DESCRIÇÃO Os trabalhadores do metro de Lisboa estão em greve durante 24 horas. Protestam contra as medidas previstas no orçamento do Estado. A adesão ronda os cem por cento.
quinta-feira, outubro 31, 2013
GREVE DO METRO COM CEM POR CENTO DE ADESÃO
DESCRIÇÃO Os trabalhadores do metro de Lisboa estão em greve durante 24 horas. Protestam contra as medidas previstas no orçamento do Estado. A adesão ronda os cem por cento.
Adesão à greve do Metro de Lisboa ronda os 100%
DESCRIÇÃO Carris reforça percursos do Metro de Lisboa para minimizar efeitos.
‘Astérix entre os Pictos’ chega às livrarias
DESCRIÇÃO Novo livro do herói gaulês tem lançamento mundial marcado para quinta-feira. Aventura leva Astérix e Obélix até à Escócia.
(Correio da Manhã - 23/10/2013)
Astérix está de volta
DESCRIÇÃO O pequeno gaulês é pela primeira vez desenhado por alguém que não o seu criador e vai visitar a Escócia. Um dos novos autores, Didier Conrad, revelou ao correspondente da RTP em Paris, Paulo Dentinho, que um dia destes ainda Astérix pode aventurar-se na Lusitânia.
(RTP - 23/10/2013)
Novo livro de Astérix e Obélix lançado hoje
O novo livro de Astérix e Obélix é lançado hoje em 15 países, incluindo Portugal. Em "Astérix entre os Pictos" as personagens mantêm-se, os autores é que não. Didier Conrad e Jean-Yves Ferri assinam agora as ilustrações e o argumento da obra. Em comum com Astérix, os novos criadores têm o ano de aniversário: 1959, data da criação da banda desenhada.
(SIC 24/10/1013)
Sindicato afirma que greve no Metro de Lisboa tem 100% de adesão
É o primeiro dia de uma quinzena de greves nos transportes públicos. Hoje não há metropolitano em Lisboa. Os sindicatos dizem que a adesão é total.
Transtejo suspende greve
Paralisação estava marcada para o início de Novembro. Já a Soflusa mantém o protesto.
Os trabalhadores da Transtejo suspenderam a greve parcial que estava marcada para o período compreendido entre 3 e 9 de Novembro. Os funcionários vão agora reunir-se a 8 de Novembro em plenário para decidir "novas formas de luta".
Já a Soflusa mantém a greve de três horas por turno, agendada precisamente para a semana de 3 a 9 de Novembro. As duas empresas estiveram reunidas em plenário e as decisões acabaram por ser diferentes.
O Tribunal Arbitral tinha decretado serviços mínimos para a greve. Os juízes alegaram que a paralisação dos trabalhadores dos barcos abrange as horas de ponta, afectando os utentes que na sua maioria pagam as viagens antecipadamente.
A Plataforma dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, que junta sindicatos da CGTP, UGT e independentes, marcou greves até 9 de Novembro, dia em que se realiza uma manifestação dos funcionários dos trabalhadores do sector.
Algumas das paralisações vão ser totais e outras parciais. Em causa estão as reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas previstas no Orçamento do Estado para 2014.
Google festeja Halloween com doodle
Internet
A festa comemorativa do Halloween tem especial relevância nos Estados Unidos da América.
A página inicial do Google assinala, esta quinta-feira, o Dia das Bruxas com um doodle – uma modificação do seu logótipo – animado.
Se clicar na imagem, verá uma bruxa a preparar uma poção. Ao tocar nos ingredientes – maçã, caveira, osso e veneno – eles vão cair para dentro do caldeirão. Depois, vão surgir, através de uma nuvem de fumo, figuras assustadoras, representativas desta tradição.
O Halloween é uma festa celebrada no dia 31 de outubro. É um evento tradicional e cultural, que ocorre em países de língua inglesa, com especial relevância nos EUA, Canadá, Irlanda e Inglaterra. No entanto, a comemoração do Dia das Bruxas espalhou-se por todo o Mundo.
