sábado, dezembro 27, 2008

Natal: operadoras de telemóveis esperam passar ao lado da crise


Mensagens são a nova forma de desejar Feliz Natal

Mês de Dezembro é o melhor do ano

As «boas festas» vão voltar a chegar este ano por SMS. A verdade é que o período de Natal assume-se como o mais propício à compra e troca de telemóvel por parte dos consumidores e nem a actual crise financeira parece abalar a previsão de vendas das operadoras portuguesas.
Vodafone, Optimus e TMN prometem adoçar esta quadra com promoções para todos os gostos e garantem que as vendas de fim de ano vão aumentar, graças às comemorações do Natal. Em declarações à Agência Financeira, fonte da Vodafone avançou que o mês de Dezembro é, tradicionalmente, «o melhor mês do ano em termos de vendas e este ano não será excepção», disse.
Quanto ao volume de mensagens, é expectável que, à semelhança de anos anteriores, «se venham a registar valores bastante significativos de troca de SMS e MMS, nomeadamente em torno dos dias de Natal e Ano Novo», revela a mesma fonte.
A Optimus também reconhece a importância do Natal e releva que vai oferecer uma série de produtos que vão tornar mais rica a experiência desta quadra.
Segundo avançou o Director de Marketing Central da Optimus, Hugo Figueiredo, à AF, a operadora espera, este ano, «um período forte de vendas para o sector das telecomunicações móveis» e garante que o objectivo da empresa da Sonaecom é conseguir «suplantar os resultados dos anos anteriores ao nível das vendas».
Mais. Para a operadora, a actual conjuntura económica «não nos impede de prosseguir este objectivo» e este esforço «reflecte-se numa melhor experiência para os nossos clientes», disse.
Já a estratégia da TMN passa pela «inovação e diversidade de opções». Nesta época festiva a operadora de telecomunicações móveis apresenta um conjunto de mais de 50 telemóveis, 31 dos quais exclusivos, disse fonte da empresa à Agência Financeira. Ao todo, durante este último quarto do ano, a TMN lançou 20 novos equipamentos, a pensar no Natal, nas crianças e pré-adolescentes.

Internet Explorer: detectada falha de segurança grave


Programa da Microsoft é o mais usado no Mundo para aceder à net

Versão 7 afectada mas pode haver outras

O programa de acesso à Internet mais usado em todo o Mundo, o Internet Explorer 7, da Microsoft, tem uma falha de segurança grave, detectado recentemente.
Esta falha pode permitir que piratas informáticos entrem nos computadores dos utilizadores e roubem as suas passwords.
A empresa reagiu já à notícia, dizendo que está a investigar o problema e a trabalhar já numa solução para tentar resolver esta falha de segurança.
Enquanto isso não acontece, alguns especialistas têm aconselhado os utilizadores a usarem outro programa para acederem à Internet.
A Microsoft admite ainda que outras versões do programa, além do Explorer 7 podem ser afectadas.

Telemóveis: como se escolhem?


Facilidade de utilização é o principal critério

Preço, dimensões, design, câmara fotográfica são tidos em conta na hora da compra

A facilidade de utilização é, para os portugueses, a característica mais importante na escolha de um telemóvel, revelam os resultados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest. Mas os critérios variam consoante a idade e outras características sociais.
Os dados do estudo, relativos ao trimestre móvel de Setembro, mostram que a facilidade de utilização é de facto o critério decisivo para a maioria dos portugueses com mais de nove anos. Os indivíduos com esta opinião são cerca de 2,8 milhões e representam 30,4% do universo em estudo.
Na lista das características mais importantes na escolha do telemóvel surgem o preço e as condições especiais, referidos por 27,7% dos indivíduos.
O design é a terceira característica mais apontada, recolhendo 24,4% das opiniões, ao passo que o tamanho e o peso são referidos por 22,1% dos inquiridos.

Mais jovens nem querem ouvir falar de telemóveis sem câmara fotográfica

Mas, nem todos valorizam da mesma forma estas características principais. As principais diferenças são encontradas entre as idades, podendo mesmo afirmar-se que cada escalão etário revela preferências diferentes. Assim, as crianças entre os 10 e os 14 anos dão maior importância à câmara fotográfica incorporada, referida por 43,7% dos inquiridos nesta faixa etária.
Já os jovens entre os 15 e os 24, bem como os que têm entre 25 e 34 anos valorizam, pelo seu lado, o design do aparelho, característica apontada respectivamente por 36,3% e 35,8% dos inquiridos destas idades como a mais importante para a escolha do aparelho.
Entre os 35 e os 44 anos, o preço e a facilidade de utilização «empatam» como as características mais importantes na escolha de um telemóvel, razões apontadas por 33% dos inquiridos nesta faixa etária.
A facilidade de utilização é a razão dada nos dois grupos etários seguintes: 41% dos indivíduos entre 45 e 54 anos e 37,5% dos que têm entre 55 e 64 anos refere essa característica.
Finalmente, a maioria (52,2%) dos indivíduos com mais de 64 anos confessa não saber responder à questão, enquanto para 27% deles é a facilidade de utilização a característica mais relevante.


