segunda-feira, outubro 04, 2010

Ramos-Horta diz que crise em Portugal não se sente nas ajudas a Timor




Presidente da República timorense foi recebido esta manhã no Palácio de Belém por Cavaco Silva

O Presidente da República de Timor-Leste, Ramos-Horta, foi recebido esta manhã no Palácio de Belém por Cavaco Silva. Depois de um breve encontro, o chefe de Estado timorense disse aos jornalistas que a crise económica e financeira portuguesa não tem limitado os apoios dados ao seu país.
«Não há qualquer impacto negativo, nem diminuição dos compromissos de Portugal, porque, embora o volume da ajuda portuguesa seja generoso (...), não é aí que faria grande diferença para o Orçamento Geral do Estado português», disse Ramos-Horta aos jornalistas.
O Presidente da República salientou ainda que o seu país está a atravessar uma fase de crescimento e melhoria das condições de vida. Boas notícias que comunicou a Cavaco Silva.
«Com o senhor Presidente da Republica, tive ocasião de partilhar as boas noticias de Timor-Leste», disse Ramos-Horta. «A situação hoje está tranquila, pacífica. Índices de criminalidade muito baixos, forte crescimento económico, nos últimos três anos, acima de 10 por cento. A média tem sido 12 por cento de crescimento económico. A pobreza baixou, em dois anos, nove por cento, a mortalidade infantil foi cerceada em 50 por cento», afirmou, anotando ainda que estão a ser criados novos postos de trabalho e a serem erguidas novas infraestruturas.
Ramos-Horta agradeceu novamente o apoio que tem sido prestado ao seu país por parte de «50 empresas» do Norte do país «no valor de mais de 3 milhões de euros em equipamento», mas também em formação.
O chefe de Estado deixou também uma palavra de apreço pelo apoio do Estado Português «quer bilateral, quer no plano multi-lateral», dando conta que as Nações Unidas irão permanecer no país durante mais algum tempo.
«Informei o senhor Presidente que a ONU continuará em Timor-Leste. É um consenso que existe no Conselho de Segurança para continuar a apoiar até ao final de 2012. Até depois das próximas eleições presidenciais e legislativas, previstas para o primeiro semestre de 2012», concluiu.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...