quinta-feira, outubro 22, 2009

Bodas de ouro de Astérix e Obélix com novo livro



O mais recente (e último?) Astérix teve hoje direito a uma operação de lançamento mundial. A Fnac do Colombo, em Lisboa, abriu as portas à meia-noite para vender os primeiros exemplares de O Aniversário de Astérix e Obélix – O Livro de Ouro aos irredutíveis fãs

Portugal contribui com 60 mil exemplares numa distribuição global de 3,5 milhões de livros só nas primeiras edições

O argumento do livro - que comemora os 50 anos da criação da mais famosa dupla gaulesa - foi alvo de embargo. Mas tais cuidados são difíceis de compreender. O Livro de Ouro é uma auto-homenagem: desde o prefácio assinado por Astérix, seguido de um texto emocionado de Anne Goscinny, filha do argumentista que criou a série, até à história em si. Que não é uma, mas várias, que só os mais aguerridos fãs poderão achar bem cerzidas.
A obra começa com a perspectiva das personagens – com os nomes actualizados, para desgosto de alguns fãs - da aldeia gaulesa envelhecidos 50 anos, e segue com as ideias dos amigos em oferecer presentes (uma peça de teatro, por exemplo, nas quais se repescam vinhetas de álbuns antigos). Repescado é também um texto original do falecido Goscinny, um guia de viagens publicado na revista Pilote.
O Aniversário de Astérix e Obélix – O Livro de Ouro é uma obra desigual, aconselhada apenas aos indefectíveis.
Entretanto, no dia 28, em Paris, é inaugurada a exposição Astérix au Musée de Cluny, na qual se vai mostrar pranchas originais, textos dactilografados, desenhos e objectos da dupla Uderzo e Goscinny.


Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...