130 mil euros por minuto no Natal


Comércio: Recorde de dinheiro movimentado no multibanco

Os portugueses esqueceram a crise nos últimos dias antes do Natal. Entre levantamentos e pagamentos de compras com o cartão multibanco, gastaram entre os dias 21 e 25 de Dezembro, 130 mil euros por minuto. No total, foram movimentados, em apenas quatro dias, mais de 749 milhões de euros.
Curiosamente até ao dia 21 de Dezembro, os levantamentos e compras realizados através da rede de multibanco indiciavam um aperto do cinto dos portugueses, mas as corridas dos últimos dias acabaram por contribuir para que o dinheiro movimentado na rede tenha batido um novo recorde durante este Natal.
Entre 1 e 25 de Dezembro, os portugueses movimentaram, através da rede multibanco, mais de 4,2 mil milhões de euros, 2,2 mil milhões dos quais em compras. Trata-se de um aumento de um por cento face ao mesmo período de 2007. O número de operações, por seu turno, revela um crescimento de quatro por cento.
As compras dos últimos quatro dias apagaram assim os resultados mais modestos dos primeiros 21 do mês. De acordo com os dados da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere a rede multibanco, o valor médio dos levantamentos aumentou mesmo face a 2007, passando dos 68 para os 69 euros.
O número dos movimentos dos primeiros 21 dias de Dezembro revelava um aumento de compras, mas de valor inferior, em média, a 2007.

COMÉRCIO SURPREENDIDO

O presidente da União das Associações de Comércio e Serviços (UACS), Vasco de Mello, manifestou-se ontem "surpreendido" com o número de operações dos últimos dias na rede multibanco. A perspectiva dos comerciantes era a de que "dificilmente" as vendas iriam recuperar, num ambiente de crise económica, adianta. Mas, ainda assim, é preciso esperar pelos dados finais das vendas, números que a associação ainda não dispõe, sublinha Vasco de Mello.
Certo é que ante a perspectiva de acentuadas quebras nas vendas, muitos comerciantes optaram por apostar nas promoções para incentivar o consumo. Essa tinha sido mesmo uma das recomendações da consultora Deloitte, que num estudo internacional sobre o consumo na quadra natalícia apontava para a redução de presentes , com excepção das crianças. A Deloitte estimava uma quebra nos gastos de 4,8 por cento, face à resposta de 77 por cento dos inquiridos: o poder de compra este ano era inferior ao do ano passado.

Passagem de ano com chuva


Mau tempo vai continuar

A chuva que este sábado atinge todo o território nacional vai manter-se nos próximos dias, incluindo na passagem de Ano.
De acordo com a meteorologista Maria João Frada, “temos um tempo invernoso, com algum vento nas zonas das terras altas do Norte e Centro, com rajadas na ordem dos 70 a 90 quilómetros”.
Para amanhã, o tempo melhora um pouco, mas ao final do dia a precipitação vai regressar. “Gradualmente a partir de amanhã vamos ter subida da temperatura, a neve vai ficar restrita a locais mais elevados, a partir dos 1400 metros”, disse a meteorologista, em declarações à ‘TSF’.

