sábado, julho 03, 2010

Escola tropeça na legislação



Ensino especial: Ministra na abertura de dois eventos em Lisboa

Há muitas escolas com problemas de adaptação à legislação." A crítica pertence a Manuela Sanches Ferreira, coordenadora do ‘Estudo de avaliação externa do ensino especial’, trabalho divulgado ontem numa sessão no Centro Cultural de Belém (CCB), Lisboa, onde esteve a ministra da Educação, Isabel Alçada.


Segundo a investigação, a maioria dos alunos abrangidos pela educação especial (82%) recebe apoio pedagógico personalizado. O balanço é tido como positivo pela coordenadora apesar dos problemas que encontrou: muitos alunos não estão integrados no actual decreto-lei, há dificuldades na organização do processo e falta formação.
Crítico é também David Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, para quem existem muitas crianças com dificuldades que deveriam ter apoio e não têm. Quanto à avaliação, diz que peca por ser "tardia".
Consciente dos problemas, Isabel Alçada reconhece que "não se conseguem políticas que não tenham erros".
A ministra aproveitou a deslocação ao CCB e esteve no encontro sobre o projecto ‘Ler +’, do Plano Nacional de Leitura. Numa intervenção descontraída citou Sócrates (o filósofo grego): "Os professores quanto mais dão, mais cheios ficam." Recebeu uma gargalhada geral da plateia de docentes.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...