sábado, janeiro 03, 2009

Cinema à borla provoca agitação


Polémica: Distribuidores queixam-se de concorrência desleal

A entrada em vigor de um cartão que dá acesso gratuito a salas de cinema Lusomundo a clientes da empresa ZON está a causar agitação nos meios da distribuição cinematográfica. O CM sabe que a Autoridade da Concorrência reuniu ontem para apreciar uma queixa formulada pelo conhecido produtor e distribuidor Paulo Branco, administrador da Medeia. Questionada pelo nosso jornal, esta entidade afirmou que "não comenta processos em curso." O tema deverá ser objecto de comunicação oficial dentro em breve.
"Isto vai levar ao fecho de muitas salas", afirma Paulo Branco, referindo-se ao cartão que está a ser enviado pelo operador aos clientes dos pacotes Funtastic, Clássico e Selecção (TV Cabo), cujo contrato vigora há pelo menos um ano. Os beneficiados poderão assistir gratuitamente a 52 filmes por ano. "São pessoas que costumam ir ao cinema e, assim, a Lusomundo, que já detém aproximadamente 70 por cento do mercado, passará a 90 por cento", argumenta Branco.
A TV Cabo, serviço televisivo da ZON, é o mais antigo distribuidor de sinal por cabo em Portugal, detendo a maior fatia do mercado – 74,3% segundo dados do primeiro semestre de 2008. A rival MEO, lançada em Abril passado, tem vindo a desenvolver acções concorrenciais para chamar a si mais assinantes.
"Claro que a oferta do cartão tem muito a ver com a guerra da ZON com a MEO, mas eles não podem afectar todo um sector por causa disso", alega Paulo Branco. A sua empresa, Medeia, está confinada, juntamente com outras duas, a Castello Lopes-Socorama e a UCI, a 30 por cento do mercado de distribuição cinematográfica. A Lusomundo controla 70 por cento.
Confrontada com a acusação de Paulo Branco, uma fonte da ZON afirmou ao CM: "O nosso objectivo não é esse; pelo contrário, queremos, com o cartão, que uma pessoa vá ao cinema e leve outra consigo." Dessa forma, "o que pretendemos é dinamizar o sector", acrescentou.

"REDUZIDOS A MERCADO ZERO"

Segundo as contas de Paulo Branco, da distribuidora minoritária Medeia, "pelo menos 800 mil pessoas, do milhão e meio de assinantes da ZON, têm acesso ao cartão que dá acesso gratuito aos cinemas da Lusomundo".
Este número é muito preocupante porque representa "40 milhões de potenciais bilhetes à borla para um universo de pagantes de 14 milhões", afirma o distribuidor, referindo-se ao número global de espectadores de filmes em Portugal previsível no presente ano.
"Ora, destes 14 milhões, a maior parte irá receber o cartão ZON", o que, na prática, deixar-nos-á [Medeia, Castello Lopes-Socorama e UCI] reduzidos a um mercado zero", assevera.
Paulo Branco considera que este desfecho atinge todo um sector porque "eles [ZON] passam a considerar o cinema como um complemento dos assinantes da TV Cabo, o que é inadmissível." Em sua opinião, o May ZON Card "irá acabar imediatamente com a distribuição e a exibição actuais."


Música e graffitis contra a pobreza


RTP 1: Exibe esta tarde a gala ‘Hip Hop Pobreza Stop’

Utilizar a força do hip hop e do graffiti "como ferramenta para combater a exclusão social, o racismo, a desigualdade e a violência" é como Catarina Furtado entende a transmissão, hoje, às 15h45, pela RTP 1, da gala ‘Hip Hop Pobreza Stop’, uma iniciativa da Fundação Filos apoiada pela RTP, Antena 3 e Correio da Manhã.
Catarina Furtado e Sónia Araújo são as apresentadoras do espectáculo, realizado em Outubro no pavilhão Multiusos de Gondomar com a missão de dar voz à arte popular e lutar contra a pobreza e exclusão social, e que recebeu a presença de 1500 jovens.
No âmbito desta proposta, vários artistas de hip hop expuseram o seu trabalho, tal como diversos graffiters. Nuno Palhas foi o vencedor no graffiti, e verá o seu trabalho editado num livro. Por sua vez, os Caixa Torácica marcaram o primeiro lugar no rap e vão gravar um videoclip que será exibido pela RTP. Ambos os vencedores receberam 300 euros.
No final do espectáculo, o padre Maia, presidente da fundação Filos, referiu ao CM a sua intenção de recuperar esta iniciativa já a 26 de Maio do corrente ano.
"Anda muita gente a falar e a dizer o mesmo. Portanto, é necessário ouvir quem fala e pensa de modo diferente. Queremos ouvir os jovens, porque não os escutar é não percebermos o futuro", frisou. Este responsável alertou ainda para o papel da Comunicação Social na missão de alertar para os problemas da exclusão e da pobreza.

