sábado, abril 25, 2009

José Eduardo Moniz: "Até agora a TVI só relatou factos"


Caso Freeport

O director da TVI disse hoje que vai mesmo processar o primeiro-ministro e que este desperdiçou uma oportunidade na entrevista que deu à RTP1 para esclarecer o país sobre o caso Freeport e que, sobre o caso, "a TVI só relatou factos".

José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, disse que não vai adoptar “o tom nem a maneira de actuar” do primeiro-ministro, que, afirmou, considera “incompatíveis com o sentido de Estado” e com as responsabilidades de José Sócrates em relação ao país.
O director-geral da TVI vai processar o primeiro-ministro José Sócrates por este ter dito em entrevista à RTP que o telejornal das sextas-feiras da TVI é informação "travestida" e "um espaço de ataque pessoal". Decidiu "avançar com uma queixa judicial contra José Sócrates" e admite que "outros jornalistas da TVI" façam o mesmo.
Em directo no "Jornal Nacional" das 20:00, José Eduardo Moniz disse ter ouvido com "surpresa" e "estupefacção" as declarações que o primeiro-ministro fez, em entrevista transmitida terça-feira pela RTP 1, sobre o jornalismo da estação de Queluz de Baixo.
Sobre a falta de credibilidade da TVI apontada pelo primeiro-ministro no programa Grande Entrevista da RTP1, o director da estação alegou que “até agora a TVI só relatou factos, não inventou as imagens, os sons e as afirmações a que o país tem assistido com espanto”. Referia-se à gravação divulgada pela estação em que Charles Smith diz que Sócrates “é corrupto”.
Depois das declarações de José Sócrates na entrevista à RTP1, Manuela Moura Guedes, que apresenta o Jornal Nacional na TVI, disse que ia processar o primeiro-ministro. A posição oficial da estação face ao caso foi agora divulgada por José Eduardo Moniz.
Para o director da TVI, “a última vítima parece poder vir a ser a liberdade de informação” e “o livre exercício do jornalismo é fundamental e basilar em qualquer sociedade democrática”.
Moniz disse ainda não ser cobarde para utilizar um telejornal como meio para promover a “caça ao homem” que José Sócrates acusou a TVI de fazer no seu telejornal da noite.
O director-geral adiantou ainda não querer alimentar polémicas, lamentando o que considera parecer um ataque à liberdade de informação, "a poucos dias do aniversário do 25 de Abril".

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...