quarta-feira, novembro 18, 2009

“Vamos fechar este ciclo”

Educação: Ministra quer encerrar hoje primeira avaliação

Resolver os problemas pendentes do primeiro ciclo de avaliação, que termina em Dezembro, é o objectivo da ministra da Educação para a reunião de hoje com os sindicatos. Isabel Alçada irá também apresentar uma proposta de calendário negocial para a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e da avaliação de desempenho.
“Vamos propor aos sindicatos um calendário negocial e mais alguma coisa. Vamos fechar este ciclo avaliativo e na próxima semana começaremos a trabalhar na articulação entre o ECD e o modelo de avaliação”, afirmou a ministra, sem revelar se irá aceder às duas principais reivindicações dos sindicatos: que todos os docentes sejam avaliados, mesmo os que não entregaram objectivos individuais, e que as menções de Muito Bom e Excelente não produzam efeitos na carreira e nos concursos.
Sobre o primeiro ciclo avaliativo, Alçada considerou haver “um trabalho desenvolvido pelas escolas que deve ser reconhecido” e recusou a palavra suspensão: “Achamos que não deve haver suspensão para não haver vazio legal. O que vamos fazer é transformar e apresentar um novo modelo de avaliação e um novo ECD em conjunto com os sindicatos”.
Quanto às iniciativa dos partidos, marcadas para amanhã na Assembleia da República, Isabel Alçada sublinhou que “esta é matéria da responsabilidade do Governo”.
A ministra falava aos jornalistas na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, que completou ontem 125 anos, numa sessão pública denominada ‘Novas Oportunidades (NO): Secundário para Todos’. Alçada aproveitou para comparar-se ao Marquês de Pombal: “Foi um político virado para a eficácia como nós também estamos”.
Na sessão foi apresentado um estudo coordenado por Luís Capucha, segundo o qual o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos e a universalização do ensino Pré-escolar aos cinco representam um acréscimo orçamental de 181,1 milhões de euros para 2014/15.

PORMENORES

FENPROF DEIXA AVISO

A Fenprof avisou que volta aos protestos se for preciso. "Vamos para esta negociação procurar consensos, mas se este Governo persistir nas soluções negativas voltamos para a rua", disse Mário Nogueira numa audição pública do PCP.

PCP EXIGE SUSPENSÃO

Jerónimo de Sousa, secretário--geral do PCP, considera um "imperativo político" que o regime de avaliação seja suspenso sexta-feira no Parlamento, como consta do projecto de lei do PCP.

ALEGRE ELOGIA ALÇADA

Manuel Alegre elogiou a "abertura" de Isabel Alçada. "Registo como positiva a nova atitude de diálogo do Governo e da ministra da Educação para que haja um consenso, a bem da escola pública", disse.

UM MILHÃO DE ALUNOS

A iniciativa Novas Oportunidades (NO) assinalou ontem o aluno um milhão. Alçada sublinhou que a iniciativa se desenvolve "num quadro de qualidade e exigência", rejeitando que haja facilitismo.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...