Metro de Lisboa anuncia novas greves
Entre 18 e 22 de novembro
O Metro de Lisboa vai voltar a parar entre 18 e 22 de novembro. As duas greves, que ainda não têm data marcada, serão parciais.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vão voltar a parar em novembro, anunciou esta quinta-feira a Federação dos Sindicatos e dos Transportes e Comunicações. Desta vez, as duas greves serão parciais e terão lugar entre 18 e 22 de novembro. Segundo fonte do sindicato, as datas, ainda por marcar, serão definidas esta semana, após uma reunião entre a Fectrans e os sindicatos.
Relativamente à greve desta quinta-feira, que teve início às 00h00, a Federação dos Sindicatos e dos Transportes e Comunicações afirma que a adesão é “praticamente total, provocando a paralisação de toda a actividade da empresa”.
Recorde-se que esta paralisação surgiu no seguimento da decisão de duas semanas de greves contra as propostas de Orçamento de Estado para 2014, como a concessão de serviços a privados e a redução das indeminizações compensatórias às empresas.
Greve no Metro de Lisboa com quase 100% de adesão
Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações
Circulação foi interrompida às 00h00 desta quinta-feira.
A adesão à greve de 24 horas no Metropolitano de Lisboa, cuja circulação foi interrompida às 00h00, ronda os 100%, de acordo com a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).
Segundo Anabela Carvalheira, da FECTRANS, cerca das 07h45, "os únicos trabalhadores que deviam ter entrado ao serviço seriam os operacionais e oficinais, mas não o fizeram, pelo que a adesão à greve ronda muito perto dos 100%". A Lusa tentou ouvir a adminsitração do Metropolitano sobre a adesão à greve, mas tal não foi ainda possível.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa agendaram esta greve de 24 horas para esta quinta-feira, depois de 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do sector dos transportes terem decidido avançar com uma quinzena de greves contra as propostas do Orçamento do Estado para 2014, como a concessão dos serviços a privados e a redução das indemnizações compensatórias às empresas.
A circulação no Metropolitano de Lisboa foi paralisada às 00h00 devido ao início da greve de 24 horas dos trabalhadores, altura em que a adesão ao protesto estava nos 100%, segundo Anabela Carvalheira.
De acordo com a mesma fonte sindical os números de adesão à greve vão ter de ser monitorizados ao longo do dia.
Em comunicado, a Carris, que foi fundida com o Metro de Lisboa, informou que vai reforçar as carreiras 726 (Sapadores-Pontinha Centro), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação Damaia).
quarta-feira, outubro 30, 2013
Vêm aí 15 dias de greves. Veja o que vai parar e quando
Sector dos transportes vai paralisar. Saiba qual é o calendário das greves já marcadas.
A partir de 25 de Outubro começa um período de 15 dias de paralisações no sector dos transportes. A Plataforma dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, que junta sindicatos da CGTP, UGT e independentes, marcou greves até 9 de Novembro, dia em que se realiza uma manifestação dos funcionários dos trabalhadores do sector.
Algumas das paralisações vão ser totais e outras parciais - os pormenores ainda estão a ser acertados. Em causa estão as reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas previstas no Orçamento do Estado para 2014.
Em baixo, pode consultar as greves já marcadas.
A Renascença vai actualizar o quadro ao passo que forem conhecidas novas paralisações.
. CP: PÁRA A 7 DE NOVEMBRO, DURANTE 24 HORAS
. TRANSTEJO: DE 3 A 9 DE NOVEMBRO, TRÊS HORAS POR TURNO
. SOFLUSA: DE 3 A 9 DE NOVEMBRO, TRÊS HORAS POR TURNO
. TRANSPORTES COLECTIVOS DO BARREIRO: 6 DE NOVEMBRO
. REFER: 6 DE NOVEMBRO
. CARRIS: 7 DE NOVEMBRO, DAS 9H30 ÀS 15H30 PARA PLENÁRIO
. SOCIEDADE DE TRANSPORTES COLECTIVOS DO PORTO: 7 DE NOVEMBRO, DAS 8H00 ÀS 16H00
. METRO DE LISBOA: 31 DE OUTUBRO
. GREVE DA FUNÇÃO PÚBLICA: 8 DE NOVEMBRO. TRANSPORTES MUNICIPAIS AFECTADOS
. MANIFESTAÇÃO GERAL DO SECTOR DOS TRANSPORTES: 9 DE NOVEMBRO
segunda-feira, outubro 28, 2013
Greve no Metro de Lisboa sem serviços mínimos
Empresa admite que as estações vão estar fechadas nessa quinta-feira.