Os Gato entram em 2010 já nesta passagem de ano

SIC. Os quatro humoristas vão saltar um ano para fugir à crise de 2009

Os Gato entram em 2010 já nesta passagem de ano

No réveillon do ano passado os Gato Fedorento, na RTP1, fizeram todo o programa regressando aos anos 80. Este ano, na SIC, os quatro humoristas vão avançar no tempo, entrando directamente em 2010. E se há pouco menos de um ano o programa foi feito no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, com 8000 pessoas, dentro de uma semana vai ser transmitido em directo dos Estúdios Valentim de Carvalho, em Paço d'Arcos (concelho de Oeiras), com 700 pessoas.
O especial com o nome Gato Fedorento Deseja Um Bom 2010 a Você vai estar no ar cerca das 22.30, de dia 31, e terá a participação entre outros de Rui Veloso e dos Perfume, dos Anjos, de Paulo Gonzo e dos Balla. A direcção de programas da SIC garante, em comunicado, que este será o projecto mais arrojado, inovador e divertido da passagem de ano. "Esperamos uma loucura, com eles estamos sempre preparados para tudo", disse Nuno Santos.
Já para os Gato, "é importante saltar o ano da crise mas para a coisa ser bem feita devia-se saltar uma década". Os Gato acham ainda que "a 31 de Dezembro de 2008 podem dar à SIC uma das vitórias de 2009."
Depois deste programa, os Gato Fedorento vão de férias, não estando previsto o seu regresso à antena da SIC antes de Abril.
Na SIC a noite de passagem de ano tem ainda uma edição especial do programa Atreve-te a Cantar, apresentado por Bárbara Guimarães. Neste especial vão participar nomes como Joana Seixas, Heitor Lourenço, Ana Maria Lucas, ou João Ricardo.

Natal oferece audiências à SIC


Audiências: Estação de Carnaxide obteve o maior share

A melhor prenda deste Natal foi conquistada pela SIC, que deixou para trás a TVI e a RTP ao posicionar-se no primeiro lugar da tabela de audiências com 29,8% e 32,8% de share nos dias 24 e 25, respectivamente. O cinema, e também a novela ‘Feitiço de Amor’, no caso da TVI, foi o prato forte da oferta das duas estações.
Satisfeito com a proeza da SIC, que se revelou "a estação preferida dos portugueses", está Nuno Santos, director de Programas, que justifica, assim, a liderança natalícia: "Acho que isso reflecte uma boa oferta, coerente, adaptada aos gostos dos públicos e que foi bem comunicada."
Nuno Santos considera que os números obtidos nas tabelas de audiência na véspera de dia de Natal são "um estímulo". "Mas já estamos a pensar no dia de amanhã. Ontem, passou!", conclui o director de Programas da SIC já projectado nas grelhas de 2009.
Filmes como ‘Pular a Cerca’ e ‘As Crónicas de Nárnia’ ajudaram a estação de Carnaxide a destacar-se. No dia de Natal, um especial de ‘Tá a Gravar’, apresentado por Pedro Miguel Ramos e Carolina Patrocínio, arrebatou o segundo lugar na tabela de audiências. O programa foi visto por 1 275 000 espectadores (ver caixa).
Em segundo lugar na tabela ficou a TVI, com 29,3% de share, no dia 24, e 30,4%, no dia 25. Na grelha de programação sublinha-se o desempenho da novela ‘Feitiço de Amor’, que na noite da Consoada foi vista por 1 067 900 telespectadores e obteve um share de 43,4%, registando uma audiência média de 11,3%.
No dia de Natal, a estação de Queluz apostou na ficção nacional e ‘Feitiço de Amor’ voltou a liderar a tabela de audiências com 41,3% de share. A novela de horário nobre foi seguida por 1 366 100 espectadores e registou uma audiência de 14,4%.
A RTP 1, que nos horários-nobre dos dias 24 e 25 apostou em produções nacionais como ‘Ceia de Natal’, com José Bento dos Santos, e ‘A Minha Geração’, com Catarina Furtado, ficou-se por 23,1% de share, no dia 24, e 20,4%, no dia de Natal.

"RESULTADOS OPTIMISTAS"

"Estes resultados são muito optimistas e constituem uma motivação acrescida para fazer mais e melhor", comenta ao CM Pedro Miguel Ramos, num intervalo de ‘Tá a Gravar’. Satisfeito com o share de 39,1% e uma audiência de 13,5% obtidos pelo especial que apresentou com Carolina Patrocínio no dia 25, Pedro Miguel Ramos diz que o resultado denota a preocupação de "ir ao encontro do que as pessoas desejam ver em prime time". Para o apresentador, os "mais de mil vídeos" recebidos por dia são um indicador da aceitação do ‘Tá a Gravar’.

TVI LIDERA ANO DE 2008

Pelo quarto ano consecutivo, a TVI, grupo Media Capital, será a estação líder das audiências em Portugal, com uma quota anual de 30,5% (segundo dados da Marktest até dia 25 de Dezembro). O canal dirigido por José Eduardo Moniz , que em 2007 se tinha ficado por 29%, voltou a subir este ano. A SIC registou 24,8% de share, a RTP 1 23,8% e a RTP 2 5,6%.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...