domingo, maio 10, 2009

Nobel da economia: Governo deveria controlar 'spreads'

Análise

O prémio Nobel da Economia Joseph Stiglizt considerou hoje que o Governo português deve encontrar formas de controlar os 'spreads' que os bancos praticam no mercado, já que perdeu a capacidade de controlar política monetária quando aderiu ao euro.
"Um dos instrumentos que Portugal ainda mantém diz respeito ao acesso ao crédito", considerou hoje Joseph Stiglitz.
"O acesso ao crédito continua a ser um instrumento que os governos [de países da UE como Portugal] ainda podem usar. Cada país tem um banco central, com uma política definida que pode afectar o acesso ao crédito", considerou hoje Stiglitz, em conferência de imprensa à margem das Consferências do Estoril.
"O Banco Central Europeu controla a taxa de juro oficial, mas a taxa a que as empresas conseguem pedir emprestado pode ser diferente no mercado. Ora, uma das consequências desta crise é que o 'spread' tem aumentado no mercado. As políticas governamentais podem afectar a magnitude desses 'spreads'", explicou.
"Penso que países como Portugal devem pensar mais em instrumentos formas como podem controlar isso [o acesso ao crédito], e dessa forma a competitividade", disse o prémio Nobel.
Por exemplo, referiu Stiglitz, podem ser criadas "garantias governamentais sobre os empréstimos"
A crise mundial, explicou Stiglizt, "pôs em evidência algumas das dificuldades que alguns dos países da UE enfrentam".
"Houve uma troca: vocês abdicaram de um instrumento importante que foi [o controlo sobre] as taxas de juro. A vantagem disso foi terem conseguido alguma estabilidade. Mas os benefícios aconteceram durante o período de crescimento, os custos estão a surgir agora no periodo de crise", acrescentou.
Para o professor norte-americano, "todos deveriam ter estado conscientes que esse era um dos riscos de se juntarem ao euro": não ter instrumentos de controlo quando surgisse uma crise.
"Pode-se sempre ganhar competitividade, ajustando as taxas de juro e vocês abdicaram disso", frisou.


Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...