quarta-feira, maio 01, 2019

1º de Maio: UGT rejeita "mexidas na Lei da Greve"


Impacto dos novos sindicatos, sem filiação nas centrais sindicais, pode levar Parlamento a restringir direitos dos trabalhadores, alerta Carlos Silva.

A UGT rejeita "mexidas na Lei da Greve" e apela a que os novos sindicatos, "mais agressivos e descontrolados", não levem o Parlamento a "embalar" na restrição dos direitos dos trabalhadores, afirmou esta quarta-feira o seu líder, Carlos Silva.
No discurso de encerramento das comemorações do 1.º de Maio da UGT, em Braga, o secretário-geral desta central sindical declarou que a "UGT é independente" face aos partidos políticos - e não tem "medo de lutar contra quem quer que seja que esteja" no Governo.
A propósito dos novos sindicatos, como o que representa os motoristas de matérias perigosas, Carlos Silva fez um alerta: "É preciso que o surgimento destes processos reivindicativos mais agressivos e descontrolados consciencializem os empregadores de que há que valorizar os sindicatos tradicionais, que apostam na negociação e no diálogo."
"Por isso não podemos aceitar que os partidos se disponham a discutir a Lei da Greve, devido a este fenómeno dos novos sindicatos", enfatizou o líder da UGT. "Esperemos que estes novos acontecimentos não embalem o Parlamento para restringir os direitos dos trabalhadores", prosseguiu Carlos Silva.
"Isso basta para dizermos ao país: Não aceitamos mexidas na Lei da Greve. Ponto final", garantiu o secretário-geral da UGT,
Em causa, segundo Carlos Silva, está o surgimento de novos sindicatos "com outro grau de agressividade e de mobilização" - não filiados nas centrais sindicais - que surgem num "cenário à escala global, sobretudo na Europa, como resultado de uma crise de valores, da crescente individualização das relações de trabalho".
Lembrando que as expectativas em 2015 foram colocadas tão alto quando a esquerda passou a liderar o Parlamento, Carlos Silva disse "a montanha acabou por parir um rato" - e não houve crescimento salarial a nível europeu.
"Se nos últimos anos o clima económico foi de crescimento e de retoma da confiança, e não houve condescendência por parte do Governo, o que esperar no futuro perante uma tendência para o arrefecimento da economia? Se no tempo das vacas gordas não há aumentos salariais é nas vacas magras que os trabalhadores vão ser aumentados?", questionou.
Ao Governo e aos professores, sem referir o nome da classe, Carlos Silva deixou um recado. "A nossa central sindical está ao seu lado na defesa da contagem do tempo de serviço para efeitos de progressão nas carreiras, de valorização dos seus salários e de dignificação das suas pessoas enquanto profissionais ao serviço de todos os cidadãos", afirmou.
A CGTP também não ficou esquecida: "Quem é que assinou o acordo de concertação social? Os mesmos de sempre, a UGT, os patrões e o Governo. Os camaradas do costume, que estão sempre na concertação social, aparecem na televisão mas não assinam acordos, não estabelecem compromissos, criticam a UGT por assinar acordos."
Acordos que a UGT assina para promover "o diálogo social, defender compromissos, a paz social, a estabilidade" governativa e social. "Os trabalhadores portugueses não são mansos, querem acreditar na palavra dos sindicatos e os da UGT dão aos trabalhadores garantias de estabilidade", salientou Carlos Silva.
O sindicalista deixou ainda um apelo à participação nas eleições europeias de 26 de maio e aos partidos políticos. "A UGT exorta os partidos políticos candidatos às eleições europeias a valorizarem e a defenderem o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, onde emerge a necessidade de podermos 'desligar do trabalho', de conciliar a vida profissional com a vida pessoal e privada, onde as questões sociais, tão assentes no modelo social europeu, não sejam uma mera miragem do que este já foi", pediu.

