Comércio: Crise gera menos procura
O comércio algarvio deverá registar quebras de mais de 10% nas vendas de Natal neste ano, devido à crise, segundo uma estimativa do presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).
Além da falta de dinheiro dos clientes, João Rosado diz que a decisão das autarquias de reduzir ou mesmo suspender os gastos com a iluminação de Natal – Portimão foi uma das poucas câmaras algarvias a manter um investimento semelhante ao do ano passado – também terá um efeito negativo, dado que "as artérias comerciais ficam menos atractivas para o público".
Neste período, muitas lojas irão manter-se abertas aos sábados, domingos e feriados, enquanto o encerramento nos dias de semana será efectuado mais tarde, entre as 20h00 e as 21h00.
Além de várias iniciativas de animação, a ACRAL promoverá uma feira de retalhos no próximo mês, em Portimão, e no primeiro fim-de-semana de Janeiro, em Faro (para escoar produtos que não forem vendidos no Natal).
João Rosado realça que esta época funciona como um "balão de oxigénio para muitas lojas", representando "cerca de 40% do total de facturação do ano inteiro".
Neste período, muitas lojas irão manter-se abertas aos sábados, domingos e feriados, enquanto o encerramento nos dias de semana será efectuado mais tarde, entre as 20h00 e as 21h00.
Além de várias iniciativas de animação, a ACRAL promoverá uma feira de retalhos no próximo mês, em Portimão, e no primeiro fim-de-semana de Janeiro, em Faro (para escoar produtos que não forem vendidos no Natal).
João Rosado realça que esta época funciona como um "balão de oxigénio para muitas lojas", representando "cerca de 40% do total de facturação do ano inteiro".
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