sábado, outubro 03, 2009

Ex-vice-reitor Rui Verde ouvido 7 de Outubro

Investigação à Universidade Independente

O antigo vice-reitor da Universidade Independente (UNI) Rui Verde, acusado da prática de vários crimes pelo Ministério Público (MP), é ouvido na próxima quarta-feira na instrução do processo UNI, disse hoje fonte ligada ao processo.

A mesma fonte referiu à Agência Lusa que a instrução do caso UNI, dirigida pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), começou esta semana, com a audição de um arguido e testemunhas, prosseguindo dia 07 de Outubro com a audição de Rui Verde, Rui Martins (ligado à contabilidade da SIDES, propietária da UNI) e António Labisa, antigo presidente da instituição, entre outros arguidos.
Em Fevereiro deste ano e após uma investigação iniciada em 2006, o MP deduziu acusação contra 26 arguidos (três são pessoas colectivas) por crimes que vão desde associação criminosa, burla, fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificada, falsificação de documento, burla qualificada, corrupção activa/passiva e branqueamento de capitais, entre outros ilícitos.
O MP, em representação do Estado, deduziu ainda um pedido de indemnização cívil contra cinco arguidos, de montante superior a um milhão de euros, promovendo o arresto de bens.
O inquérito foi dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, na sequência de uma investigação realizada pela Polícia Judiciária e constituída por 70 volumes.
A investigação foi desencadeada por uma queixa de Amadeu Lima de Carvalho - accionista da SIDES e também arguido no processo - contra Rui Verde, em Janeiro de 2006.
O ex-reitor da UNI Luís Arouca, familiares dos arguidos e dois funcionários bancários figuram também no rol de arguidos do caso UNI, universidade que, entretanto, foi encerrada pelo Ministério do Ensino Superior.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...