O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social (CES) não decretou serviços mínimos para a greve dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, na quinta-feira.
Face a esta decisão, fonte do Metro admitiu à agência Lusa que as estações vão estar fechadas nesse dia.
Ao contrário do estipulado para a greve do passado dia 15 de Outubro, o CES decidiu desta vez que "não são fixados quaisquer serviços mínimos relativamente à circulação de composições", lê-se no acórdão publicado na sua página da internet.
Na última greve, após a decisão do tribunal, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) suspendeu a paralisação e substituiu-a por "um dia de luto".
Segundo o sindicato, os serviços mínimos obrigam muitos trabalhadores a prestarem serviço e impede-os de "exercerem o direito à greve".
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa agendaram uma greve de 24 horas para quinta-feira, depois de 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do sector dos transportes terem decidido avançar com uma quinzena de greves, entre a próxima sexta-feira e dia 8 de Novembro, contra as propostas do Orçamento do Estado para 2014.
terça-feira, outubro 22, 2013
CP já marcou greve de 24 horas
Transportes
Saiba qual a data escolhida para a paralisação dos comboios.
Os trabalhadores da CP e da CP Carga vão fazer uma greve de 24 horas a 07 de novembro, no âmbito da luta do setor contra a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, disse esta terça-feira fonte sindical.
"A CP e a CP Carga fazem greve a 07 de novembro, de 24 horas", disse à agência Lusa José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).
Esta greve vem na sequência da reunião que juntou na semana passada 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do setor dos transportes.
Na reunião, os trabalhadores decidiram avançar com uma quinzena de greves, a começar a 25 de outubro e terminar a 08 de novembro, que vai culminar com uma manifestação nacional, em Lisboa, a 09 de novembro.
Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.
Os representantes dos trabalhadores decidiram ainda exortar os deputados a reprovarem o OE, a pedirem ao Tribunal Constitucional a sua fiscalização preventiva e realizar uma nova reunião a 08 de novembro.
Além da greve da CP e da CP Carga, já estão também agendadas as paralisações dos CTT (25 de outubro), Metropolitano de Lisboa (31 de outubro), Transtejo e Soflusa (02 a 09 de novembro, três horas por turno), Transportes Coletivos do Barreiro (06 de novembro), Carris (07 de novembro, das 09h30 às 15h30) e STCP (07 de novembro, entre as 08h00 e as 16h00).
Trabalhadores da CP marcam greve para 7 de Novembro
Paralisação é de 24 horas e acontece no âmbito das duas semanas de protestos dos trabalhadores dos transportes públicos, que decorrem de 25 de Outubro a 9 de Novembro.
Os trabalhadores da CP e da CP carga marcaram uma greve no dia 7 de Novembro. A decisão foi tomada numa reunião entre dirigentes sindicais e representantes dos trabalhadores.
A paralisação é de 24 horas e acontece no âmbito das duas semanas de protestos dos trabalhadores dos transportes públicos, que decorrem de 25 de Outubro a 9 de Novembro.
Já estão marcadas greves no Metro de Lisboa para 31 de Outubro; nos transportes colectivos do Barreiro e na Refer a paralisação está agendada para 6 de Novembro; na carris e STCP, no Porto, realiza-se no dia seguinte, a 7 de Novembro.
Quanto aos barcos da Transtejo e da Soflusa está marcada uma paralisação de três horas por turno entre 2 e 9 de Novembro.
Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.
quarta-feira, outubro 16, 2013
Metro está a funcionar normalmente
Lisboa
Não se registam atrasos na circulação.
A circulação no Metropolitano de Lisboa está, esta terça-feira, a processar-se "normalmente e sem atrasos", apesar do protesto dos trabalhadores do Metro contra as condições laborais, adiantaram à agência Lusa fontes sindicais e da empresa de transportes.
A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) decidiu suspender a greve convocada para hoje, depois de o Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social (CES) ter imposto serviços mínimos, mas manteve o pré-aviso de greve e pediu que quem trabalhe manifeste o seu protesto, usando um sinal "de luto".
Em declarações à agência Lusa, uma fonte do Metropolitano de Lisboa disse que a circulação não está a ser afetada pelo protesto.
Também Anabela Carvalheira, da Fectrans, adiantou à Lusa que os serviços estão a funcionar normalmente, com os trabalhadores a apresentarem-se no local de trabalho.
