sexta-feira, novembro 28, 2008

Bilhetes pré-comprados deixam de se vender


Lisboa. Basta um cartão para creditar dinheiro e usar em quatro operadores

Descontos de 5% para quem utilizar mais transportes públicos

A partir de terça-feira deixam de se vender 15 títulos de transporte da Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa, incluindo os denominados bilhetes de ida e volta e os pré-comprados. Mas quem ainda tiver títulos desses nos cartões Viva Viagem e 7 Colinas pode continuar a utilizá-los. Quando se esgotarem, passa a carregar dinheiro nesses cartões em vez de viagens, servindo um único cartão para utilizar nos quatro modos de transporte referidos.
Deixa de ser necessário ter um cartão para carregar viagens de metro e outro para a Carris e mais um terceiro sistema para utilizar os barcos que atravessam o Tejo. Esta é a principal novidade no sistema de bilhética da região de Lisboa, a que se juntam descontos imediatos de 5% para quem utilizar dois modos de transporte sucessivos num período de uma hora. Ou de duas horas, se incluir uma travessia do rio.
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, exemplificou que um utente entra no metro no Marquês de Pombal e, quando sai no Terreiro do Paço, a máquina retira do cartão o valor dessa viagem. Se no prazo de uma hora utilizar um autocarro da Carris, o validador desconta-lhe do cartão um valor inferior ao preço do bilhete, descontando 5% sobre o total das duas viagens.
Além disso, o cartão Lisboa Viva, que até agora só servia para carregar passes mensais, passa também a funcionar simultaneamente como o Viva Viagem e o 7 Colinas. A partir de terça-feira, pode-se creditar dinheiro no Lisboa Viva para ir descontando em viagens nos quatro modos de transporte já referidos.
Os cartões Viva Viagem e Sete Colinas continuam válidos, não sendo preciso fazer qualquer alteração. Mas só é possível passar a creditar dinheiro depois de gastar os bilhetes que lá estejam carregados.
Ana Paula Vitorino explicou que esta "simplificação da bilhética e os descontos destinam-se a atrair mais pessoas para os transportes públicos e a retirar carros das estradas".

La Féria estreia hoje o seu 'West Side Story'


Espectáculo. Musical da Broadway no Teatro Politeama

Filipe La Féria encena versão moderna de 'Romeu e Julieta'

Filipe La Féria era um jovem que nem 20 anos tinha quando interpretou o papel de Romeu no clássico de Shakespeare Romeu e Julieta. Desde então, ficou com vontade de voltar à personagem. "Sempre tive este sonho de contar essa história, de fazer Romeu e Julieta ou o West Side Story", explicou aos jornalistas o encenador na apresentação do seu mais recente espectáculo: West Side Story - Amor sem Barreiras, que hoje se estreia no Teatro Politeama, em Lisboa.
O espectáculo West Side Story, com guião de Arthur Laurent, música de Leonard Bernstein e libretto de Stephen Sondheim estreou-se na Broadway em Setembro de 1957 para rapidamente se tornar um êxito. Vista justamente como uma versão moderna do clássico de Shakespeare, o musical substitui as brigas das famílias de Verona pela rivalidade entre gangs da Nova Iorque dos anos 50. Temas musicais como Somewhere, Maria ou Tonight tornaram-se ainda conhecidos quando, em 1961, Robert Wise assinou a adaptação cinematográfica, transformando Maria e Tony em ícones de uma geração em todo o mundo.
À semelhança do que tem feito nos últimos anos, Filipe La Féria parte do original (no caso, a concepção de Jerome Robbins) para criar o seu próprio espectáculo. Foi assim com Minha Linda Senhora (2004), Jesus Cristo Superstar (2007) ou Um Violino no Telhado (actualmente em cena no Rivoli, no Porto)
Lúcia Moniz, Anabela e Carlos Quintas são alguns dos actores com que o encenador tem vindo a trabalhar e que participam também em West Side Story. Para seleccionar o elenco composto por 54 cantores, actores, bailarinos e músicos, La Féria realizou três audições, como sempre muito concorridas.
A produção de La Féria custou cerca de um milhão e 250 mil euros, sem qualquer apoio estatal. O encenador e produtor está habituado a correr riscos, pedindo empréstimos bancários e procurando patrocinadores para pôr de pé os seus sonhos. Mas, se tudo correr como nos últimos espectáculos, o público irá lotar as sessões por muitos e muitos meses.

BP volta a baixar os preços dos combustíveis


A BP anunciou que, à meia noite de hoje vai descer o preço dos combustíveis em um cêntimo nos gasóleos e nas gasolinas.

