quarta-feira, novembro 10, 2010

Juros negoceiam em máximos históricos



Acima dos 7%

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estão esta quarta-feira a negociar acima dos sete por cento no mercado secundário, o máximo histórico, depois de o tesouro português ter pago a taxa mais alta do ano para colocar dívida pública.

Pelas 14h41, os juros das Obrigações do Tesouro a dez anos chegaram aos 7,019 por cento no mercado secundário, acima do anterior recorde de 6,776 por cento registado a 8 de Novembro de 2010.
Isto acontece no dia em que Portugal colocou 1.242 milhões de euros no mercado em dívida de longo prazo, na última emissão de 2010, mas à taxa de juro mais alta deste ano.
Os juros ultrapassam assim o limite de 7 por cento que, em declarações ao ‘Expresso’ em Outubro, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse que Portugal "entra num terreno" em que "essa alternativa [recorrer ao FMI] começa a colocar-se".
Já esta quarta-feira, o responsável pela pasta das Finanças não quis voltar a falar desta barreira mas afirmou que não ignora "as consequências e dificuldades trazidas para o País pela manutenção de taxas de juro tão elevadas".
O ministro da Economia disse, terça-feira, em declarações à Lusa que "não há nenhum limite objectivo, nem a fixação de nenhuma fronteira" para pedir ajuda a organismos internacionais.
A mesma ideia foi reiterada à tarde na comissão parlamentar dos Orçamentos e Finanças, onde Vieira da Silva disse que não há "números mágicos" apesar de ter reconhecido que a situação é "preocupante".

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...