quarta-feira, janeiro 15, 2014

Utentes do Metro de Lisboa exigem transportes gratuitos em dias de greve



O Movimento dos Utentes do Metropolitano de Lisboa exigiu hoje transportes alternativos gratuitos nos dias de greve no metro, afirmando que é "uma grande injustiça" ter de pagar outro transporte.
 
"Reclamamos a existências de alternativos gratuitos. A maioria dos passes não permite o recurso a outras transportadoras e temos sempre de pagar mais para fazer o mesmo percurso", disse Aristides Teixeira, porta-voz do movimento.  
Na véspera de mais uma greve parcial dos trabalhadores do Metro de Lisboa, Aristides Teixeira frisou que, "num contexto social cada vez mais difícil, é um massacre cada vez maior sempre que uma pessoa tem de se deslocar, ainda ter de pagar outro transporte ou ir a pé".
"É uma grande injustiça", sublinhou, lembrando que as pessoas têm o passe pago.
Afirmando que a Carris e o Metropolitano de Lisboa foram fundidos e são agora uma única empresa, com o mesmo conselho de administração, o porta-voz daquele movimento defendeu que este é mais um motivo para a transportadora rodoviária aceitar o passe do metro.
O Movimento dos Utentes do Metropolitano de Lisboa apelou ainda aos trabalhadores para aplicarem "outras formas de luta", que não prejudiquem os utentes que "pagam o passe e andam cada vez mais a pé".
"Os únicos que são prejudicados com as greves são os passageiros. A empresa paga menos salários, tem menos desgaste com a manutenção e gasta menos energia", afirmou Aristides Teixeira. O porta-voz frisou ainda que o metro foi a transportadora que "mais paralisou em 2013 e promete em 2014 bater esse recorde".
No ano passado, os trabalhadores do metro fizeram quatro greves de 24 horas e sete paralisações parciais contra o Orçamento do Estado e a concessão da empresa a privados. Desde a semana passada que os trabalhadores têm em curso uma jornada de luta que passa por uma greve parcial por semana, por tempo indeterminado. Essa jornada de luta foi iniciada no dia 9. Na quinta-feira realiza-se nova greve parcial e já está marcada outra para dia 23.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...