"Pode acontecer algum trabalhador não vir trabalhar e estar de greve, mas a maioria dos trabalhadores decidiu transformar a luta num dia de luto e, portanto, vão apresentar-se ao serviço", declarou.
Na opinião da sindicalista, os trabalhadores do Metro vão aderir em massa ao dia de luto, usando para o efeito uma faixa preta na roupa, por exemplo.
(Correio da Manha 15/10/2013)
(Correio da Manha 15/10/2013)
terça-feira, outubro 08, 2013
Fecho ameaça mais escolas
Ensino: Ano lectivo iniciou-se há três semanas mas ainda faltam funcionários
Directores avisam que muitas podem ter de fechar por falta de funcionários, como aconteceu na Clara de Resende
A Escola Secundária Clara de Resende, no Porto, teve de fechar portas sexta-feira e quinta-feira por falta de funcionários, mas os diretores avisam que o problema vai afetar mais escolas.
"A maioria das escolas está no limite, porque os funcionários reformam-se e não se contrata ninguém. Se não houver entradas, ou mobilidade entre ministérios, as escolas em pouco tempo vão ter sérias dificuldades em manter-se abertas", afirma Adelino Calado, da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
O também director do Agrupamento de Carcavelos dá o seu próprio exemplo. "No meu agrupamento, faltam 27 funcionários. Aposentaram-se seis e outros sete esperam pela reforma. As escolas não são autónomas, e se não me deixarem ir buscar funcionários através dos centros de emprego tenho de fechar uma escola de 1º ciclo ou alguns serviços da sede, como o bufete ou a papelaria", alerta Adelino Calado, frisando que só tomará uma decisão destas "com o apoio do Conselho Geral".
O rácio de funcionários que cada escola pode ter é definido num diploma de 2008, do Governo de José Sócrates. Um diploma que diretores, sindicatos e associações de pais têm criticado, por estar desatualizado: "O Ministério da Educação e Ciência (MEC) tem a responsabilidade de perceber se o atual diploma dos rácios é suficiente ou se deve ser revisto. Os alunos não podem ser prejudicados no seu direito à educação", disse ao Correio da Manhã Jorge Ascensão, presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais.
No Agrupamento Clara de Resende, a directora, Rosário Queirós, já avisou que na próxima semana os alunos continuarão sem aulas devido à falta de assistentes operacionais.
O MEC afirma que só na quinta-feira foi informado pela direcção do agrupamento do aumento do número de alunos, tendo no mesmo dia autorizado a contratação de mais funcionários. A tutela garante que "todas as situações de défice estão a ser objetiva e cuidadosamente analisadas e a ser supridas, quando comprovadas essas necessidades".
(Correio da Manhã 05/10/2013)
(Correio da Manhã 05/10/2013)
Greve do metro de hoje vai repetir-se
Lisboa
Não há serviços mínimos.
A circulação do metro de Lisboa está, esta terça-feira de manhã, suspensa e as estações estão encerradas devido à greve dos trabalhadores contra as "degradantes" condições de trabalho, de acordo com fontes da empresa e sindicais.
Uma fonte do Metropolitano de Lisboa disse à agência Lusa que as estações estão completamente encerradas e não há serviços mínimos.
Também Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), disse à Lusa que a circulação do metro está totalmente suspensa desde as 23h00 de segunda-feira por causa das mudanças de turno, adiantando que os níveis de adesão à greve são bons.
"Estamos de portas fechadas. Os índices de adesão à greve são bons, o que demonstra que os trabalhadores estão disponíveis para, face ao ataque aos seus direitos, continuar a lutar", disse.
Anabela Carvalheira avançou também que os trabalhadores do Metro de Lisboa decidiram voltar a fazer greve no próximo de 15 de outubro em protesto contra as "cada vez mais degradantes" condições de trabalho.
"Vamos realizar uma reunião com os trabalhadores por volta das 11h00 da manhã para analisar os dados da greve e possíveis formas de luta", concluiu.
Na sua página da Internet, o Metropolitano de Lisboa informou que não foram fixados serviços mínimos e que a circulação só deve estar normalizada às 06h30 de quarta-feira.
TRÂNSITO EM LISBOA
Em dia de greve do Metropolitano de Lisboa, um acidente no Alto da Boa Viagem, entre Lisboa e Cascais, estava a complicar o trânsito na Marginal, cerca das 10h05 desta terça-feira.