PCP e CGTP defendem salário mínimo de 850 euros


1.º DE MAIO

Comemorações do Dia do Trabalhador em Lisboa terminam com discurso de Arménio Carlos, da CGTP-IN.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu nesta quarta-feira que o salário mínimo nacional deve ser aumentado para 850 euros. Fê-lo pouco antes de também o secretário-geral, Arménio Carlos, o defender no final do desfile do 1.º de Maio, na Alameda, em Lisboa. 
Jerónimo falou sobre a participação do partido nas comemorações do Dia do Trabalhador e da razão de estar ali, justificando-se com a “posição solidária, naturalmente, com a luta dos trabalhadores, mas particularmente em torno desta grande reivindicação da CGTP-IN da necessidade do aumento geral dos salários, designadamente no salário mínimo nacional para 850 euros”. 
O secretário-geral do PCP falava aos jornalistas durante o desfile do 1.º de Maio que acontece nesta quarta-feira e que, em Lisboa, terminou com o discurso do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, que defendeu “a fixação do salário mínimo nacional nos 850 euros a curto prazo”. 
Na mesma ocasião, e a propósito da falta de entendimento sobre a Lei de Bases da Saúde, a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu que “ninguém está a acabar” com os privados e o sector social na saúde, e assinalou que a questão principal é saber onde é gasto o dinheiro público. 
“Eu tenho ouvido discussões bastante absurdas sobre este tema, e eu queria lembrar o seguinte: o que está em causa não é saber se acabam os privados ou o sector social na saúde, ninguém está a acabar com eles, o que está em causa é saber onde é que é gasto o dinheiro público”, afirmou Catarina Martins. 
Falando aos jornalistas à porta da sede nacional do partido, à margem do desfile que assinala o Dia do Trabalhador, em Lisboa, a líder bloquista lembrou que “a Lei de Bases da Saúde vai ser votada na especialidade esta semana”. 

Carta de Costa 

Em Braga, nas comemorações organizadas pela UGT, secretária-geral adjunta do PS acabou também por falar sobre a Lei de Bases da Saúde, garantindo que o partido “não recuou nunca” sobre um Serviço Nacional de Saúde (SNS) como “espinha dorsal público universal e tendencialmente gratuito”, reconhecendo o “carácter supletivo” e “temporário” da existência de parcerias público-privadas (PPP). 
Sobre a carta aberta do primeiro-ministro referente à Lei de Bases da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde hoje divulgada pelo PÚBLICO, a líder socialista disse que a missiva reafirma a posição do partido. 
“A carta de hoje do senhor primeiro-ministro mostra que nós não recuamos nunca. Nunca deixamos de estar onde estivemos, num SNS público, universal, tendencialmente gratuito para todos os portugueses mas também não esgotámos a Lei de Bases da Saúde nas PPP”, afirmou.
Em resposta às acusações de Rio, de que o PS “se acobardava” perante os sindicatos com mais poder reivindicativo, Ana Catarina Mendes expressou o que pensa ter sido a acção do anterior Governo PSD/CDS-PP em relação ao sindicalismo. 
“Os portugueses têm boa memoria e temos memória de um desprezo total do CDS e do PSD pelos sindicatos ao longo de quatro anos, um desprezo total pela concertação social. O PS está hoje aqui para valorizar cada um dos trabalhadores e o sindicalismo em Portugal e dizer que com o PS a negociação colectiva voltou a ser uma realidade”, salientou.

Trabalhadores dos supermercados em greve, incluindo Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço


Nos últimos anos, os trabalhadores do setor da distribuição têm feito greve no dia 1.º de Maio para tentar que as respectivas empresas encerrem no Dia do Trabalhador.

Os trabalhadores da grande distribuição, incluindo os do Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço, e os das empresas de distribuição filiadas no Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE) estão hoje em greve.

Os trabalhadores da grande distribuição estão hoje em greve, tal como em anos anteriores, para exigir às empresas e à Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), cuja negociação se prolonga há 31 meses, conforme indicou o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), filiado na CGTP, em comunicado divulgado em 23 de abril, quando foi emitido o pré-aviso de greve.
Nesta revisão do CCT, os trabalhadores pedem o aumento dos salários e o encerramento das superfícies no 1.º de Maio, aos domingos e feriados, reivindicando ainda a progressão automática do operador de armazém e o fim da tabela B.
Entre as cadeias da grande distribuição, o CESP destacou que “têm greve específica os trabalhadores do Auchan [que detém a marca Jumbo], do Pingo Doce/Jerónimo Martins, da Sonae, da Dia/Minipreço para exigir a resposta aos cadernos reivindicativos apresentados para 2019 e a negociação do CCT”.
Também os trabalhadores das empresas de distribuição filiados no SITESE, filiado na UGT, fazem hoje greve, pelo direito ao feriado no Dia do Trabalhador e também contra a precariedade existente no setor e em defesa de aumentos salariais e dos direitos dos trabalhadores.

