quarta-feira, junho 15, 2011

Cacém é prova de fogo para TDT



‘Apagão’ analógico: Quatro mil pessoas podem perder TV

A Televisão Digital Terrestre (TDT), que vai pôr fim ao sinal analógico, chega amanhã ao Cacém, naquele que vai ser o primeiro grande teste do sistema em Portugal.

Depois da experiência em Alenquer, a 12 de Maio, em cerca de mil casas, amanhã o sinal analógico é substituído pelo digital numa área que abrange 200 mil habitações, segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), que estima que sejam afectadas dezenas de milhares de lares. Do inquérito conduzido pela ANACOM no concelho, cerca de mil famílias não estavam a preparar-se para a TDT, o que significa que três a quatro mil pessoas podem ficar sem TV.
Para continuar a ter acesso aos canais em sinal aberto (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI) é necessário adquirir um descodificador de sinal, que custa entre 50 euros, na versão básica, e os 200 euros. Para cidadãos com comprovadas carências económicas, o Estado disponibiliza um apoio que chega aos 22 euros para aquisição do equipamento. "Já recebemos algumas dezenas de famílias a solicitar informação sobre o financiamento. Não sabem que impressos são necessários, nem como os preencher", adiantou ao CM Rui Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Mira-Sintra, uma das afectadas pelo ‘apagão’.
O cenário repete-se nas várias juntas de freguesia do concelho de Sintra que o CM contactou. Rui Pinto diz que os pedidos de esclarecimento chegam, sobretudo, de famílias carenciadas e da população mais idosa e teme que dia 17 "haja pessoas a bater à porta da junta porque ficaram sem TV".
Quem tem serviços de TV paga não é afectado pelo ‘apagão’.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...