A ajudar às complicações causadas pela greve, alguns semáforos avariados em Entrecampos, entre as avenidas dos EUA, Forças Armadas e República, estavam também a impedir uma normal circulação do trânsito.
Já na CRIL, um acidente com cinco carros dentro do Túnel do Grilo provocava alguma demora no sentido Sacavém-Algés.
Perto da estação do Rossio, no sentido Rossio-Marquês, um acidente com dois carros causava lentidão no trânsito que circula no local. (Atualizada às 10h21)
(Correio da Manha 08/10/2013)
(Correio da Manha 08/10/2013)
Calor tropical até sábado
Meteorologia: Temperaturas de 30 graus em Setúbal, Évora e Beja
Influência de dois anticiclones arrasta ar quente do Mediterrâneo para Portugal. No fim de semana será polar.
Sol, calor e céu limpo são ingredientes que transportam os portugueses para o verão. Até ao final da semana, já em pleno outono, quem tiver oportunidade pode aproveitar mais uns dias de praia e o bom humor de São Pedro. Portugal está sob a influência de dois anticiclones, que estão a trazer para o território continental uma massa de ar tropical, que arrasta com ela o calor do Mediterrâneo e o ar seco da vizinha Espanha.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor e o céu limpo estão para ficar até ao final da semana. "Não é nenhuma situação atípica para a época do ano. Apesar do calor, as temperaturas mantêm-se dentro do que é normal e frequente em anos anteriores", explicou ao CM a meteorologista Maria João Frada, acrescentando: "É uma corrente de ar que vem de Leste. Entra em Portugal por Espanha e arrasta com ela o ar quente da região mediterrânica."
À excepção da Guarda, as temperaturas máximas em todo o território continental estão hoje acima dos 24 graus. Santarém, Setúbal, Évora e Beja vão ser mesmo as capitais de distrito mais quentes até sexta-feira. Os termómetros vão chegar a atingir os 30 graus.
A partir de sábado, o tempo no território de Portugal continental continua a ser influenciado pelos dois anticiclones, mas a massa de ar deixa de ser tropical e quente para ter nuances de ar polar e frio. "As temperaturas vão descer ligeiramente e o céu vai apresentar-se mais nublado", afirmou ainda a meteorologista do IPMA.
A contrastar com o bom tempo que se faz sentir no território continental está a situação meteorológica no arquipélago dos Açores. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sete ilhas sob aviso amarelo. Em causa está a previsão de chuvas fortes que vão afectar o grupo ocidental (Flores e Corvo) e as ilhas centrais (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial). O aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, vai manter-se pelo menos até às 06h00 de amanhã.
Escola acusada de afastar professores
Lisboa: Secundária Marquês de Pombal sem conselho geral
Director atribuiu horário zero a professores que venceram eleições para o Conselho Geral.
A direcção da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, foi alvo de queixa para o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e para a Inspecção da Educação por ter alegadamente afastado professores de forma irregular e por a escola estar a funcionar, de forma ilegal, sem o seu órgão máximo, o Conselho Geral (CG).
As eleições para o novo CG realizaram-se a 20 de Junho, mas a lista de professores vencedora, opositora à lista apoiada pela direcção, nunca tomou posse. Dos cinco professores eleitos na lista opositora à da direcção, três deles ficaram a saber em Julho que tinham horário zero, ou seja, não tinham turmas atribuídas. Tiveram, assim, de ir a concurso e foram colocados noutras escolas.
Um destes docentes era a professora que deveria ser nomeada presidente do Conselho Geral pelos restantes membros. Estava na escola há 19 anos e lecciona Matemática.
"Foi a forma que a direcção encontrou para decapitar a lista vencedora e os professores incómodos. Mas fizeram-no ocultando horários e, agora, no início do ano lectivo muitas turmas não tinham professor e tiveram de ir recrutar outros", contou ao CM um dos professores envolvidos, solicitando anonimato.
Os docentes recorreram aos sindicatos, mas não sentiram o apoio que esperavam. "O director Jaime Carlos é irmão de Arménio Carlos, líder da CGTP...", afirma a mesma fonte. Ao CM, o sindicalista escusou se a comentar a situação. "Não posso comentar o que não conheço", disse ao CM.