"TV COMO SERVIÇO SOCIAL" (Catarina Furtado, Apresentadora)

Correio da Manhã – Como correu a gravação do programa?

Catarina Furtado – Foi um programa que, mais uma vez, veio de encontro àquilo do que mais gosto de fazer em televisão: pô-la ao serviço quer do entretenimento, quer da informação, quer da intervenção cívica e social.

– Esse é o trabalho da RTP?

– Foi o que aconteceu. A RTP mais uma vez contou comigo para ser uma espécie de madrinha deste projecto que dá visibilidade a uma realidade: a força que o hip hop e o graffiti têm hoje na sociedade e que não pode ser ignorada.

– Como surgiu o convite a Catarina Furtado?

– O convite veio através do meu director [José Fragoso] que sabe que estas questões estão na minha ordem do dia, quer como cidadã, quer como Embaixadora da UNFPA.

TVI exibiu mais horas de novelas


Liderança: No 15º aniversário

As pessoas não têm a mínima noção do que é trabalhar em televisão e arriscar", frisou o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, referindo-se ao sucesso da estação que liderou 2008 com 30,1% de share.
"Foi um ano excepcional. Tivemos um ano cheio de pérolas, era o nosso 15º aniversário e correu muito bem", notou, destacando a estreia de ‘Equador’ e novelas como ‘A Outra’.
A ficção continua a ser o produto mais bem-sucedido da TVI. E a prova disso foi o total de horas de novelas em horário nobre, que em 2008 ultrapassou as 796 horas (ver caixa). Moniz frisou que "a TVI é a única televisão em Portugal que tem capacidade" para criar uma novela e pô-la no ar com sucesso.
Para 2009, a estação reserva novas surpresas, como a estreia do TVI24, já em Fevereiro, mais edições de ‘Uma Canção para Ti’ e três novos formatos. Sobre a continuação de ‘Caia Quem Caia’, disse: "Ele cá estará, se o ano de 2009 nos permitir do ponto de vista financeiro."


“Estamos optimistas para o ano de 2009”


Luís Marques assume direcção-geral da SIC

Luís Marques, o novo director--geral da SIC, acredita que o corrente ano de 2009 irá correr bem para a estação de Carnaxide, que encerrou 2008 a recuperar o segundo lugar, com um share de 24,9%.
'Estamos optimistas, dentro de um condicionalismo difícil, que é o do resultado da diminuição publicitária', disse ao CM.
Para já, a nova direcção prepara mudanças na grelha de programas, que será apresentada no início da semana, e uma reestruturação interna que vai afectar várias áreas da estação, nomeadamente a Informação e a Programação.
No que respeita a estreias, destaca-se o novo horário de ‘Nós por Cá’, que será exibido às 19h00 já a partir da próxima segunda-feira, um espaço de entrevistas com Mário Crespo (dia 12) e um novo programa de debate, moderado por Rodrigo Guedes de Carvalho.
'Temos novas apostas e as condições para que o ano nos corra bem', frisou Luís Marques.


Preços dos combustíveis na Internet atrasados


Só a partir de 16 de Fevereiro

Os preços praticados em todos os postos de combustível a nível nacional só poderão ser consultados na Internet a partir de 16 de Fevereiro em vez deste sábado, como inicialmente estava definido.
A divulgação desta informação estava prevista para hoje, conforme o decreto-lei 243/2008, mas apenas a informação relativa a um sub-conjunto de postos de abastecimento deverá estar disponível em breve.
Os titulares de licença de exploração dos postos de abastecimento estão obrigados a informar os consumidores sobre os preços praticados, mas também sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes. Todas as informações estarão disponíveis na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia.
O incumprimento das regras estipuladas no decreto-lei é punível com coimas entre os 250 e os três mil euros para pessoa singular e 2.500 e 30 mil euros para pessoa colectiva.


