sexta-feira, novembro 28, 2008

La Féria estreia hoje o seu 'West Side Story'


Espectáculo. Musical da Broadway no Teatro Politeama

Filipe La Féria encena versão moderna de 'Romeu e Julieta'

Filipe La Féria era um jovem que nem 20 anos tinha quando interpretou o papel de Romeu no clássico de Shakespeare Romeu e Julieta. Desde então, ficou com vontade de voltar à personagem. "Sempre tive este sonho de contar essa história, de fazer Romeu e Julieta ou o West Side Story", explicou aos jornalistas o encenador na apresentação do seu mais recente espectáculo: West Side Story - Amor sem Barreiras, que hoje se estreia no Teatro Politeama, em Lisboa.
O espectáculo West Side Story, com guião de Arthur Laurent, música de Leonard Bernstein e libretto de Stephen Sondheim estreou-se na Broadway em Setembro de 1957 para rapidamente se tornar um êxito. Vista justamente como uma versão moderna do clássico de Shakespeare, o musical substitui as brigas das famílias de Verona pela rivalidade entre gangs da Nova Iorque dos anos 50. Temas musicais como Somewhere, Maria ou Tonight tornaram-se ainda conhecidos quando, em 1961, Robert Wise assinou a adaptação cinematográfica, transformando Maria e Tony em ícones de uma geração em todo o mundo.
À semelhança do que tem feito nos últimos anos, Filipe La Féria parte do original (no caso, a concepção de Jerome Robbins) para criar o seu próprio espectáculo. Foi assim com Minha Linda Senhora (2004), Jesus Cristo Superstar (2007) ou Um Violino no Telhado (actualmente em cena no Rivoli, no Porto)
Lúcia Moniz, Anabela e Carlos Quintas são alguns dos actores com que o encenador tem vindo a trabalhar e que participam também em West Side Story. Para seleccionar o elenco composto por 54 cantores, actores, bailarinos e músicos, La Féria realizou três audições, como sempre muito concorridas.
A produção de La Féria custou cerca de um milhão e 250 mil euros, sem qualquer apoio estatal. O encenador e produtor está habituado a correr riscos, pedindo empréstimos bancários e procurando patrocinadores para pôr de pé os seus sonhos. Mas, se tudo correr como nos últimos espectáculos, o público irá lotar as sessões por muitos e muitos meses.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...