quarta-feira, outubro 06, 2010

STE acusa Governo de ter "dois pesos e duas medidas" e critica aumento das remunerações de administradores



Função Pública

O presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) acusou hoje o Governo de ter "dois pesos e duas medidas" para a administração pública

Bettencourt Picanço criticou hoje, numa conferência de imprensa da Frente Sindical, estrutura encabeçada pela STE, o "ataque" aos trabalhadores da administração Pública, a quem, disse, o Governo faz "pagar os erros da governação" e considerou as medidas de austeridade anunciadas na passada quarta feira como "um desastre para o país".
O dirigente do STE sugeriu medidas de poupança alternativas, que não passem pela redução salarial, entre as quais um corte de 10 por cento na despesa com o consumo intermédio (que integra aquisições de bens e serviços e Parcerias Público Privadas, por exemplo) que "não cessa de aumentar" e que deverá ficar acima dos 4,6 por cento do produto interno bruto (PIB) previstos para 2010.
Bettencourt Picanço criticou ainda o aumento da despesa com as empresas públicas.
"Não entendemos como é que, em 82 empresas públicas, na maior parte deficitárias, haja aumentos de custos com pessoal crescentes no primeiro semestre de 2010, aumento nos fornecimentos e serviços externos e dívidas crescentes", sublinhou.
Afirmando que "na administração pública, não é possível haver dois pesos e duas medidas", o sindicalista salientou que as remunerações de 448 administradores de 93 empresas públicas correspondiam a 39 milhões de euros em 2009, mais 11 por cento do que no ano anterior.
O presidente do STE acrescentou ainda que as despesas com aquisição de serviços ("outsourcing") cresceram sete milhões de euros, nos setores da Economia, Encargos Gerais do Estado, Ambiente, Saúde, Negócios Estrangeiros e Defesa.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...