraco de agulha». 
Até ao final de Abril, elas vão estar por aí. No sítio da «Imagerie» na internet pode acompanhar diariamente o mapa actualizado para saber onde as encontrar e ver todos os resultados. Na era do digital é um regresso às origens da fotografia. E não se esqueça que cada lata só tira uma única fotografia.

(TVI 19/04/2012)

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/lata-fotografia-lisboa-pin-hole-maquinas-fotograficas-tvi24/1342295-4069.html

sábado, março 01, 2014

A outra vida do MEO não passa sem humor e música



No dia em que grupo PT deu uma nova vida à TMN, com o MEO, aproveite para conhecer melhor o MEO Kanal 444444, dedicado à marca.

"MEO passa a ser a outra vida da TMN e a única marca da PT para o retalho", anunciou Zeinal Bava, salientando que a empresa pretende assim simplificar a comunicação com o cliente. 
Para vincar a mudança, o MEO voltou a contar com os Gato Fedorento para uma nova campanha cujos sketches homenageiam figuras emblemáticas de anúncios das marcas PT, com lugar na memória coletiva. É provável que já tenha visto alguns deles, mas de qualquer forma passe pelo MEO Kanal 444444, conheça todos e divirta-se com o humor do quarteto. 
Além destes gags, o MEO Kanal MEO - É Outra Vida é alimentado por muita música, ou não estivesse a marca associada a alguns festivais de verão e outros eventos. Assista a reportagens no MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, ou no MEO Sudoeste, na Zambujeira do Mar, ou ainda ao melhor dos concertos dos Azeitonas e David Carreira nos concertos interativos do MEO Like Music. Uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa, com os mais pequenos, ou vários voxpops em Nova Iorque garantem mais animação a um canal para todos os gostos. 
O MEO Kanal MEO - É Outra Vida é apenas um dos mais de 40 mil disponíveis atualmente. Fique atento a todas as novidades MEO Kanal através do Facebook.

(SAPO TV - 27/01/2014)

TMN: A história de uma marca com 22 anos

Ao fim de 22 anos, a TMN chega ao fim, sendo absorvida pela Meo. A marca TMN-Telecomunicações Móveis Nacionais foi fundada a 22 de Março de 1991, graças a uma parceria entre os CTT, os TLP e a Marconi. Os números de telemóvel tinham como prefixo o 0936. O lançamento comercial do serviço GMS decorre a 8 e Outubro de 1992. O spot Cacilheiro, criado pela extinta Markimage, assinala a estreia na publicidade. No ano seguinte é realizada a primeira chamada em roaming e é democratizado o serviço de voice mail – gratuito para todos os clientes. 
Em 1994, a TMN é integrada na Portugal Telecom, empresa que resulta da fusão dos TLP, Marconi e Telecom Portugal. Um ano depois é lançado o Mimo, o primeiro pré-pago do mundo, que revolucionou o mercado das telecomunicações. Em 1997 a TMN conseguiu tirar a então Telecel da liderança no mercado dos telemóveis, mantendo-se até agora no primeiro lugar. Em 1998 atinge o primeiro milhão de clientes, número que duplica no ano a seguir. 
Quando foi lançada, a TMN tinha como assinatura “O Serviço Telemóvel”. Depois, adoptou o “Mais perto do que é importante”. Entre 2005, ano de mudança de identidade a cargo da Euro RSCG, e até 2012, a TMN seguiu o “Até já”. Nos últimos meses de existência teve como assinatura “Vamos lá”. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a conta da TMN foi trabalhada por agências como a Markimage, TBWA EPG, Interact, Partners, Euro RSCG e Ogilvy.

(Meios e Publicidade - 27/01/2014)

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...