Comboios na ponte sobem 2 por cento


Passes

Os preços dos passes da Fertagus aumentaram, em média, cerca de dois por cento, o que corresponde a 1,10 euros por mês, de acordo com a empresa. Também os dois bilhetes mais baratos da ferroviária aumentaram cinco cêntimos, mantendo-se os preços dos restantes títulos.
Os aumentos aplicados pela transportadora ferroviária decorrem do contrato de concessão que assinou com o Estado, explicou ao CM fonte da empresa. Nesse âmbito, a empresa só pode aumentar preços uma vez por ano, precisamente no primeiro dia de cada ano, até 2010.
Este é o único transporte público que não foi abrangido pela decisão do Governo de congelar os preços dos títulos dos transportes públicos. Esta decisão foi estritamente seguida e mesmo os preço dos alfa-pendulares da CP – que não asseguram ligações urbanas – não puderam ter aumentos, apurou o CM.

“Ó mãe, eu ganhei?”


‘Uma Canção para Ti’: Gala da TVI foi a mais vista no Fim-de-Ano

Ontem, quando acordou em sua casa em Vale de Cobro, às 13h00, Miguel Guerreiro, o vencedor de ‘Uma Canção para Ti’, na TVI, foi ter com a mãe, Fátima, e, ainda estremunhado e a sacudir o sono, perguntou-lhe incrédulo: "Ó mãe, eu ganhei?"
Com dez anos e uma estatura franzina, Miguel não só tinha vencido o concurso ‘Uma Canção para Ti’ como arrebatara a simpatia de milhão e meio de telespectadores. Na noite do Réveillon a TVI fez um share de 56,1%, valor que subiu para os 72,8% às 00h30, quando o pequeno Miguel voltou ao palco já vencedor (nessa altura, 1 799 500 pessoas viam a TVI).
"Dormi pouco, almocei e fui andar de skate", conta ao CM o pequeno Miguel, que adora futebol e é "um bocado malandro para estudar". "Amanhã, vou ao programa do Goucha. Acho-o muito simpático". E conta o rebuliço que foi a sua ida ao café da terra onde os pais tomaram a bica depois do almoço, no primeiro dia do ano. "Abraçaram-me, deram-me os parabéns. Foi uma emoção", remata.
Já o pai Miguel confessa ao CM estar ainda "a assentar os pés na terra": "O meu telemóvel não pára de tocar..."
Sem formação musical, Miguel é filho único do bombeiro sapador, de 37 anos, e de Fátima, uma cozinheira de 35 anos. A família Guerreiro integra ainda o Rancho Folclórico das Praias do Sado. "Eu e a minha mulher dançamos. O Miguel toca reco-reco e eu acordeão", conta o pai Miguel.
Com o prémio de 25 mil euros, os Guerreiro, segundo regras do concurso, vão ter de investir na formação musical do Miguel, que se estreou aos oito anos nas marchas populares de Setúbal. Mas, cientes da sua pouca idade, alertam: "O Miguel ainda é uma criança. Poderá mudar a voz, e tem de estudar, brincar, ter a sua liberdade."

DETALHES

OUTRA EDIÇÃO NA FORJA

Após o sucesso de ‘Uma Canção para Ti’, José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, avisou Júlia e Goucha de que haverá "outras etapas" do formato."

JÚLIA MUDA VISUAL

A apresentadora emagreceu 12 quilos e anunciou que vai mudar os seios: "Quero levantar estas protuberâncias que, desorientadas, apontam para os joelhos em vez de apontarem para o céu"

O MELHOR ANO DA TVI

2008 foi o melhor de sempre para a TVI, com um share global de 36%. A SIC registou 29,3% e a RTP 1 28,1%. A RTP 2 teve 6,6%, segundo os valores divulgados ontem pela TVI.

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...