Descontos de 50% nos passes chegam esta quarta-feira ao resto do país


TRANSPORTES

Saiba quais são as regiões que também vão passar a beneficiar de reduções nos passes.

Depois de começar por Lisboa e Porto, a redução do preço dos passes nos transportes públicos é hoje alargada a quase todo o país, sendo que na maior parte dos casos os descontos são de cerca de 50%. Viseu, Trás-os-Montes, Portalegre, Leiria e Évora são algumas das regiões que, a partir desta quarta-feira, vão passar a beneficiar de descontos nas tarifas dos passes. Na Área Metropolitana de Lisboa, o desconto do preço levou a um aumento superior a 30% em relação ao período homólogo do ano passado. Já no Porto, de acordo com dados divulgados pelo Expresso, a empresa Metro do Porto contabilizou em Abril um aumento de 18% no número de clientes face ao mês anterior. 

Oeste e AML com passe único inter-regional 

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e a Área Metropolitana de Lisboa (AML) já chegaram a acordo para a criação de um passe único inter-regional, que permita ultrapassar um dos principais problemas actualmente apontados pelos utentes dos transportes públicos que ligam as duas regiões vizinhas. Pedro Folgado, presidente da OesteCIM, anunciou que já há um “consenso” entre os órgãos da AML e da OesteCIM para criar este “passe único” e que falta apenas discutir o assunto com as operadoras de transportes envolvidas. 
De facto, uma das críticas que mais se ouve entre os utentes dos serviços de transportes, sobretudo dos residentes na região Oeste, é que não faz sentido manter o actual modelo, em que os utilizadores são obrigados a comprar dois passes, um para circular no Oeste e outro para circular na AML. Como consequência, em muitos casos, são mesmo obrigados a mudar de autocarro quando entram na região vizinha ou a sair e voltar a entrar no mesmo autocarro para apresentarem o “segundo passe”. 
No actual sistema, quer a AML, quer a OesteCim, comparticipam passes que permitem circular na respectiva região por apenas 40 euros mensais. Mas, quando têm de entrar na região vizinha, estes passes não são aceites e, embora AML e OesteCim tenham chegado a acordo para reduzir também o preço das ligações inter-regionais em 30 por cento, o certo é que os utentes têm que comprar um outro passe para circularem na região vizinha. 
O autarca do PS admite que este problema afecta sobretudo os utentes residentes nos concelhos do sul da região Oeste (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras), mas julga que este é um dos problemas que importa “corrigir”, porque actualmente as pessoas vêem-se na contingência de utilizar alguns expedientes para não terem que estar a mudar de autocarro ou não terem que entrar e sair do mesmo autocarro só porque entraram numa região vizinha, onde já vigora outro passe social. “Estamos a tentar criar este passe único para que não haja este desconforto para as pessoas, porque é uma situação que até pode afastar algumas pessoas dos transportes públicos”, constata. 
No caso das ligações do Oeste à Lezíria do Tejo e à Região de Leiria aplicam-se descontos de 30 por cento, com cada uma das regiões assumir 15 por cento. Já nas ligações entre o Oeste e o Médio Tejo, o desconto é de 40 por cento, com o Oeste a assumir 15 e o Médio Tejo a suportar os restantes 25 por cento. 