Tentámos contactar ontem o director da escola, Jaime Carlos, mas este nunca esteve disponível. O Correio da Manhã enviou perguntas por e-mail que também não tiveram resposta.
Questionado pelo CM, o Ministério da Educação também não respondeu.
domingo, outubro 06, 2013
Detido manifestante do movimento "Que se lixe a Troika"
Um homem de 24 anos, desempregado, que protestava durante as cerimónias do 5 de outubro foi detido pela PSP. Fazia parte movimento "Que se lixe a Troika". O grupo vaiou o Presidente da República e o primeiro-ministro no inicio e no fim das comemorações. Os confrontos com a policia, que provocaram a detenção, ocorreram no fim da cerimonia.
Não podemos vencer a crise secundarizando a democracia", diz António...
António Costa avisou no discurso do 5 de outubro que para vencer esta crise não é preciso colocar os valores e as regras da democracia em segundo lugar. O presidente da Câmara de Lisboa disse ainda que não pode haver contradição entre a democracia e o desenvolvimento económico.
sábado, outubro 05, 2013
Ninguém está acima da lei, diz Cavaco Silva
Cavaco Silva centrou o discurso do 5 de outubro em questões da educação, mas deixou também alguns recados políticos. O Presidente da República acusou alguns de se aproveitarem das conjunturas de crise para agravarem os problemas. Cavaco Silva disse ainda que ninguém está acima da lei e que é preciso confiar nas instituições.
Passos entrevistado por 20 portugueses na RTP depois da polémica que adiou programa
Entrevista devia acontecer antes das autárquicas mas PS e PCP fizeram queixa à Comissão Nacional de Eleições por considerarem haver falta de igualdade numa altura eleitoral. Primeiro-ministro acabou por tomar a iniciativa de declinar a proposta. Seguro também já foi convidado.
O primeiro-ministro vai ser entrevistado por 20 portugueses na quarta-feira à noite no programa da RTP “O País Pergunta”, que foi adiado depois de uma polémica que motivou queixas na Comissão Nacional de Eleições (CNE).
No início de Setembro, PS e PCP apresentaram queixas à CNE por considerarem que a RTP não estava a garantir a igualdade de tratamento entre os líderes político-partidários ao ter combinado transmitir uma entrevista ao líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no programa marcado para antes das eleições autárquicas de 29 de Setembro e do Orçamento do Estado para 2014.
Em declarações neste sábado à agência Lusa, o director da informação da RTP, Paulo Ferreira, indicou que já voltou a convidar o líder do PS, António José Seguro, para também ser entrevistado por 20 portugueses, em data a acertar.
“É um modelo que faz sentido para quem governa ou para quem está na primeira linha da sucessão da governação. É essa a nossa visão editorial”, afirmou Paulo Ferreira, confirmando que não pretende alargar o programa a outros líderes partidários.
“O País Pergunta” vai ser emitido na quarta-feira após o Telejornal, deverá ter a duração de uma hora e meia e será moderado por Carlos Daniel, que fará o reforço das questões, caso seja necessário.
Os 20 cidadãos foram escolhidos por duas empresas de estudo de mercado e é suposto serem representativos do país a vários níveis: em termos etários, regionais, profissionais ou socioeconómicos. As perguntas são escolhidas pelos próprios, que estarão em estúdio com o primeiro-ministro e líder do PSD.
Na altura da polémica, o programa foi adiado porque o próprio Passos Coelho declinou o convite para participar, perante as circunstâncias da altura e para resolver o impasse.
Passos entrevistado por 20 portugueses na 4.ª-feira
"O País Pergunta"
O primeiro-ministro vai ser entrevistado por 20 portugueses na quarta-feira à noite no programa da RTP "O País Pergunta", que foi adiado depois de uma polémica que motivou queixas na Comissão Nacional de Eleições (CNE).
No início de setembro, PS e PCP apresentaram queixas à CNE por considerarem que a RTP não estava a garantir a igualdade de tratamento entre os líderes político-partidários ao ter combinado transmitir uma entrevista ao líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no programa marcado para antes das eleições autárquicas de 29 de setembro e do Orçamento do Estado para 2014.
Em declarações hoje à agência Lusa, o diretor da informação da RTP, Paulo Ferreira, indicou que já voltou a convidar o líder do PS, António José Seguro, para também ser entrevistado por 20 portugueses, em data a acertar.
