quarta-feira, novembro 18, 2009

Isabel Alçada apresenta calendário de negociações

Avaliação e estatuto da carreira docente

A ministra da Educação, Isabel Alçada, apresenta, hoje, um calendário aos sindicatos para negociar novas regras na avaliação de desempenho e no estatuto da carreira docente.
A ministra admitiu, ontem, que haverá um novo modelo de avaliação e um novo estatuto, mas frisou que optou por não suspender o que está em vigor para não haver “um vazio legal”.
Isabel Alçada fez estas revelações durante uma visita à Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, que comemorou 125 anos. Além do calendário, a ministra assumiu que apresentará mais alguma coisa aos sindicatos para fechar este ciclo de avaliação, escudando-se a revelar pormenores do que tenciona apresentar em primeira mão aos representantes dos professores.
“Vamos propor aos sindicatos um calendário quarta-feira e depois analisaremos em conjunto a articulação entre o estatuto e a avaliação. Há um processo de trabalho e a nossa perspectiva é que esse trabalho seja reconhecido”, reafirmou.
“Não há suspensão porque não deve haver um vazio legal. Vamos fechar um ciclo. Começará um novo modelo e um novo estatuto”, sublinhou. Isabel Alçada disse ainda que todas as semanas são decisivas no Ministério da Educação e não apenas esta.
Durante a participação numa sessão denominada “Novas Oportunidades: Secundário para Todos”, a ministra conheceu um jovem que aderiu ao programa e outras pessoas que regressaram à escola, entre elas a aluna número um milhão que se inscreveu no centro da Secundária Marquês de Pombal para concluir o 3.º ciclo. Isabel Alçada defendeu o programa e incentivou os portugueses a melhorarem as suas qualificações, dizendo que ela própria acabou o curso a levantar-se às cinco da manhã para estudar. “Consegui estudar e trabalhar ao mesmo tempo. É importante que as empresas e os serviços públicos encorajem os funcionários a fazerem o percurso de estudantes nas Novas Oportunidades”, apelou.
De acordo com os dados divulgados, actualmente são já 1 008 930 os candidatos que viram na iniciativa uma forma de completarem os estudos e de se valorizarem social e profissionalmente.

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