sábado, dezembro 27, 2008

Telemóveis: como se escolhem?


Facilidade de utilização é o principal critério

Preço, dimensões, design, câmara fotográfica são tidos em conta na hora da compra

A facilidade de utilização é, para os portugueses, a característica mais importante na escolha de um telemóvel, revelam os resultados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest. Mas os critérios variam consoante a idade e outras características sociais.
Os dados do estudo, relativos ao trimestre móvel de Setembro, mostram que a facilidade de utilização é de facto o critério decisivo para a maioria dos portugueses com mais de nove anos. Os indivíduos com esta opinião são cerca de 2,8 milhões e representam 30,4% do universo em estudo.
Na lista das características mais importantes na escolha do telemóvel surgem o preço e as condições especiais, referidos por 27,7% dos indivíduos.
O design é a terceira característica mais apontada, recolhendo 24,4% das opiniões, ao passo que o tamanho e o peso são referidos por 22,1% dos inquiridos.

Mais jovens nem querem ouvir falar de telemóveis sem câmara fotográfica

Mas, nem todos valorizam da mesma forma estas características principais. As principais diferenças são encontradas entre as idades, podendo mesmo afirmar-se que cada escalão etário revela preferências diferentes. Assim, as crianças entre os 10 e os 14 anos dão maior importância à câmara fotográfica incorporada, referida por 43,7% dos inquiridos nesta faixa etária.
Já os jovens entre os 15 e os 24, bem como os que têm entre 25 e 34 anos valorizam, pelo seu lado, o design do aparelho, característica apontada respectivamente por 36,3% e 35,8% dos inquiridos destas idades como a mais importante para a escolha do aparelho.
Entre os 35 e os 44 anos, o preço e a facilidade de utilização «empatam» como as características mais importantes na escolha de um telemóvel, razões apontadas por 33% dos inquiridos nesta faixa etária.
A facilidade de utilização é a razão dada nos dois grupos etários seguintes: 41% dos indivíduos entre 45 e 54 anos e 37,5% dos que têm entre 55 e 64 anos refere essa característica.
Finalmente, a maioria (52,2%) dos indivíduos com mais de 64 anos confessa não saber responder à questão, enquanto para 27% deles é a facilidade de utilização a característica mais relevante.


Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...