"É um modelo que faz sentido para quem governa ou para quem está na primeira linha da sucessão da governação. É essa a nossa visão editorial", afirmou Paulo Ferreira, confirmando que não pretende alargar o programa a outros líderes partidários.
"O País Pergunta" vai ser emitido na quarta-feira após o Telejornal, deverá ter a duração de uma hora e meia e será moderado por Carlos Daniel, que fará o reforço das questões, caso seja necessário.
Os 20 cidadãos foram escolhidos por duas empresas de estudo de mercado e é suposto serem representativos do país a vários níveis: em termos etários, regionais, profissionais ou socioeconómicos.
As perguntas são escolhidas pelos próprios, que estarão em estúdio com o primeiro-ministro e líder do PSD.
Na altura da polémica, o programa foi adiado porque o próprio Passos Coelho declinou o convite para participar, perante as circunstâncias da altura.
Metro deve parar entre as 23.30 de 2.ª e 01.00 de 4.ª
Greve em Lisboa
A circulação do Metro de Lisboa deve parar entre as 23:30 de segunda-feira e as 01:00 de quarta-feira devido à greve de 24 horas que os trabalhadores realizam na terça-feira, indicou hoje a empresa.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa disse ainda que a normalização do serviço deve ocorrer a partir das 06:30 de quarta-feira.
A circulação do Metro de Lisboa deve parar entre as 23:30 de segunda-feira e as 01:00 de quarta-feira devido à greve de 24 horas que os trabalhadores realizam na terça-feira, indicou hoje a empresa.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa disse ainda que a normalização do serviço deve ocorrer a partir das 06:30 de quarta-feira.
A empresa revelou também que não foram decretados serviços mínimos.
Na segunda-feira, às 23:30, meia hora antes de entrarem em greve, os trabalhadores vão fazer uma vigília à porta da sede da empresa, na Avenida Sidónio Pais.
Convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), a vigília e a greve são um protesto "contra as privatizações" das empresas de transporte público, "contra a extinção dos postos de trabalho e contra a degradação das condições de trabalho", disse à Lusa a sindicalista Anabela Carvalheira.
(D.N. 04/10/2013)
(D.N. 04/10/2013)
Metro de Lisboa em greve dia 8
Trabalhadores agendam paralisação de 24 horas e não descartam a hipótese de realizar outra na semana seguinte.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vão cumprir uma greve de 24 horas na próxima terça-feira e contam fazer uma nova paralisação na semana seguinte, de acordo com uma representante da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
«Entregámos um pré-aviso de greve para o dia 8 de outubro», revelou ontem Anabela Carvalheira. A sindicalista adiantou também que em princípio irá realizar-se uma nova paralisação no dia 15, mas «falta entregar o pré-aviso».
Entretanto, para o dia 11 de outubro está agendada uma vigília do sector dos transportes no Largo de Camões, em Lisboa.
Todas estas ações de luta são um protesto «contra as privatizações» das empresas de transporte público, «contra a extinção dos postos de trabalho e contra a degradação das condições de trabalho», disse ainda Anabela Carvalheira.
«Brutal ofensiva»
Segundo informação avançada na página da Fectrans na Internet, «hoje como no passado, apenas a luta dos trabalhadores pode travar esta brutal ofensiva, por isso, os trabalhadores do ML[Metro de Lisboa] vão continuar a lutar».
(Destak 02/10/2013)
quarta-feira, outubro 02, 2013
‘Casa’ dá goleada em noite eleitoral
Audiências: Estação de Queluz venceu também na informação
TVI arriscou e estreou o reality show de Teresa Guilherme no dia das eleições autárquicas. Formato bateu a concorrência e foi o mais visto do dia.
Contra todas as expectativas, a TVI estreou a quarta edição de ‘Secret Story - Casa dos Segredos' em noite de eleições autárquicas e deu-se bem. A primeira emissão do reality show apresentado por Teresa Guilherme foi vista por uma média de 1 739 100 (39,9% de share) telespectadores. Com este resultado, foi o programa mais visto do dia da televisão portuguesa, deixando toda a concorrência a larga distância. Foi o caso da última edição de ‘Cante Se Puder', da SIC, que registou apenas 497 mil telespectadores.
