
"Por causa, especificamente, do problema da cinza vulcânica não haverá passagem desse fenómeno para o preço dos bilhetes, porque o preço decorre de uma concorrência. Existe uma oferta imensa no quadro mundial e europeu e uma guerra tarifária bastante grande e os preços já são bastante comprimidos", disse Luiz Gama Mór à Lusa.
A TAP estima em mais de 12 milhões de euros os prejuízos que sofreu devido à crise da nuvem de cinzas lançadas por um vulcão islandês. Após o fim da crise, ou seja, quando os voos foram retomados, a Imprensa económica europeia deu conta de que algumas companhias estavam a aumentar os preços das tarifas entre a Europa e os Estados Unidos da América em cerca de 20%.
Luiz Gama Mor reafirmou que isso não vai acontecer na TAP e diz mesmo que o preço nem sempre reflecte o custo real. "Infelizmente o preço não tem a ver com o custo. Eu gostaria muito de poder apresentar uma estrutura de custos, acrescentar uma margem e dizer que o preço vai ser este porque me custa isto.
O mercado é muito competitivo e o preço é uma condição de mercado. Portanto, em diversos momentos as companhias cobram mais barato do que custa. Não é à toa que se verificam os prejuízos das empresas", sublinhou.
A nuvem de cinzas vulcânicas "não traz qualquer interferência com preço de forma directa. O facto de termos tido uma despesa maior não passa para o preço", reforçou.
Questionado sobre onde é que a TAP vai sofrer o impacto dos prejuízos, Luiz Gama Mor respondeu: "No bolso. Na verdade essa redução de receitas é importante para nós. Temos que buscar maior qualidade de receita, mais receita e redução do custo".
O mesmo responsável explicitou que se trata de redução "de custos estruturais" e não "operacionais".
"Quando falo em redução de custos falo de custos estruturais, não custos variáveis de voo. Cabe-nos aproveitar a oferta toda colocada e ter a maior receita possível". "Depois temos trabalhos bastante fortes de redução do custo dentro da empresa, e isso para nós hoje é uma cultura", frisou.
Sobre preços, aliás, Gama Mor diz que a tendência é para uma descida.
"A dinâmica do preço tem sido decrescente. Seja qual for a sequência histórica que se veja, o preço do transporte aéreo está cada vez mais barato. E diria, infelizmente para nós, que isso é inexorável", disse o vice-presidente executivo, que tem o pelouro da área comercial.
"Essa é a realidade com que se conta de orçamento para orçamento: prevê-se sempre uma queda da tarifa média por cada passageiro", disse.
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