sábado, novembro 15, 2008
Faleceu actor de ‘Malucos do Riso’
Óbito: Pedro Pinheiro tinha 68 anos
Pedro Pinheiro, 68 anos, protagonista da série ‘Os Malucos do Riso’ (SIC), faleceu quinta-feira à noite no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, vítima de cancro do pâncreas. O corpo do actor sai hoje às 12h30 da Basílica da Estrela para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado.
Foi na sequência de uma operação à próstata, em Maio, que os médicos descobriram o cancro que o vitimou. "O Pedro recuperou bem da cirurgia, mas em Outubro teve uma recaída e foi internado. Sofreu uma depressão, mas morreu sereno", diz ao CM o amigo Alberto Barreto.
Após a cremação, as cinzas de Pedro Pinheiro serão levadas para a Abrigada, Alenquer, sua terra natal e onde repousam os pais do artista.
Sobre o actor, Vítor Espadinha afirma: "Trabalhei com ele durante seis anos. Era uma excelente pessoa e um excelente colega." Já Luciano Reis, autor da biografia ‘Actor de Mil Palcos’, afirma que Pedro Pinheiro, que celebrou este ano 45 anos de carreira, "foi o artista mais completo do espectáculo até hoje".
O actor escreveu mais de uma centena de peças de teatro radiofónico, foi autor de inúmeros sketches de ‘Os Malucos do Riso’ e deixou inédito um romance. Na televisão, entrou em dezenas de séries e novelas, como ‘Roseira Brava’,‘Ajuste de Contas’ (RTP), ‘Anjo Selvagem’ e ‘Tudo por Amor’ (TVI). O seu trabalho mais recente foi no filme ‘Amália’.
Numa entrevista recente ao boletim da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Pinheiro afirmou: "Foi um percurso de muito trabalho, sem nunca me desviar do rumo traçado nem pôr em causa o esforço que me exigia. A minha ambição nunca me obrigou a pôr em bicos de pés. Sempre tentei ser honesto. As luzes da ribalta só me iluminaram. Nunca me deslumbrei com elas."
PERFIL
Pedro Pinheiro nasceu a 27 de Novembro de 1939, na Abrigada, Alenquer. Estudou no Conservatório e estreou-se em 1963 no Teatro. Na SPA existem 134 registos de obras suas. Era solteiro e não deixa filhos.
DEPOIMENTOS
"HOMEM HONESTO E EXCELENTE COLEGA" (Maria Tavares, Actriz)
"Vim de Castelo Branco de propósito para me despedir do Pedro Pinheiro, um homem honestíssimo e excelente colega. Conhecemo-nos no Conservatório e fizemos depois muito teatro infantil."
"É UMA PERDA MUITO GRANDE PARA MIM" (João Carvalho, Actor)
"Era um querido amigo e colega. Mesmo depois de ‘Os Malucos do Riso’ ter terminado, continuámos a trabalhar juntos na escrita. Nunca o esquecerei. É uma perda muito grande para mim. E só espero que, onde ele esteja, esteja bem."
"TINHA UMA GRANDE PAIXÃO PELO TEATRO" (Camilo de Oliveira, Actor)
"Era um homem com uma grande paixão pelo teatro, actividade que sempre levou muito a sério. E o seu desaparecimento deixa os palcos mais pobres. Pedro Pinheiro era um profissional de valor, que escrevia muito bem."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril
O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...
-
Portugal ficou, em 2020, acima da média da União Europeia (UE) no acesso a 'sites' de notícias, com 86% dos portugueses a fazerem-...
-
A alteração, aprovada em maio, entra em vigor, mas há um artigo desta lei contra as clausulas abusivas que fica para mais tarde. A partir ...
-
A nova lei sobre o regime de estacionamento e aparcamento de autocaravanas, que estabelece que fora das áreas protegidas é permitida a perno...
Sem comentários:
Enviar um comentário