quinta-feira, julho 15, 2010

“O futuro é fácil se formos bons”



Educação: Quase 54 mil vagas disponíveis para o público

O início da primeira fase de candidatura ao Ensino Superior, que começou anteontem, levou ao edifício da reitoria da Universidade de Lisboa dezenas de jovens. As expectativas dos estudantes ouvidos pelo CM são positivas, não se mostrando sequer abalados pelas estatísticas sobre o desemprego entre os licenciados portugueses.


"A situação é difícil para todos, mas a licenciatura pode ser uma ajuda", afirma Ricardo Estrela, de 24 anos. Candidatando-se a Gestão, Ricardo explica que se encontra no Exército há sete meses, facto que é uma salvaguarda, se não conseguir entrar no curso. "Tenho trabalho remunerado e o Exército permite-me estudar", disse o jovem de Viseu.
Para Frederico Santos, de 17 anos, a primeira escolha é Direito, na Faculdade de Lisboa. Prosseguir os estudos depois da licenciatura é uma possibilidade a ter em conta. O futuro não o assusta, uma vez que diz acreditar que se trabalhar e tiver certezas do que quer não será difícil, concluindo: "O futuro é mais fácil se formos bons."
Opinião semelhante é a de Teresa Leite, de 18 anos. A candidata a Ciências Políticas e Relações Internacionais declara não ter a certeza do que vai enfrentar em termos de saídas profissionais. "Vou seguir este curso porque é o que gosto", assegura.
A opinião é geral entre os alunos, com o gosto pelo curso a ter mais importância do que eventuais questões mais práticas como o vencimento na profissão ou as saídas profissionais.
Interesse que motivou também candidatos mais velhos, como Carlos Silva, de 71 anos. Aposentado, foi o gosto pelas línguas e a literatura que o fez regressar aos estudos. Quer seguir a área de Humanísticas, na Universidade de Coimbra.
A primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior prolonga-se até dia 23, estando disponíveis 53 986 vagas no ensino público. Os resultados das colocações são conhecidos a 13 de Setembro.

DEPOIMENTO

"Quero muito entrar em Jornalismo. Concorri para o Politécnico de Portalegre e penso que a média de 14 que tenho é suficiente. Também coloquei Terapia da Fala nas opções. É um dia muito importante para mim e estou muito entusiasmada com a ideia de entrar para o Ensino Superior e depois seguir a carreira que sonhei.": Catarina Martins 20 anos, Avis

"ESTUDEI DE NOITE E DE DIA"

Também no edifício do Instituto Politécnico e na reitoria da Universidade do Porto acorreram ontem, durante todo o dia, dezenas de jovens. Apesar de uns estarem mais confiantes do que outros, a verdade é que muitos querem lutar pelos sonho de entrar na universidade e serem licenciados.
"Estudei muito de noite e de dia. Tive 19 a Matemática por isso tenho a certeza absoluta de que vou entrar em Economia", explicou ao CM Constança Santos, de 17 anos, que se fez acompanhar pela amiga Rita Silva, que espera que a média daquele curso se mantenha igual à do ano passado. "Tenho de entrar. Quero ser bancária", disse Rita.
Já Manuel Silva acompanhou o filho João na candidatura. "Ele queria Desporto, mas não estudou o suficiente. Agora vai para a área da Engenharia", referiu o pai.

RTP corta nos prémios de desempenho



Guilherme Costa confirma notícia do 'CM'

A administração da RTP decidiu suspender a atribuição de prémios de desempenho relativos ao ano de 2010 e cortar em 50% os prémios que serão pagos este ano relativos ao trabalho em 2009. A informação, revelada pelo 'CM' na edição de 5 de Julho, foi agora confirmada por Guilherme Costa, presidente da empresa, em carta enviada aos trabalhadores da RTP.


“O Conselho de Administração decidiu suspender os prémios de desempenho relativos a 2010 e reduzir em 50% o valor que seria devido relativo aos prémios de 2009, os quais serão pagos este mês”, escreve Guilherme Costa, explicando que esta decisão se deve às orientações definidas pelo Ministério das Finanças, que levou o Conselho de Administração a decidir “operar um corte de 12 milhões de euros nos custos orçamentados para 2010”, sendo que “três milhões correspondem a custos com pessoal [montante similar será alcançado com poupanças em fornecimentos e serviços de terceiros e seis milhões com cortes nas grelhas]”.
Na carta enviada aos trabalhadores, à qual o CM teve acesso, Guilherme Costa explica que parte deste montante será conseguido com “a decisão anterior de não aumentar salários”. No entanto, esta medida é “insuficiente face às necessidades actuais, sendo os prémios uma segunda rubrica onde as poupanças podem ocorrer”.
Guilherme Costa diz ainda que estas medidas “excepcionais” têm que ser complementadas, “quer por razões de custo, quer por razões de imagem da empresa, por um combate redobrado ao desperdício, aos abusos e às ineficiências”. Nesse sentido, adianta que “o esforço mais persistente deve incidir no domínio da contenção das despesas supérfluas, das regalias acessórias e das remunerações variáveis”, através das quais pretende reduzir custos em 500 mil euros.
Em 2009 foram pagos 800 mil euros em prémios de desempenho referentes ao trabalho no ano de 2008. O que significa que, com estas medidas, e se os valores se mantiverem constantes, a empresa poderá poupar cerca de 1,2 milhões de euros.