Cada litro de gasóleo passará a custar 1,079 euros e o da gasolina sem chumbo 95 1,149 euros.
Já na passada quinta-feira, a empresa tinha baixado o preço da gasolina sem chumbo 95 em três cêntimos, para 1,159 euros por litro, e o gasóleo em dois cêntimos para 1,089 cêntimos.
Também a Repsol reduziu na quinta-feira o preço por litro da gasolina sem chumbo 95 em cinco cêntimos, ficando o preço de referência a ser de 1,149 euros, e baixou o do gasóleo em quatro cêntimos para 1,078 euros o litro.
Depois dos recordes alcançados no Verão, o preço do petróleo continua a descer nos mercados internacionais, situando-se na casa dos 51 dólares o barril.

Operação de Natal da PSP começa a 1 de Dezembro e termina a 8 de Janeiro


A PSP vai realizar, entre 1 de Dezembro e 8 de Janeiro, a operação "Natal em Segurança 2008", sob o lema "Em casa e na estrada, junto prevenimos mais", anunciou hoje a polícia.

A actividade policial durante a quadra festiva deverá ser mais acentuada nas zonas de grande concentração de pessoas, designadamente as áreas comerciais procuradas para as compras de Natal, áreas residenciais e vias rodoviárias.
No período abrangido, a Polícia de Segurança Pública (PSP) prevê realizar mais de mil operações a nível nacional.
Diminuir os furtos em residências, estabelecimentos comerciais e viaturas, bem como os roubos a pessoas estão entre os principais objectivos a que a PSP se propõe e para os quais pede a colaboração da população.
"Não facilite, denuncie e acredite que juntos prevenimos mais", recomenda a polícia.

Neve em Bragança e Vila Real


A cidade de Bragança começou, a meio da manhã, a ficar coberta por um manto de neve, um cenário que deverá prolongar-se por todo o fim-de-semana e que já colocou em alerta os meios da Protecção Civil.

Segundo disse à Lusa o Governador Civil do distrito, Jorge Nunes, todos os meios, incluindo limpa-neves e espalha-sal já estão mobilizados para a eventual necessidade de intervenção nas estradas.
A quem circula nas estradas do Nordeste Transmontano, as autoridades pedem cautela, já que à neve vem juntar-se a geada que se formou durante a noite, agravando as condições do piso.
O Instituto de Meteorologia prevê neve para todo o fim-de-semana, até domingo, com temperaturas próximas e abaixo de zero nesta região.

RFM com mais música via Web


Oceano Pacífico, com as baladas seleccionadas pelo apresentador do emblemático programa, João Chaves, e Clubbing, com a habitual música de dança, são as duas novas Web rádios da RFM.

Estas emissões temáticas, exclusivamente disponíveis através da Internet a partir do site da RFM, vêm juntar-se à Amos80, online desde o passado mês de Julho, contando com emissões contínuas.
A versão Web do programa Oceano Pacífico vai tocar exclusivamente baladas das últimas três décadas, seleccionadas por João Chaves, que apresentará igualmente apontamentos da sua autoria durante a emissão.
Reflectindo a génese do programa radiofónico, a Clubbing vai emitir música de dança mais comercial, recente e dos últimos anos. Bob Sinclar, Groove Armada e Fedde Le Grand são alguns dos nomes que integram a playlist.
Com o lançamento das novas Web rádios, a RFM pretende reunir um maior número de ouvintes online, aproveitando programas da estação de grande popularidade.

Sapo elege os melhores da publicidade online


Com um total de 319 trabalhos inscritos, os Prémios Sapo de Publicidade Online distinguiram um total de oito categorias sectoriais, entregando igual número de prémios especiais.

A campanha “O que tu queres sei eu”, feita pela Waynext para a PT Comunicações, foi a vencedora do Grande Prémio dos Utilizadores Sapo, votado pelos internautas.
A Fullsix, a TMN e a OMG Digital arrecadaram, respectivamente, os restantes prémios principais de Agência Online do Ano, Anunciante e Agência de Meios do Ano naquela que foi a oitava edição da entrega destes galardões.
Este ano o número de inscrições para os prémios Sapo Publicidade Online registou um crescimento de 42% face aos valores conseguidos na edição anterior.
O número de campanhas publicitárias a concurso também aumentou, tendo sido apresentados 319 trabalhos, numa subida de 14 por cento comparativamente a 2007.
Tal como em 2007, no âmbito da política de responsabilidade social do portal Sapo, do valor total das inscrições cerca de 10 mil euros irão reverter a favor da Operação Nariz Vermelho.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...