Viseu com descontos de 25% e Leiria com 50% 

Nos passes do transporte público que serve a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões o desconto será de 20% e de 25% nos bilhetes directos. As reduções abrangem as quatro operadoras que fazem o transporte na região e entram em vigor esta quarta-feira. A medida, explicou à Lusa o presidente da CIM Rogério Abrantes, “é suportada na ordem dos 5% pelos municípios e o restante pelo Governo”. 
Na região de Leiria, a redução tarifária chegará aos 50% nos passes mensais do serviço rodoviário que abrange os dez concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). À Lusa, o presidente da CIMRL, Raul Castro, explicou que um dos objectivos é que “cada vez mais gente utilize os transportes públicos para reduzir o CO2, para garantir cidades com maior qualidade”. 
Já os passageiros com passe inter-regional entre a Região de Leiria e o Médio Tejo podem contar com uma redução de 40% no tarifário, enquanto os passes inter-regionais entre a Região de Leiria e o Oeste têm uma redução de 30%. “Estima-se que a população beneficiária da redução tarifária se situe entre os 7500 e os 10.000 passageiros, no período entre Maio de 2019 e Dezembro de 2021”, informou a CIMRL. 
Os passes 4-18 e sub-23 — para crianças e jovens que não usufruem de transporte escolar, custeado pelos municípios — vão também beneficiar de uma redução de 50%, cumulativa com o desconto que já têm agora. 

Algarve poupa 50% 

No Algarve, o custo dos passes sociais vai ter uma redução de, pelo menos, 50% no preço de tabela. A medida, que engloba o transporte rodoviário e ferroviário, não abrange, contudo, todo o universo dos utentes. 
O preço dos títulos para utilização dos autocarros varia entre os 14 e os 40 euros - o valor máximo, à semelhança do que é praticado em Lisboa e no Porto. No que diz respeito aos comboios, informa a Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), todos os passes da CP vão ter uma redução de 50% a partir de hoje, desde que não ultrapassem o tecto máximo dos 40 euros. Os restantes (com preço superior a 40 euros, depois da redução de 50%), também serão contemplados, mas só a partir do dia 1 de Julho. 
O número de utentes que utilizam o passe é inferior a 10 mil pessoas (4850 passes interurbanos e cerca de 4570 nos transportes urbanos), numa região com cerca de meio milhão de habitantes, e uma população que triplica nos meses de Verão. Quem compra os títulos esporadicamente, (presume-se, a maioria dos utentes),- não terá quaisquer benefícios. 
As operadores de transportes, invocando o segredo estatístico de dados relativos a uma empresa privada, informou a Amal, recusam o fornecer o número médio de utilizadores diários dos transportes públicos. Fazem prevalecer a “lógica da concorrencial comercial”, observa o professor da Universidade do Algarve, Manuel Tão, lembrando que os horários não são combinados entre os operadores, e quem sofre os elevados tempos de espera nas paragens são os utentes. 

25% de desconto para estudantes em Portalegre 

Já no distrito de Portalegre, os passes rodoviários para estudantes vão ter uma redução de 25%, enquanto os passes sociais vão ter um desconto de 6%. “Uma grande parte dos 180 mil euros que nos foram atribuídos pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) vai dar para uma redução de 25% nos passes dos alunos e conseguimos chegar a cerca de mil estudantes por mês”, disse à Lusa Ricardo Pinheiro, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). Os passes sociais no concelho de Portalegre que vão ter um desconto mais acentuado são o “geral combinado” e “geral interurbano”, com reduções de 18 e 15 euros. 
No distrito de Évora, os passes dos transportes públicos rodoviários, que não tinham até agora qualquer tipo de apoio, vão ter uma redução de 32%. Segundo a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), “cada município é que irá tratar da situação do seu concelho e dos ‘vouchers’ para garantir as reduções dos tarifários”. Ao abrigo do PART, a comunidade intermunicipal recebe “286 mil euros para aplicar nos transportes rodoviários”, explicou o presidente Carlos Pinto de Sá, acrescentando, que, por enquanto, os transportes urbanos da capital de distrito ficam de fora, assim como a ferrovia. 

Trás-os-Montes com 15% 

Também a partir desta quinta-feira, o preço dos passes e dos bilhetes individuais vão ter uma redução de 15% nos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes, que será acompanhada de um reforço dos transportes públicos nas férias lectivas. A medida terá um impacto significativo, com o autarca Artur Nunes a dar o exemplo do preço do passe mensal das viagens entre Bragança e Miranda do Douro que actualmente é de 144,80 euros e passará a custar pouco mais de 123 euros, explicou ao Dinheiro Vivo. 
As reduções vão ainda abranger os 11 municípios da região do Tâmega e Sousa, segundo o jornal regional A Verdade, com o novo passe a poder ser utilizado em todas as operadoras de serviço público de transporte regular de passageiros daquela comunidade. Neste caso, existem três modalidades: passe urbano (que terá um custo máximo de 20€), passe municipal (custo máximo de 30€) e o passe intermunicipal/inter-regional (com um custo máximo de 40€). 

