sábado, dezembro 27, 2008

130 mil euros por minuto no Natal


Comércio: Recorde de dinheiro movimentado no multibanco

Os portugueses esqueceram a crise nos últimos dias antes do Natal. Entre levantamentos e pagamentos de compras com o cartão multibanco, gastaram entre os dias 21 e 25 de Dezembro, 130 mil euros por minuto. No total, foram movimentados, em apenas quatro dias, mais de 749 milhões de euros.
Curiosamente até ao dia 21 de Dezembro, os levantamentos e compras realizados através da rede de multibanco indiciavam um aperto do cinto dos portugueses, mas as corridas dos últimos dias acabaram por contribuir para que o dinheiro movimentado na rede tenha batido um novo recorde durante este Natal.
Entre 1 e 25 de Dezembro, os portugueses movimentaram, através da rede multibanco, mais de 4,2 mil milhões de euros, 2,2 mil milhões dos quais em compras. Trata-se de um aumento de um por cento face ao mesmo período de 2007. O número de operações, por seu turno, revela um crescimento de quatro por cento.
As compras dos últimos quatro dias apagaram assim os resultados mais modestos dos primeiros 21 do mês. De acordo com os dados da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere a rede multibanco, o valor médio dos levantamentos aumentou mesmo face a 2007, passando dos 68 para os 69 euros.
O número dos movimentos dos primeiros 21 dias de Dezembro revelava um aumento de compras, mas de valor inferior, em média, a 2007.

COMÉRCIO SURPREENDIDO

O presidente da União das Associações de Comércio e Serviços (UACS), Vasco de Mello, manifestou-se ontem "surpreendido" com o número de operações dos últimos dias na rede multibanco. A perspectiva dos comerciantes era a de que "dificilmente" as vendas iriam recuperar, num ambiente de crise económica, adianta. Mas, ainda assim, é preciso esperar pelos dados finais das vendas, números que a associação ainda não dispõe, sublinha Vasco de Mello.
Certo é que ante a perspectiva de acentuadas quebras nas vendas, muitos comerciantes optaram por apostar nas promoções para incentivar o consumo. Essa tinha sido mesmo uma das recomendações da consultora Deloitte, que num estudo internacional sobre o consumo na quadra natalícia apontava para a redução de presentes , com excepção das crianças. A Deloitte estimava uma quebra nos gastos de 4,8 por cento, face à resposta de 77 por cento dos inquiridos: o poder de compra este ano era inferior ao do ano passado.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...