domingo, novembro 30, 2008

Um ano de Google em Portugal


Empresa considera a crise uma oportunidade de negócio e continua a crescer

Google Maps e Google Transit foram apresentados na versão portuguesa.
O Google está a festejar um ano em Portugal. Apesar da crise mundial, a empresa parece não estar preocupada e continua a expandir-se por cá. Apresentou o Google Maps e o Google Transit em português, produtos feitos a pensar especificamente nos utilizadores nacionais.
“O balanço do primeiro ano em Portugal é muito positivo”, garante Paulo Barreto, director do Google Portugal. “A prioridade foi localizar os produtos para que os utilizadores portugueses usassem cada vez mais o Google e tem havido uma adesão espectacular. O Google.pt já é o site com mais utilizadores em Portugal e temos cinco sites no top 10 de utilização.”
A popularidade cresceu e as receitas têm vindo atrás. “Anunciantes não faltam. Do ponto de vista das receitas e da publicidade, temos crescido a um ritmo impressionante”, assegura o responsável. “Nós até vemos a crise como uma boa oportunidade. Por um lado, os utilizadores estão mais tempo em casa e são mais cuidadosos nas compras: usam mais o Google para comparar as diferentes alternativas. Por outro lado, os anunciantes querem ter uma publicidade mais direccionada, que não tenha desperdício.”

Lisboa ao pormenor
Em resposta ao êxito, têm surgido vários produtos em português. O Google Maps e o Google Transit arrancaram em versão beta. O primeiro projecto é um dos mais populares da empresa — ou não fossem “70 por cento das pesquisas no Google de carácter geográfico”. Vai permitir localizar endereços, hotéis, lojas, museus e muitos outros pontos num mapa detalhado de Lisboa, graças a colaborações com o Instituto Geográfico Português ou o Turismo de Lisboa.
Com o tempo, utilizadores e empresas vão fazer com que o Google Maps Portugal inclua cada vez mais informação e mais fiável. Mas as atenções parecem voltar-se sobretudo para o Google Transit. Lisboa é a segunda cidade europeia a estar no mapa e o Transit permitirá saber, por exemplo, como chegar do Cais Sodré a Alvalade a pé, de carro e de transportes públicos — inclui informações de autocarros, metropolitano, tarifas, tempos de espera e de deslocação, entre vários outros dados.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...