Passes de alunos gratuitos no Alentejo Litoral 

A partir de Julho, os passes dos transportes públicos nos cinco concelhos do Alentejo Litoral vão ter um valor máximo de 30 euros. “Os valores vão atingir os estudantes do ensino secundário, que em vários municípios do litoral alentejano têm 50% do passe pago pelas câmaras municipais, como é o caso de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, sendo o restante valor pago pelas famílias”, explicou à Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) Vítor Proença. Com esta redução, adiantou também o autarca, “vão ser aliviados os custos que as famílias têm com os transportes dos estudantes do secundário, já que para os alunos até ao 9.º ano de escolaridade os passes são pagos a 100% pelas autarquias”.

Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP em greve a 20 e 21 de Maio


COMBOIOS

De acordo com o presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), tudo foi feito “para evitar a greve e os constrangimentos aos utentes”

Os revisores, trabalhadores de bilheteiras e outros funcionários da CP entregaram um pré-aviso de greve para os dias 20 e 21 de Maio, revelou hoje à Lusa o presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). A greve abrange perto de mil trabalhadores. 
Luís Bravo adianta que a paralisação nacional foi convocada para protestar contra o “incumprimento de dois acordos que o Governo fez com este sindicato, o primeiro em Setembro de 2017 que visava recrutar 88 trabalhadores para a área comercial e que ainda não está concretizado”. 
A outra promessa que o SFRCI diz ter falhado é “a negociação do acordo colectivo de trabalho, que tem 20 anos, e que deveria ter sido finalizado até 30 de setembro. Só amanhã [terça-feira] é que vai ter a primeira a reunião de negociação”, lamenta o dirigente sindical. 
Luís Bravo diz que o sindicato está disponível para negociar e lembrou que “tudo fez e permitiu até que o novo ministro das Infraestruturas e Habitação [Pedro Nuno Santos] e o secretário de Estado tivessem tempo para tomarem conhecimento dos dossiers e dos acordos que estavam em incumprimento”. 
No entanto, considera a estrutura sindical, “não se tendo verificado nenhuns desenvolvimentos decidimos agora avançar com o pré-aviso de greve. Não se compreende que não se honrem os compromissos por escrito feitos pelo anterior ministro das Infraestruturas [Pedro Marques]”. 
Luís Bravo diz ainda que o sindicato não aceita que as culpas sejam colocadas no ministro das Finanças, porque o sindicato entende “que o Governo é um todo e é tempo de os acordos serem executados”. 
De acordo com o dirigente, tudo foi feito “para evitar a greve e os constrangimentos aos utentes. Em Setembro de 2017 foi acordado um recrutamento mínimo, dos 88 trabalhadores, e a CP precisa de muito mais, de perto de 200, e, no entanto, nem sequer esses 88 são desbloqueados”, lamentou Luís Bravo. 
O presidente do SFRCI alerta ainda para o facto de haver “locais em que os trabalhadores laboram continuamente nas suas folgas, já excederam o limite máximo de horas por ano e o Governo não actua nem permite que haja recrutamento. Está a ser posta em causa a segurança da circulação por falta de revisores e a sustentabilidade da CP, por falta de cobrança e bilheteiras que vão encerrando”, acusa.

sexta-feira, dezembro 21, 2018

CP prevê "fortes perturbações" na véspera e dia de Natal devido a greve


Nos dias 24 e 25 de Dezembro não vai ser fácil andar de comboio. Além da oferta mais reduzida, há paralisações anunciadas. Passageiros com bilhetes já comprados penalizados pelas greves podem pedir reembolso.

