quinta-feira, junho 17, 2010

Exames: Alunos acham que foi fácil



Avaliações nacionais do Básico arrancaram com prova de Português

“Fácil”, “muito fácil”, foram as expressões mais utilizadas esta manhã entre os alunos ouvidos pelo Correio da Manhã na Escola Secundária Josefa de Óbidos, em Lisboa. À saída da prova de Português do 9º ano a opinião era partilhada por todos. O exame era mais acessível que os testes realizados durante o ano e que os exames de anos anteriores.

“Não estudei muito mas pareceu fácil.”, afirmou Miguel Barreiros, 16 anos. A colega, Carolina Bárbara, 15 anos, recorreu à prova de 2009 para estudar e confirmava que “a estrutura era igual mas este foi mais fácil.” A sensação entre os que abandonavam a sala de aula era a da chegada das férias.
Para o exame deste ano estavam inscritos 96 mil alunos, numa faixa etária média de 14 anos de idade. Esperava-os uma primeira parte correspondente a interpretação de textos, com cotação de 50 pontos, no qual se incluíam um texto jornalístico, um poema de Nuno Júdice e duas estrofes d’Os Lusíadas. Uma segunda parte de gramática somava 20 pontos à prova, seguida de 30 pontos respeitantes à elaboração de um texto.
Os alunos do 8º ano com mais de 15 anos auto-propostos a exame, medida do Governo que suscitou polémica, só farão as provas na 2ª chamada.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...