“Miguel Barroso não se demitiu”



José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP

O director de Informação da RTP 1, José Alberto Carvalho, nega os rumores que circulam dando conta da demissão do subdirector Miguel Barroso


"Não houve nenhum pedido de demissão. O que se passou foi que houve uma conversa entre nós sobre a possibilidade de ele vir a assumir outras funções da direcção", esclareceu José Alberto Carvalho ao CM. Miguel Barroso, que há oito anos lidera a área do Desporto do canal público, está de férias depois de ter integrado a equipa que fez a cobertura do Mundial de Futebol 2010.
"O Miguel está a descansar depois de 40 dias sem folgar por causa do Mundial", explica José Alberto Carvalho. E adianta: "Depois de oito anos no Desporto, o Miguel achou que era uma boa altura para mudar".
O CM apurou ainda que o subdirector de Informação voltará a liderar a Volta a Portugal em bicicleta, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.
Ontem, um jornal desportivo noticiava que o subdirector de Informação se tinha demitido descontente com a quebra de investimento da administração no Desporto que se reflectiu na perda dos direitos de transmissão dos direitos de transmissão dos jogos da primeira Liga de futebol em Portugal.

“Miguel Barroso não se demitiu”

José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP

O director de Informação da RTP 1, José Alberto Carvalho, nega os rumores que circulam dando conta da demissão do subdirector Miguel Barroso


"Não houve nenhum pedido de demissão. O que se passou foi que houve uma conversa entre nós sobre a possibilidade de ele vir a assumir outras funções da direcção", esclareceu José Alberto Carvalho ao CM. Miguel Barroso, que há oito anos lidera a área do Desporto do canal público, está de férias depois de ter integrado a equipa que fez a cobertura do Mundial de Futebol 2010.
"O Miguel está a descansar depois de 40 dias sem folgar por causa do Mundial", explica José Alberto Carvalho. E adianta: "Depois de oito anos no Desporto, o Miguel achou que era uma boa altura para mudar".
O CM apurou ainda que o subdirector de Informação voltará a liderar a Volta a Portugal em bicicleta, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.
Ontem, um jornal desportivo noticiava que o subdirector de Informação se tinha demitido descontente com a quebra de investimento da administração no Desporto que se reflectiu na perda dos direitos de transmissão dos direitos de transmissão dos jogos da primeira Liga de futebol em Portugal.

Anacom vai devolver os 2,5 milhões de euros de caução à PT



Televisão Digital Terrestre

A Portugal Telecom não vai avançar com a plataforma de canais pagos na Televisão Digital Terrestre (TDT)


A Anacom mantém a sua posição relativamente ao pedido de revogação da licença para os canais pagos da TDT pela Portugal Telecom (PT). O regulador das comunicações decidiu ainda que vai devolver a caução de 2,5 milhões de euros à operadora de Zeinal Bava.
Com a revogação da licença, resta saber qual o destino do espectro que ficará livre. Sobre esta matéria, a Anacom irá reunir-se em breve para decidir.

‘CM’ alcança novo recorde histórico



Audiências: Divulgados dados do segundo trimestre de 2010

O Correio da Manhã bateu um recorde histórico nas audiências da imprensa nacional, ao alcançar uma média diária de 1 milhão e 78 mil leitores, como confirmam os dados do Bareme-Imprensa, da Marktest, divulgados ontem, relativos ao segundo trimestre do ano.