A CP – Comboios de Portugal alertou hoje para “fortes perturbações” na circulação de comboios nos dias 24 e 25 de Dezembro, véspera e dia de Natal, devido a greve anunciada por duas estruturas itinerantes. 
Em comunicado hoje divulgado, a CP refere que “por motivo de greve [...] prevêem-se supressões de comboios, a nível nacional, em todos os serviços nos dias 24 e 25 de Dezembro”. 
A transportadora estima também perturbações na circulação dos comboios no dia 26 de Dezembro.
Recorde-se que a 10 de Dezembro, a companhia ferroviária já tinha avisado que, “à semelhança do que se verifica todos anos, no período de Natal e Ano Novo, a CP efectua um ajustamento à oferta em todos os seus serviços, uma vez que os dias 24, 25 e 31 de Dezembro são caracterizados por uma procura residual, em alguns horários e serviços, e inexistente noutros, própria das festas natalícias", referiu então fonte da CP. Em causa estavam, avisou há uma semana, mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2019. 
No comunicado hoje emitido, a CP refere que, no contexto da greve, não serão disponibilizados transportes alternativos e que, caso venham a ser definidos serviços mínimos, actualizará a informação hoje divulgada. 
Os passageiros com bilhetes para os comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Celta poderão pedir ou reembolso ou a revalidação, fazendo os respectivos pedidos nas bilheteiras ou no formulário de contactos, até 10 dias após terminada a greve. 
Em causa está um pré-aviso de greve apresentado pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) e pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), que contestam o “incumprimento do acordado com o Governo, em Setembro de 2017, referente ao recrutamento de 88 trabalhadores operacionais […] da área comercial itinerante e para as bilheteiras da CP". 
As duas estruturas afirmam também que o executivo e CP estão em "incumprimento para com os trabalhadores" que representam na negociação da contratação colectiva desde 1 de Outubro deste ano, referindo que “têm realizado várias iniciativas e apelos junto da empresa e do Governo para que o processo negocial fosse concretizado, não tendo até ao momento obtido qualquer respostas às propostas do Acordo de Empresa e regulamento de carreiras apresentadas".

domingo, setembro 30, 2018

CP prevê "supressões e fortes perturbações" na circulação devido à greve


 A CP - Comboios de Portugal anunciou hoje que, devido à greve de 24 horas convocada pelos trabalhadores das bilheteiras e revisores para segunda-feira, 1 de outubro, prevê "supressões e fortes perturbações" na circulação ferroviária.

“Por motivo de greve convocada por uma organização sindical preveem-se supressões e fortes perturbações na circulação ferroviária a nível nacional em todos os serviços no dia 1 de outubro”, refere a empresa em comunicado. 
No documento, a CP refere que podem também ocorrer supressões e perturbações nos dias 30 de setembro e 2 de outubro, frisando que não vão ser disponibilizados transportes alternativos. 
Nos comboios urbanos de Lisboa podem ocorrer atrasos e supressões em todas as linhas, com particular incidência ao final da tarde e noite do dia 30 de setembro, e até às 08:00 de dia 02 de outubro. 
Já nos comboios urbanos do Porto são previsíveis alguns atrasos e supressões em todas as linhas, com particular incidência na tarde e noite do dia 30 de setembro, e ao longo do dia 02 de outubro. 
Em relação ao alfa pendular, intercidades, internacionais, inter-regionais, regionais e comboios urbanos de Coimbra podem ser registados atrasos e supressões em todos os serviços ao longo dos dias 30 de setembro e 02 de outubro. 
“Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços alfa pendular, intercidades, regional e celta que não se realizem, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio”, explica o documento, referindo que existem serviços mínimos definidos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social. 
Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP vão estar em greve, por 24 horas, na segunda-feira, contra a ausência de contratação de trabalhadores, de mais comboios e negociação para o contrato coletivo, segundo fonte sindical. 
Em comunicado, o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) informou ter avançado com um pré-aviso de greve, em representação dos trabalhadores da carreira comercial e de transportes da CP – Comboios de Portugal, e que a paralisação abrangerá também alguns turnos de domingo e de terça-feira. 
O sindicato criticou o Ministério das Finanças por “bloquear os acordos entre o Ministério do Planeamento, a CP e o SFRCI” e estarem, assim, por contratar “88 trabalhadores para o comercial da CP (revisores, trabalhadores para as bilheteiras)”.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...