terça-feira, novembro 23, 2010

Porto: Greve geral afecta circulação ferroviária já hoje



Previsão de 100 por cento de adesão dos trabalhadores

A greve geral de quarta-feira vai começar a fazer-se sentir já hoje na circulação ferroviária, com principal incidência no norte do País.

Os grevistas do sector ferroviário com turnos que terminem ou comecem dentro do período de protesto já não entrarão ao serviço, pelo que os atrasos e suspensões nos comboios urbanos do grande Porto se farão sentir já esta terça-feira a partir das 17h00 e até ao final da manhã do dia 25. A nível nacional, o impacto da greve será sentido a partir das 22h00 de hoje. A informação foi avançada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), que adianta uma previsão de adesão à greve de 100 por cento, e confirmada pela CP. A empresa garante, no entanto, serviços mínimos, depois da decisão favorável do tribunal arbitral.
Em relação à circulação de autocarros na zona do grande Porto, a greve terá especial impacto durante a madrugada do dia 24. O Sindicato Nacional de Motoristas avança com uma previsão de adesão à greve de 100 por cento dos trabalhadores com turnos entre as 00h00 e as 06h00. O impacto continuará a fazer-se sentir durante todo o dia, com previsões de adesão na ordem dos 80 por cento.
A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), no entanto, não avança com nenhuma previsão relativamente a níveis de adesão dos trabalhadores. Ainda assim, a empresa admite que "as implicações e constrangimentos serão previsivelmente elevados", uma vez que detém, na cidade do Porto, a exclusividade do serviço de transportes públicos rodoviários de passageiros que têm no autocarro o único meio de mobilidade no acesso ao trabalho, à escola ou aos cuidados de saúde. A STCP informa ainda que "não disporá de alternativas de transporte", uma vez que a imprevisibilidade de adesão não permite qualquer planificação de serviços a não ser em tempo real.
No que diz respeito aos serviços do Metro do Porto para o dia 24, fonte oficial avança que a circulação estará limitada à Linha Amarela (D) e tronco comum Senhora da Hora - Estádio do Dragão, entre as 7h00 e as 22h00, com um máximo de duas passagens por hora/sentido. As Linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C) e Violeta (E) estarão sem serviço durante todo o dia.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...