Excluindo a edição especial ‘Casa dos Segredos - Desafio Final' (que registou uma média de 2 058 900 telespectadores), a estreia deste domingo foi a segunda mais vista de sempre, ficando apenas atrás de ‘Secret Story 3', com 1 942 100 pessoas.
Também nas emissões especiais de informação de acompanhamento dos resultados eleitorais, a TVI saiu vencedora, apesar de às 22h00 ter ‘chutado' a restante transmissão para a TVI 24. O programa da estação de Queluz, que contou com comentários de Marcelo Rebelo de Sousa, foi visto por
1 464 600 portugueses. Já a emissão da RTP foi a escolhida de 981 700 pessoas, e a da SIC ficou-se pelos 842 mil telespectadores.
Para Luís Cunha Velho, esta foi "mais uma prova de que a TVI está na liderança da TV em Portugal". Ao CM, o diretor da estação mostra-se "contente com os resultados" e diz acreditar que ‘Casa dos Segredos' "vai ser um grande programa". O CM tentou obter reação da SIC, sem sucesso.
terça-feira, outubro 01, 2013
Função Pública terá mais cinco horas de trabalho por semana
Os funcionários públicos vão trabalhar mais 5 horas por semana. Entra hoje em vigor a lei das 40 horas. O Governo diz que quer melhorar prestação de serviços mas os sindicatos e a oposição consideram diploma inconstitucional. Há providências cautelares pendentes em tribunal. (SIC - 28.09.2013)
Lei das 40 horas semanais na Função Pública entra em vigor
Os funcionários públicos trabalham mais uma hora por dia, num total de 40 horas por semana. Cada entidade pública gere o número de horas de forma diferente mas os sindicatos não se conformam com a nova lei. (SIC - 30.09.2013)
Seguro diz que "ficou claro que há um vencedor: o PS"
O secretário-geral do Partido Socialista declarou ao final da noite a vitória socialista nestas eleições autárquicas, considerando que os resultados expressam um voto de indignação dos portugueses contra as políticas do Governo. (SIC - 30.09.2013)
Passos reconhece que PSD teve um dos piores resultados de sempre
Pedro Passos Coelho reconheceu ao final da noite a derrota eleitoral do partido a nível nacional e felicitou o PS pela vitória expressiva. O presidente do PSD admitiu que o partido teve um dos piores resultados de sempre nas autárquicas, que considerou ser o preço a pagar por uma política que não cede ao populismo. (SIC - 29.09.2013)
Paulo Vistas vence em Oeiras com elogios a Isaltino
Em Oeiras, no discurso de vitória do candidato Paulo Vistas gritou-se "Isaltino". (SIC - 29.09.2013)
Seara assume responsabilidade pela derrota e diz que será vereador
Fernando Seara reconheceu cedo a derrota na eleição referente à Câmara Municipal de Lisboa. O número 1 da lista do PSD, CDS e MPT admitiu que a vitória de António Costa foi indiscutível e assumiu a responsabilidade pelos resultados.(SIC - 30.09.2013)
Costa defende que lisboetas mostraram que portugueses mandam no país
António Costa obteve o melhor resultado de um partido em eleições autárquicas, em Lisboa. No discurso de vitória, defendeu que os lisboetas enviaram um claro recado ao Governo e que o executivo deve tirar consequências da derrota na capital. (SIC -30.09.2013)
António Costa não esclareceu se cumprirá mandato até ao fim
Confrontado com a possibilidade de não cumprir o mandato até ao fim, António Costa não esclareceu se poderá deixar a autarquia de Lisboa para se candidatar a outro cargo. (SIC - 30.09.2013)
António Costa orgulhoso com resultados históricos em Lisboa
António Costa recordou os objetivos que tem para este mandato e mostrou-se orgulhoso pela conquista da câmara e da assembleia municipal em Lisboa. (SIC - 30.09.2013)
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril
O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...
-
Portugal ficou, em 2020, acima da média da União Europeia (UE) no acesso a 'sites' de notícias, com 86% dos portugueses a fazerem-...
-
A alteração, aprovada em maio, entra em vigor, mas há um artigo desta lei contra as clausulas abusivas que fica para mais tarde. A partir ...
-
A nova lei sobre o regime de estacionamento e aparcamento de autocaravanas, que estabelece que fora das áreas protegidas é permitida a perno...