Entre Abril e Junho de 2010, o CM foi o título mais lido em Portugal, com uma audiência de 13,0, o que significa um aumento de 4% face ao período homólogo do ano anterior. Um crescimento que se traduz numa média de mais 42 mil leitores diários.
Em segundo lugar na lista dos jornais e revistas de informação mais lidos em Portugal fica o ‘Jornal de Notícias’, da Controlinveste, com 11,6 de audiência. Em terceiro surge o desportivo ‘Record’, também da Cofina, com 10,2 de índice de leitura, ultrapassando, assim, o diário ‘A Bola’, que ocupa o quarto lugar, com 9,6.
O semanário ‘Expresso’, da Impresa, surge em quinto lugar, com 7,5 de audiência, seguido da revista ‘Visão’, do mesmo grupo, com 6,7.
O jornal desportivo ‘O Jogo’ ocupa a sétima posição na tabela dos mais lidos, com 6,6 de audiência. Já o generalista ‘Público’, do grupo Sonaecom, apresenta um índice de leitura de 4,4, o que o coloca em oitavo lugar.
Em nono, na lista dos dez títulos mais lidos em Portugal, surge o ‘Diário de Notícias’, com 3,6 de audiência, seguido da revista ‘Sábado’, com 3,5.
O suplemento de classificados do CM continua a ser o mais lido pelos portugueses, que o consideram uma referência nesta área, registando uma audiência de 3,9.

SUPLEMENTOS 'CM'

'DOMINGO'

A revista do ‘CM’ é lida por 674 mil pessoas e regista uma audiência de 8,1. Cresceu 5,2%.

'VIDAS'

Publicada aos sábados, é líder, com uma audiência de 7,5, o que corresponde a 627 mil leitores.

'CORREIO TV'

Com 591 mil leitores, lidera o segmento. Fechou o trimestre com uma audiência de 7,1.

'SPORT'

Suplemento desportivo do CM é o preferido, com um índice de leitura de 5,1 (422 mil leitores).

'1.º EMPREGO'

Com uma audiência de 3,8 (313 mil leitores), também é líder e cresceu 2,7%.

quarta-feira, julho 14, 2010

8437 alunos com 1 a Matemática



Educação: Negativas à disciplina passam de 36,2 para 48,7 por cento

O número de alunos com avaliação de 1, numa escala de 1 a 5, no exame nacional de Matemática do 9º ano, aumentou para mais do dobro em 2009/2010. No total são 8437 alunos em 2009/2010, contra os 3623 registados no ano lectivo anterior. A percentagem de negativas à disciplina também aumentou. Passou de 34,2 por cento em 2008/2009 para 48,7 por cento.


Estes 8437 alunos, avaliados com a pior nota (1), representam 9,5 por cento dos estudantes que realizaram a prova de Matemática na primeira chamada. Já a segunda pior nota (2) foi obtida por 34 810 alunos, ou seja, 39,2 por cento.
Os resultados dos exames nacionais do 9º ano, revelados ontem pelo Ministério da Educação, preocupam a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que não poupa críticas ao baixo nível de exigência. "Achamos que o nível da prova do 9º ano ainda não está no grau de exigência que consideramos aceitável ao fim de nove anos de estudos obrigatórios. Mesmo assim, temos cerca de 50 por cento dos alunos a reprovar", afirmou Miguel Abreu, presidente da SPM.
Após o exame, realizado a 18 de Junho, a SPM considerou-o "mais exigente do que em anos anteriores, sem cair nos habituais exageros de facilistismo".
Um mês depois, Miguel Abreu diz que o aumento das negativas é natural e até esperado: "Sempre que a prova melhora um bocadinho o nível de exigência em relação ao ano anterior, os resultados acabam por descer. Isto acontece porque a preparação dos alunos, de um ano para outro, não tem sofrido grande alteração."
Perante os dados registados, o presidente da SPM espera agora que a política do Ministério da Educação não volte a cair na tentação do facilitismo. "Não se pode inverter o caminho feito do ano passado para este. Deu-se um passo positivo, melhorando o grau de exigência. Estamos na direcção certa", disse, acrescentando: "Se no próximo ano tivermos uma prova muito mais fácil, para que as taxas de aprovação recuperem, vamos estar outra vez a caminhar no sentido negativo."

PORMENORES

21 952 CHUMBARAM

No ano lectivo 2009/2010, a taxa de reprovação a Matemática foi de 26 por cento, o equivalente a 21 952 alunos que frequentaram o 9.º ano. No ano lectivo anterior foi de 24 por cento. O exame contou 30 por cento para a nota final.

PORTUGUÊS NOS 9%

A percentagem de alunos chumbados a Português foi de nove por cento, o mesmo valor registado no ano lectivo anterior, o equivalente a 7525 estudantes.

TRÊS EM CADA DEZ TÊM NEGATIVA A PORTUGUÊS

l No exame nacional de Português o cenário é muito semelhante ao do ano passado: três em cada dez têm negativa à disciplina. No total são 26 128 alunos (29,7 por cento), dos quase 88 mil que realizaram a prova na primeira chamada, com notas inferiores a 3, numa escala de 1 a 5. No lado oposto da escala, 2120 alunos obtiveram nota 5, ou seja, 2,4 por cento dos alunos. A maior percentagem (46,3) dos alunos ficou com nota 3. A pontuação média obtida pelos alunos foi 56, segundo os dados do Ministério da Educação.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...