terça-feira, julho 06, 2010

Temperaturas perto dos 40º vão manter-se hoje e amanhã



Calor

Hospitais das zonas mais quentes, Braga e Santarém, registaram afluências na urgência acima do normal. Na maioria, casos de idosos desidratados e jovens com queimaduras.


Os termómetros vão manter-se hoje perto dos 40 graus em vários distritos do interior do País e o calor só começará a diminuir a partir de quinta-feira. Apesar de o território ainda não estar em onda de calor, as temperaturas estão muito acima da média para esta altura do ano, explicou o Instituto de Meteorologia. Por exemplo, ontem, em Coruche, Amareleja e Alcácer do Sal, atingiram-se os 42 graus.
O calor levou os serviços de urgência de alguns hospitais a registarem uma afluência acima do normal. No Hospital distrital de Santarém, foram registados casos de queimaduras devido à exposição exagerada ao sol no domingo e ontem. Na maioria entre jovens.
"Registámos ainda meia dúzia de casos de idosos desidratados. Não ingeriram os líquidos suficientes e chegaram com a pele seca, vómitos ou náuseas e menos consciência", afirmou ao DN o director clínico do hospital. José Marouço explicou ainda que alguns idosos foram internados para receber soro, embora nenhuma situação tenha sido grave.
"Na maioria dos casos, as situações poderiam ser evitadas se estes idosos tomassem as precauções recomendadas pelas autoridades de saúde", sublinhou o clínico. Em Braga, outro distrito onde as temperaturas rondaram os 40 graus no domingo e durante o dia de ontem, a afluência às urgências também registou um pequeno acréscimo. A maioria dos casos foram pessoas mais velhas com problemas respiratórios e a precisar de cuidados de saúde.
Em Lisboa, no Hospital de Santa Maria, as urgências registaram por agora, uma afluência normal nos últimos dois dias.
O calor provocou também vários incêndios que obrigaram à mobilização de centenas de bombeiros. Uma das situações mais complicadas registou-se durante a tarde em Miranda do Corvo, onde estiveram mais de 120 homens a combater as chamas.
Em Évora e Santa Maria da Feira, o fogo também causou preocupações às autoridades, embora ao início da noite tudo estivesse controlado (ver texto secundário).
As temperaturas elevadas estão também a prejudicar a qualidade do ar. Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, em Faro, Lisboa, Porto e Setúbal o índice de qualidade será hoje fraco, devido à presença de partículas poluentes na atmosfera.
Entretanto, um relatório do Centro Nacional de Dados do Clima revelou ontem que os cinco primeiros meses deste ano foram os mais quentes desde 1880, quando começaram a ser registadas sistematicamente as temperaturas.
Entre Janeiro e Maio, as temperaturas combinadas da terra e dos oceanos estiveram 0,68 graus Celsius acima da média do século XX.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...