Publicidade: Rádio e cinema com tendência positiva
O investimento publicitário em Portugal cresceu 3,3% em 2010, revelam os dados da MediaMonitor. A preços de tabela (aos quais é preciso retirar os descontos efectuados), o mercado recebeu mais de 4,9 mil milhões de euros.
De acordo com a empresa do grupo Marktest, no ano passado, a televisão recebeu mais 5,6% de investimento, sendo responsável por 75% do valor gasto em publicidade em Portugal. A TVI foi o canal que mais recebeu, garantido 36,6% do bolo total da publicidade. Ao canal de Queluz segue-se a SIC, com uma quota de mercado de 20,8%, e a RTP, com 13,3%.
Depois da televisão, a imprensa continua a ser o segundo meio preferido dos anunciantes, ao receber 14,5% do total investido. Isto apesar de registar uma quebra de 3%. A perder esteve também a publicidade exterior, que recebeu menos 6,3%, ficando assim, com 5,9% dos euros investidos em publicidade.
Com sinal positivo esteve a rádio, que viu o investimento crescer 2% no último ano, garantindo, assim, 4% do bolo da publicidade. Também a crescer esteve o cinema, que captou mais 2,7%. Ainda assim, este meio apenas representa 0,5% do mercado.
Estes números reflectem investimentos a preços de tabela, aos quais é necessário retirar os descontos praticados pelas empresas de comunicação social. Em 2009, por exemplo, a TVI praticou um desconto sobre estes valores de 92,2%, a RTP de 90,1% e a SIC de 89,7%.
Depois da televisão, a imprensa continua a ser o segundo meio preferido dos anunciantes, ao receber 14,5% do total investido. Isto apesar de registar uma quebra de 3%. A perder esteve também a publicidade exterior, que recebeu menos 6,3%, ficando assim, com 5,9% dos euros investidos em publicidade.
Com sinal positivo esteve a rádio, que viu o investimento crescer 2% no último ano, garantindo, assim, 4% do bolo da publicidade. Também a crescer esteve o cinema, que captou mais 2,7%. Ainda assim, este meio apenas representa 0,5% do mercado.
Estes números reflectem investimentos a preços de tabela, aos quais é necessário retirar os descontos praticados pelas empresas de comunicação social. Em 2009, por exemplo, a TVI praticou um desconto sobre estes valores de 92,2%, a RTP de 90,1% e a SIC de 89,7%.
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